noobre Posted August 17, 2012 at 02:02 PM Report Share #472594 Posted August 17, 2012 at 02:02 PM Ola a todos, irei transitar para o 2º ano do meu curso e irei dar Visual Basic, porem ja comecei a trabalhar nele e estou a fazer um pequeno projecto. Eis a imagem: O ponto onde eu quero tentar chegar, gostava de saber como "adicionar" um registo por exemplo, guarda-lo no ficheiro ".txt" e depois mais tarde poder abri-lo com o programa. Também gostava de Listar no programa os registos existentes procurando por exemplo pelo o nome mas a Listagem ainda e uma ideia que esta em Stand-By. Aguardo ajuda, Obrigado. ( Peço desculpa pelo os erros ortográficos, o meu teclado nao quer por os acentos por cima das letras ). Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted August 17, 2012 at 02:27 PM Report Share #472599 Posted August 17, 2012 at 02:27 PM Boa tarde, Existem várias maneiras de fazer o que pretendes. Qual é a duvida em concreto ? Estás a usar Visual Basic, ou Visual Basic .Net ?? (Existem diferenças). Porque não usar base de dados em vez de ficheiros .txt para armazenar os dados ? Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted August 17, 2012 at 02:35 PM Author Report Share #472601 Posted August 17, 2012 at 02:35 PM Estou a usar o Visual Studio 2010. A minha duvida era puder adicionar registos através do programa e guardar 1 a 1 em ficheiros .txt , com nomes diferentes. por exemplo: 1-registo.txt, 2-registo.txt, e assim sucessivamente. Não tem de ser necessariamente uma base de dados, mas resumidamente uma "organização" de registos, gostava de abrir depois mais tarde os registos anteriormente feitos, lista-los e procurar registos pelo o nome introduzido no campo "Nome". Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted August 17, 2012 at 02:53 PM Report Share #472613 Posted August 17, 2012 at 02:53 PM O mais fácil para fazer isso tudo é mesmo uma Base de Dados. Não te posso aconselhar muito quanto a elas porque, para já e infelizmente, não é uma área na qual esteja com muito à-vontade. Mas procura pela criação e gestão de BDs com o Visual Studio 😉 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted August 17, 2012 at 03:04 PM Report Share #472618 Posted August 17, 2012 at 03:04 PM Boa tarde, Gravar os ficheiros com nomes como sugeres, não é complexo, basta que a o nome do ficheiro seja por exemplo uma string composta por duas partes iterador + String. Por exemplo i + "-registo.txt". algo tipo isto: Dim i as Integer = 0 Dim nome as String = "" For i As Integer = 0 To 10 'até 10 registos nome = Convert.tostring(i)+"-registo.txt" Next A variável nome toma como nome o valor de i, mais "-registo.txt". Para listar ou procurar podes carregar todos os dados de todos os ficheiros para uma estrutura, e depois pesquisas comparando os valores do campo que queres procurar com todos os registos na estrutura. Isto com base de dados era claramente mais simples, sem base de dados, tens várias hipoteses, uma delas seria leres todos os ficheiros e carregar os dados para uma datatable, depois podias pesquisar nela, outra é mesmo usar uma estrutura, outra ainda seria usar um array multi-dimensional. Vê como queres fazer, e apresenta duvidas. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted August 17, 2012 at 05:28 PM Author Report Share #472679 Posted August 17, 2012 at 05:28 PM Agradeço desde mais a ajuda, mas não sei onde colocar esse código. A minha ideia, era ler os dados 1 a 1, pondo os mesmos nos respectivos campos e quando estivesse tudo concluído carregar no "Adicionar" e automaticamente gerasse um ficheiro ".txt" Link to comment Share on other sites More sharing options...
acao Posted August 18, 2012 at 12:38 AM Report Share #472715 Posted August 18, 2012 at 12:38 AM boas deixo aqui uns tutoriais para você ver. http://www.fabianosantana.com.br/microsoft-office/309-criar http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:access http://www.macoratti.net/11/09/vbn_wds1.htm cumps acao Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted August 19, 2012 at 10:05 AM Author Report Share #472821 Posted August 19, 2012 at 10:05 AM (edited) Obrigado pela a informação, porem consegui fazer o que queria. Vou deixar aqui o código que usei para gravar um ficheiro. SaveFileDialog1.Title = "adicionar" SaveFileDialog1.Filter = "*.cfg | .cfg" If SaveFileDialog1.ShowDialog = Windows.Forms.DialogResult.OK Then Dim gravar As New StreamWriter(SaveFileDialog1.FileName) gravar.Write(txtTexto.Text) gravar.Write(txtTexto1.Text) gravar.Write(txtTexto2.Text) gravar.Write(txtTexto3.Text) gravar.Write(txtTexto4.Text) gravar.Close()[/indent] End If Agora tenho duvidas com outro codigo. Usei este a codigo a cima com base para "procurar" ficheiros. Eis o codigo: OpenFileDialog1.Title = "procurar" OpenFileDialog1.Filter = "*.cfg | .cfg" If OpenFileDialog1.ShowDialog = Windows.Forms.DialogResult.OK Then Dim abrir As New StreamReader(OpenFileDialog1.FileName) abrir.ReadLine(txtTexto.Text) abrir.ReadLine(txtTexto1.Text) abrir.ReadLine(txtTexto2.Text) abrir.ReadLine(txtTexto3.Text) abrir.ReadLine(txtTexto4.Text) abrir.Close() End If Edited August 20, 2012 at 08:02 AM by Caça Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts