Jump to content

Instânciar um novo objeto ou passar como parâmetro?

yschmitzz

Recommended Posts

Tenho uma dúvida, que sei que as 2 opções estão certa, mas acredito que de acordo com a Boa prática de programação deva existir uma maneira melhor de se fazer isso

É o seguinte, a um tempo tenho desenvolvendo um projeto em Wpf, com o objetivo de aprender mais sobre a linguagem, o que esse projeto já me deu de dor de cabeça, mas também já me ensino muita coisa, graças também ao google e o pessoal do forum já aproveitando pra agradecer a vocês 😛

mas em fim, não gosto de manter o código todo em uma classe, separo tudo de acordo com a funcionalidade, não sei se é a forma certa mas assim que eu faço,

minha dúvida e em relação na hora em que preciso trocas informações entre as classes, com as várias cabeçadas que dei em meu projeto aprendi a passar um objeto como parâmetro

públic classePrincipal () {
	classeSecundaria cs2 = new classeSecundaria(this)
}

e na classeSecundária receber o parâmetro

públic classeSecundaria (classePrincipal cs) {
cs.algumMétodo()
}

quando devo instanciar um objecto normalmente e quando devo passar como parâmetro?

vlw pessoal

Edited by apocsantos

Isso depende muito de como organizas a aplicação.

Mas a minha preferência é que a classe secundária receba as dependências pelo construtor.

eu fazia algo do género:

private IFuncionalidadesClassePrincipal classePrincipal;

public ClasseSecundaria ( IFuncionalidadesClassePrincipal classePrincipal ) {
this.classePrincipal = classePrincipal;
}

em que IFuncionalidadesClassePrincipal (deveria ter um nome mais adequado) seria uma interface com os métodos que a classe secundária precisa.

Claro que isto não se adequa tudo e não deves criar interfaces por tudo e por nada, mas dá para ter uma ideia.

Edited by apocsantos

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Sim, como o Bruno mencionou não existe jeito mais certo ou errado. Porém existe um tendência de preferir a forma onde é passado no parâmetro e de preferencia usando interfaces ao invés de classes concretas. Isto se chama dependency injection e facilita a testagem e manutenção do código pois permite a troca da classe passada por parâmetro sem ter que modificar a classe que recebe.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD