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Gerar números com probabilidade


ricardoaux

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Hmmm ...

calculas as somas sequenciais do array das probabilidades, escolhes um numero aleatorio entre 0 e 1 (hmm ... entre 0 e 100) e devolves o maior indice em que a soma é inferior ao numero aleatorio

soma[0] = 2.16
soma[1] = 2.16 + 1.76 = 3.92
soma[2] = 3.92 + 2.04 = 5.96
...

Suponhamos que o numero aleatorio foi 4.44. Isso implica que o valor sorteado seja 1 (ou, como queres de 1 a 50, soma 1 ao indice para valor 2).

Edit: nem precisas de te preocupar com os valores isoladamente e verificares que a soma seja 100! Em vez de percentagens o teu array inicial pode ter "pesos".

Em vez de escolheres um valor aleatorio de 0 a 100, escolhe um valor aleatorio de 0 até a soma (excluindo a soma propriamente dita) e a percentagem é automaticamente seleccionada.

Edited by pmg

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Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

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Eu acho que primeiro tens de perceber matematicamente o que queres fazer.

O que eu entendi é que tens um saco cheio de números(que se podem repetir) e queres saber qual a probabilidade do numero retirado ser "x" ...

Para isso seria boa ideia teres um array de números(Saco cheio de numeros), enches o array com os números. Depois fazes as contas para verificar a probabilidade de sair x numero em N(quantidade de números no array);

Por exemplo no array -> 1,2,3,4,5,5,1,7,8

a probabilidade de sair numero 1 é de 2 : 9. Porque existe 2 uns no array de 9 elementos.

Com isto podes também confrontar com um array de probabilidades...

números -> 1,2,3,4,5,5,1,7,8

probabilidades -> 2/9, 1/9

usa um sistema de if's, se probabilidades == probabilidadevalvulada entao ...

1 e 5 tem probabilidade de 2/9;

2,3,4,7 e 8 tem probabilidade de 1/9;

Edited by skinie18
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Eu acho que primeiro tens de perceber matematicamente o que queres fazer.

O que eu entendi é que tens um saco cheio de números(que se podem repetir) e queres saber qual a probabilidade do numero retirado ser "x" ...

Para isso seria boa ideia teres um array de números(Saco cheio de numeros), enches o array com os números. Depois fazes as contas para verificar a probabilidade de sair x numero em N(quantidade de números no array);

Por exemplo no array -> 1,2,3,4,5,5,1,7,8

a probabilidade de sair numero 1 é de 2 : 9. Porque existe 2 uns no array de 9 elementos.

Com isto podes também confrontar com um array de probabilidades...

números -> 1,2,3,4,5,5,1,7,8

probabilidades -> 2/9, 1/9

usa um sistema de if's, se probabilidades == probabilidadevalvulada entao ...

1 e 5 tem probabilidade de 2/9;

2,3,4,7 e 8 tem probabilidade de 1/9;

???

leste bem o post inicial ???

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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