ricardo_1977 Posted August 10, 2012 at 10:38 AM Report Share #471939 Posted August 10, 2012 at 10:38 AM Boas, eu tenho uma tabela de regioes onde tem o campo regiao alem de outros campos. precisava de verificar se 2 regioes existem nessa tabela. existe forma de fazer isso so com uma query ou tenho de fazer duas? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 10, 2012 at 10:46 AM Report Share #471940 Posted August 10, 2012 at 10:46 AM SELECT COUNT(*) FROM regioes GROUP BY regioesNome Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted August 10, 2012 at 10:49 AM Author Report Share #471941 Posted August 10, 2012 at 10:49 AM isso vai me dar um count. o que eu queria era algo do genero: na tabela eu tenho o campo regiao e o campo idCliente. teria a regiao1 e regiao 2 como parametros de entrada. se a tabela tivesse a regiao1 e a regiao2 e idCliente fosse o mesmo entao devolvia-me o idCliente. é possivel fazer isso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 10, 2012 at 10:53 AM Report Share #471942 Posted August 10, 2012 at 10:53 AM (edited) Percebi mal entao. SELECT * FROM tbl WHERE regiao1 = 'Vila do Conde' AND regiao2 = 'Povoa de Varzim' AND idCliente=IDCli EDIT: Desculpa reparei agora que querias o idCLiente. SELECT idCliente FROM tbl WHERE regiao1 = 'Vila do Conde' AND regiao2 = 'Povoa de Varzim' Edited August 10, 2012 at 10:57 AM by pikax Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted August 10, 2012 at 11:03 AM Author Report Share #471944 Posted August 10, 2012 at 11:03 AM Percebi mal entao. SELECT * FROM tbl WHERE regiao1 = 'Vila do Conde' AND regiao2 = 'Povoa de Varzim' AND idCliente=IDCli EDIT: Desculpa reparei agora que querias o idCLiente. SELECT idCliente FROM tbl WHERE regiao1 = 'Vila do Conde' AND regiao2 = 'Povoa de Varzim' O problema é que o campo regiao1 e regiao2 nao existem mas sim so um campo regiao. A regiao1 e regiao2 serao as variaveis a procurar. imagina a DB com: Regiao idCliente Braga 1 Porto 1 Lisboa 2 Se eu quiser ver quem tem como par de regioes (braga,porto) entao devolve-me o 1 mas se quiser ver quem tem o par(braga,lisboa) nao devolve nada. Nao sei se sera possivel fazer isto so com uma query. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 10, 2012 at 11:22 AM Report Share #471946 Posted August 10, 2012 at 11:22 AM é o que eu digo ... quem tem boca vai a Roma, quem não tem ... é melhor não dizer porque estou sempre a ouvir que sou demasiado "exigente" $sql = " select idCliente from tabela t1 inner join tabela t2 on t1.idClient = t2.idClient where t1.regiao = '$regiao1' and t2.regiao = '$regiao2' and t1.idCliente = '$id_client'"; IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 10, 2012 at 11:24 AM Report Share #471947 Posted August 10, 2012 at 11:24 AM (edited) SELECT idCliente FROM tbl WHERE Regiao='Braga' AND idCliente = (SELECT t.idCliente FROM tbl t WHERE t.Regiao='Porto' Edited August 10, 2012 at 11:25 AM by pikax Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
ostias Posted August 11, 2012 at 11:14 AM Report Share #472014 Posted August 11, 2012 at 11:14 AM Fiquei curioso com esta duvida penso que não estas a expressar te claramente. Faz o post do teu modelo ER ou do teu diagrama de Ralações que será melhor. Abraço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts