IvorY Posted August 21, 2012 at 09:48 PM Report Share #473090 Posted August 21, 2012 at 09:48 PM Então é assim, tenho um projecto pronto a instalar, mas para funcionar correctamente, é necessário antes criar uma base de dados SQL com as tabelas e os tuplos. Tenho tudo delineado na instalação, mas como não devo ter a possibilidade de instalar o programa no PC destino e a pessoa que vai correr a instalação não percebe pevas de SQL, queria criar uma instrução ou o que for necessário para executar o script automaticamente. Já andei a investigar nos fóruns internacionais que sugeriam uma classe Installer, mas não consegui entender muito bem a mecânica daquilo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted August 21, 2012 at 10:46 PM Report Share #473102 Posted August 21, 2012 at 10:46 PM (edited) Se a aplicação é standalone não deverias recorrer a bases de dados que estejam dependentes de instâncias a correr localmente. Deverias considerar opções como SQLite, que te garantem praticamente a mesma coisa, mas não estão dependentes de instâncias. Seguem como um simples ficheiro junto da aplicação. Se não quiseres mudar, podes tentar espreitar um installer chamado Inno Setup, onde consegues escrever scripts para instalar o server de MSSQL e criar uma instância. Há bastante suporte online. Edited August 21, 2012 at 10:47 PM by ribeiro55 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
IvorY Posted August 22, 2012 at 12:04 AM Author Report Share #473109 Posted August 22, 2012 at 12:04 AM Pois, eu considerei outras opções mas os meus conhecimentos em BDs é bastante limitado. Em relação ao Inno Setup, não devo ter explicado bem o meu problema. O PC destino já tem uma instância de SQL Server instalada, eu queria apenas criar a base de dados, tipo instruções create database [DB], etc etc. Não há maneira de, através do VS2010, forçar o instalador a abrir o SQL Server e correr o script? Eu já tentei via Costum Actions no instalador, mas não permite. Também tenho o VS2012, mas para projectos de Setups só tem o Install Shield LE. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted August 22, 2012 at 09:18 AM Report Share #473120 Posted August 22, 2012 at 09:18 AM Se já existe uma instância a correr, presumindo também que tem um utilizador do teu conhecimento, basta fazer os comandos de CREATE directamente para lá. Se usas a base de dados no projecto, sabes fazer queries... ou tens tudo ligado automaticamente (binded)? Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
IvorY Posted August 27, 2012 at 12:26 AM Author Report Share #473615 Posted August 27, 2012 at 12:26 AM Peço desculpa de demorar tanto tempo a responder, mas estive ausente e sem PC nos últimos dias. Sim, sei fazer queries, e tenho algumas preparadas no SQL, mas as usadas no programa foram criadas dentro do VS. O resto, datagrids e campos da BD estão ligados automaticamente, como eu disse, o meu conhecimento é limitado, ainda não acabei o curso e só tive uma cadeira orientada a SQL e VB. Eu só queria uma maneira de fazer a criação remota da BD, para não haver necessidade de user avançado na instalação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted August 27, 2012 at 10:37 AM Report Share #473633 Posted August 27, 2012 at 10:37 AM Dá uma vista de olhos por a Wiki. Existem lá alguns artigos que te podem ilucidar sobre como deves proceder para enviar comandos directamente para lá. A partir do momento em que consigas fazer isso, basta chamar os comandos necessários para construíres a estructura. Investiga também, essencialmente o comando CREATE, que é o que te permite criar objectos na base de dados. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts