Jump to content

Como "esconder" ficheiros?

karva
 Share

Recommended Posts

um exemplo dum programa e o lock folder xp, como ja referi la em cima, ele ate esconde os ficheiros do SO.

Para aceder aos ficheiros, temos que correr o programa e carregar num botao q diz unlock. Quando carrego em Lock, os ficheiros "desaparecem"

não sei exactamente como esse programa funciona, mas cá para mim ele remove-o da pasta e coloca-o noutro local.

de qualquer maneira é uma forma de fazer isso, pegas no ficheiro original e mudas a sua localização para uma pasta criada pelo programa. para não acontecer que alguém descubra o ficheiro na outra pasta, podes fazer coisas como alterar o nome, dividir o ficheiro em blocos de n bytes e alterar a sua ordem, criptografar os ficheiros, etc.

um exemplo dum programa e o lock folder xp, como ja referi la em cima, ele ate esconde os ficheiros do SO.

Para aceder aos ficheiros, temos que correr o programa e carregar num botao q diz unlock. Quando carrego em Lock, os ficheiros "desaparecem"

não sei exactamente como esse programa funciona, mas cá para mim ele remove-o da pasta e coloca-o noutro local.

de qualquer maneira é uma forma de fazer isso, pegas no ficheiro original e mudas a sua localização para uma pasta criada pelo programa. para não acontecer que alguém descubra o ficheiro na outra pasta, podes fazer coisas como alterar o nome, dividir o ficheiro em blocos de n bytes e alterar a sua ordem, criptografar os ficheiros, etc.

nao e isso, deve ser algum tweak do registo, pois quando abro com um livecd ou quando formato o pc, a pasta perde o atributo de "escondida"

Proud LEIC-A@IST student!

Eu uso esse programa e é mesmo muito bom. ele não esconde os ficheiros usando nenhuma das técnicas que falam, quer seja mover pa outro sitio ou usar a propriedade "ocultar" no ficheiro. Para isso ser feito dessa forma, o programa não tinha lógica em existir. O que eu li ha uns tempos sobre isso é que ele usa algum tipo de "low driver" para fazer isso. A verdade é que o ficheiro não é movido para lado nenhum e é simplesmente escondido e não ha maneira de o aceder a não ser abrir o programar e fazer aparecer o ficheiro. Ha uns tempos pesquisei sobre isso a ver se arranjava maneira de programar eu uma cena parecida, mas não encontrei nada...

Ao formatar fica visível ou ao formatar desaparece de vez? É que ao formatar já não é o windows que vai ler o disco, portanto se for usada formatação completa, era uma vez o ficheiro...

realmente, como é que depois de formatar o disco a pasta fica outra vez visível !???!

vou tentar expressar melhor:

pc acabado de formatar, instalo o programa, escondo uma pasta. Ponho a pass e tal, e ela "desaparece", mas se formatar o windows, ele retira a proteccao e tenho acesso a pasta, sem utilizar o programa. E quando abro com um live cd, tambem aparece.

PS: a pasta protegida esta noutra particao

Proud LEIC-A@IST student!