Jump to content

[Resolvido] Strings longas

thoga31

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Como já é habitual, ando de volta das minhas experiências, e deparei-me com um problema.

Eu necessito de ler uma linha num ficheiro que tem 6000 caracteres. Aquilo que estava a fazer era ler linha a linha até ao fim do ficheiro, e, a cada linha, fazer o tratamento dos dados.

// ...
var linha : string;
   ficheiro : text;

// ...
while not eof(ficheiro) do begin
  readln(ficheiro, linha);
  // tratameto da string "linha"
end;

Contudo, linha recebe só 255 caracteres dos 6000, sendo os restantes ignorados.

Eu já desconfiava que este problema iria surgir, mas agora que o confirmei, gostaria de debater convosco formas de poder contornar esta situação.

Pensei em fazer um Packed Array[1..6000] of Char, mas o seu tratamento torna-se algo complicado. Não existirão outras formas mais "elegantes" de ler 6000 caracteres?

Cumprimentos,

thoga31.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Então é simples...

Limitas a tua string a 6 caracteres:

var
  linha:String[6];

Depois no ciclo, em vez de readln usas o read.

Ele irá ler 6 caracteres apenas, e o "cursor" ficará no caracter seguinte.

Assim, quando voltares a correr o read, ele irá ler os 6 caracteres seguintes!

Resolve-te?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Por exemplo, ou então com um outro while interno

while not eol (ficheiro) do
  begin

end;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.