Jump to content

qual é o melhor IDE gratuito do python para trabalhar?

msmsms

Recommended Posts

tenho feito download de vários e estou com dificuldade para encontrar um IDE que preste

preciso de um IDE que disponha os projectos no canto direito do monitor como exemplo NINJA IDE

o problema é que o NINJA IDE 2.0 não me permite criar projectos, quando tento na zona ''virtualenv folder'' eu não consigo colocar nada válido para a criação do projecto prosseguir

por sua vez o Wing não é gratis e é muito curral dos porcos muita opção e janelas que são secundárias ou lixo

fico grato por qualquer ajuda com o NINJA IDE ou recomendação de algum outro IDE

Edited by msmsms

Tudo depende dos gostos. No Windows eu não desgosto do Notepad++. Contudo, não tem gestor de projectos.

Eu não recomendo nenhum em específico, não conheço muitos IDEs/editores de texto, por isso não vou falar daquilo que não sei a fundo.

Umas listagens através das quais poderás ver aquilo que te virá a dar mais jeito:

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_integrated_development_environments#Python

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_source_code_editors

Knowledge is free!

Tudo depende dos gostos. No Windows eu não desgosto do Notepad++. Contudo, não tem gestor de projectos.

Eu não recomendo nenhum em específico, não conheço muitos IDEs/editores de texto, por isso não vou falar daquilo que não sei a fundo.

Umas listagens através das quais poderás ver aquilo que te virá a dar mais jeito:

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_integrated_development_environments#Python

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_source_code_editors

o facto é que gostei bastante do ninja ide só é pena não conseguir criar projectos, penso que tenha de fazer la alguma coisa quando crio o projecto que não sei

andei a pesquisar na net isso mas não consegui encontrar o meu problema

o site que passas te é util contudo penso não existir melhor que o ninja mesmo

Como digo, é uma questão de gostos. As features de cada IDE são variadas, e cada um aprecia e valoriza mais umas que outras. No que diz respeito a projectos eu ainda não me habituei a ter nenhum gestor. Só no VB.NET é que me habituei minimamente ao Solution Explorer dado que é uma das bases do IDE, mas enfim.

Knowledge is free!

Há uns tempos usei o WingWare Python IDE 101 para programar em Python, mais apropriado para beginners uma vez que não traz muitas funcionalidades das versões pagas.

Na altura tinha uma versão grátis e outras pagas, penso que ainda tem. Existem as versões pagas, Personal e Professional e a free 101.

Versao Free:

http://wingware.com/downloads/wingide-101/3.2.13-1/binaries

Cumps,

Programming is an art form that fights back.

msmsms,

Depende do sistema operativo no qual vai ser utilizado o Python.

No entanto, e sendo python uma linguagem dinâmica, penso que só existem bastantes benefícios em programar sem um IDE, especialmente para quem está a começar na linguagem (nem sequer existe compilação), podendo assim utilizar-se apenas o editor de texto que se domina (já falaram do SublimeText, muito bom para quem está a começar) e fazendo a gestão dos "projectos" à mão (o que também é bom porque cria bons hábitos de organização desde o início).

Mas relativamente a IDEs temos por exemplo o PyCharm, que nunca utilizei, mas ouvi falar dele e sei que funciona em Windows, Mac e Linux.

Eu não conheço nenhum IDE para python, a definição de IDE é sobjectiva e muitos editores afirmam ser isso. Mas a ajuda que dão é ridicula quando comparada com os IDEs para java ou C++.

Já experimentei alguns 'IDEs para python' e cheguei à conclusão não me oferecem nenhuma vantagem em relação ao o gedit ou notepad++

• Vote 1

...

Já experimentei alguns 'IDEs para python' e cheguei à conclusão não me oferecem nenhuma vantagem em relação ao o gedit ou notepad++

Pois isso agora já depende do que se pretende fazer. Na minha opinião o que disseste é verdade quando só se quer bater código e se trata de coisas simples. Mas se o caso for um projecto com alguma dimensão, então acho que um IDE pode ajudar. Pelo menos a mim ajuda.

Eu por exemplo utilizo o Eclipse com o plugin para python porque para além da gestão de projectos, entre outras coisas, posso trabalhar com o SVN através de outro plugin. É certo que podia utilizar o svn através da consola... mas assim é bem mais prático.

Cumps!

Edited by NuGuN

Há uns tempos usei o WingWare Python IDE 101 para programar em Python, mais apropriado para beginners uma vez que não traz muitas funcionalidades das versões pagas.

Na altura tinha uma versão grátis e outras pagas, penso que ainda tem. Existem as versões pagas, Personal e Professional e a free 101.

Versao Free:

http://wingware.com/downloads/wingide-101/3.2.13-1/binaries

Cumps,

tens toda a razão de facto existe mais do que uma versão do wing e uma delas é gratuiita a ''wing IDE 101'' e funciona lindamente, tinha experimentado a versão mais completa e que não é gratuita por isso tinha tanta tralha no que diz respeito a opções e limitada a 15 dias de utilização.

mas o wing 101 não tem gestor de projectos o que é uma pena

o NINJA IDE parece de facto muito bom e muito bem criado, vou mante-lo instalado até que um dia saiba como criar projecto nele, a opção existe mas na janela de opções existe um barramento que pede talvez um caminho para alguma coisa senão o projecto não é criado.

para quem veja este tópico e esteja a utilizar o NINJA IDE e não saiba como aceder ao intrepretador é só clicar na tecla F4

esse foi um dos meus problema inicais

vou me contentar com o wing 101 até perceber o que se passa no NINJA IDE para não conseguir criar um projecto no gestor de projectos.

tens toda a razão de facto existe mais do que uma versão do wing e uma delas é gratuiita a ''wing IDE 101'' e funciona lindamente, tinha experimentado a versão mais completa e que não é gratuita por isso tinha tanta tralha no que diz respeito a opções e limitada a 15 dias de utilização.

mas o wing 101 não tem gestor de projectos o que é uma pena

o NINJA IDE parece de facto muito bom e muito bem criado, vou mante-lo instalado até que um dia saiba como criar projecto nele, a opção existe mas na janela de opções existe um barramento que pede talvez um caminho para alguma coisa senão o projecto não é criado.

para quem veja este tópico e esteja a utilizar o NINJA IDE e não saiba como aceder ao intrepretador é só clicar na tecla F4

esse foi um dos meus problema inicais

vou me contentar com o wing 101 até perceber o que se passa no NINJA IDE para não conseguir criar um projecto no gestor de projectos.

entretanto descobri porquê que não estava a conseguir criar projectos no NINJA IDE, o problema estava que quando eu dava o nome ao projecto o nome não pode ter espaços! (mas isso também não era lá indicado)

quando tentei fazer no NINJA um programa que calculava simplesmente uma área de um quadrado deu erro quando o wing 101 não deu erro nenhum com o mesmo codigo!

vou optar por continuar a utilizar wing 101 é gratis e não dá problemas

quando comecei a programar foi com JAVA e utilizava eclipse que tinha gestor de projectos mas até que não faz tanta falta essa opção

até porque ao guardar-mos em ficheiros com o wing 101 sabemos mais facilmente onde está o ficheiro pode-mos dar-lhe o nome livremente, é a melhor opção.

Edited by msmsms

• 5 weeks later...