thoga31 Posted August 26, 2012 at 10:16 PM Report Share #473608 Posted August 26, 2012 at 10:16 PM Olá, pessoal. Suponho que já poderão ter pensado que seria bom a unit Graph pegar numa imagem e desenhá-la na área gráfica. Contudo, como todos nós sabemos, esta unit não tem métodos disponíveis para o fazer de forma directa. Já vi uma solução aqui no fórum dada pelo @passarito que recorre a um programa externo para converter as imagens num determinado formato. No site do Free Pascal há a página de colaboradores que tem algumas units que oferecem métodos de desenhar JPEG's e outros formatos. A minha questão é: alguma vez tentaram ultrapassar o inconveniente do Pascal não ter métodos próprios para fazer o output de ficheiros de imagem? Cumprimentos. Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pwseo Posted August 26, 2012 at 11:09 PM Report Share #473613 Posted August 26, 2012 at 11:09 PM Uma faculdade dessas nunca faria parte da linguagem em si, mas sim da library que vem com o Free Pascal. Provavelmente existe uma classe TBitmap que te permite manipular directamente um ficheiro .BMP através de um TCanvas (em Delphi era algo desse género). Portanto, o ideal aqui seria manter uma representação interna em TBitmap e fazer output para o ecrã ou ficheiro consoante as necessidades. Mas nunca precisei de algo semelhante, motivo pelo qual não consigo dar-te nenhuma solução palpável. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted August 27, 2012 at 07:42 PM Author Report Share #473697 Posted August 27, 2012 at 07:42 PM Eu tenho andado a investigar a RTL (sim, quando eu disse "métodos próprios do Pascal" estava a abreviar a óbvia frase "método de uma das units da RTL do Free Pascal" 😛 ), e ainda não encontrei nada que ajude a fazer um output directamente a partir de um ficheiro de imagem. Eu já criei uma solução muito interessante, mas isso obrigou-me a criar uma ferramenta numa outra LP para "auxiliar" o Pascal, e não é muito eficiente. 😉 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted August 28, 2012 at 09:28 PM Author Report Share #473904 Posted August 28, 2012 at 09:28 PM Então, ninguém tem ideias de como podemos conseguir coisas destas? Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts