Jump to content

[C em Linux] Ajuda: Função chdir (Resolvido)

alexvaz
 Share

Recommended Posts

Estou com um problema a utilizar a função chdir(). O seu uso parece simples, e a ideia é apenas criar um comando semelhante ao "cd" da shell (não tem grande uso prático, mas é um exercicio).

Penso que bastará no main() chamar a função:

int void main(int argc, char *argv)

{

chdir(argv[1]);

}

Depois de compilar, com o nome entra_directoria, ao fazer:

./entra_directoria teste

apesar da directoria existir, ele não entra e fica onde estava.

Alguém sabe qual será o problema?

Eu o ano passado tive de fazer um cliente de FTP em C, e como todos sabem existem opções para mudar de directoria. E usei o chdir() sem problemas.

Para mudar de directoria localmente tinha a seguinte função:

void opcao_cd_local()
{
char comando2[20];
scanf("%s",comando2);
chdir(comando2);
}

Mas eu acho que estás a definir mal o main(), em vez do que puseste faz assim:

int main(int argc, char *argv[])

Diz se resultou. ;)

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Pois, eu tenho como tu tens. Em cima é que me enganei...

Tenho exactamente como tu, mas náo funciona... depois de executar fica exactamente na directoria em k estava...

experimenta o seguinte programa

int main(int argc,char** argv)
{
  chdir(argv[1]);
  system("ls");

return 0;
}

acho que o chdir muda o directório de trabalho do processo/programa que invoca a função. como não é a bash que invoca essa função, o directório actual continua a ser o mesmo.

acho que o chdir muda o directório de trabalho do processo/programa que invoca a função. como não é a bash que invoca essa função, o directório actual continua a ser o mesmo.

Deve ser isso porque eu fiz agora o programa e não consegui.

Com o meu cliente de ftp conseguia porque estava a correr o programa que invocava a função... Estamos sempre a aprender!

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

experimenta o seguinte programa

int main(int argc,char** argv)
{
  chdir(argv[1]);
  system("ls");

return 0;
}

É mesmo isso! Afinal o código que tinha está certo para o que era pretendido. Obrigado a todos por me ajudarem a perceber qual era o problema, que afinal não era problema, eu é que estava a querer um resultado diferente do que era esperado.