joaocasta Posted August 9, 2012 at 10:08 PM Report Share #471907 Posted August 9, 2012 at 10:08 PM (edited) Boa noite surgiu-me aqui esta dúvida. Tenho uma pagina de contas (já criei um topico sobre isso) e tenho uma parte em que tenho de fazer a subtracção da receita e da despesa, mas eu queria que se ainda nao existisse o saldo na base de dados, criasse e se já houvesse fizesse uma actualização á bd: <?php $receita = $row ['receita']; $despesa = $row['despesa'] $saldoactual = $receita - $despesa; echo $saldoactual; ?> Se me puderem ajudar agradecia obrigado. EDIT: Consegui fazer isto: $result = mysql_query("update contas_total set saldo_actual='$saldoactual';"); if (mysql_affected_rows()==1) { $result = mysql_query("insert into contas_total (saldo_actual) values ('$saldoactual');"); } só que queria fazer isso a um utilizador especifico tentei colocar o where mas criou outro e actualizou o o antigo Edited August 9, 2012 at 10:20 PM by joaocasta Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 9, 2012 at 10:22 PM Report Share #471909 Posted August 9, 2012 at 10:22 PM podes fazer uma query(SELECT) para ver se o saldo existe, se sim entao fazer um update. Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocasta Posted August 9, 2012 at 10:23 PM Author Report Share #471910 Posted August 9, 2012 at 10:23 PM podes dar-me um exemplo e ja agora com um where á coluna do id_utilizador sff Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 9, 2012 at 10:33 PM Report Share #471911 Posted August 9, 2012 at 10:33 PM (edited) sem saber a estrutura da tabela e quais campos queres verificar e' um bocado complicado. Aqui vai uma solucao so' a usar sql IF (SELECT saldo FROM users WHERE id_utilizador = 5) = 0 INSERT INTO users(/*etc*/) ELSE (UPDATE users SET /*etc*/) Edited August 9, 2012 at 10:33 PM by pikax Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocasta Posted August 9, 2012 at 10:41 PM Author Report Share #471914 Posted August 9, 2012 at 10:41 PM Como posso fazer para se tiver um input vazio nao mandar os dados para a db? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 9, 2012 at 10:43 PM Report Share #471915 Posted August 9, 2012 at 10:43 PM Como posso fazer para se tiver um input vazio nao mandar os dados para a db? Basicamente nao fazes a query... Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted August 10, 2012 at 04:59 AM Report Share #471928 Posted August 10, 2012 at 04:59 AM Como posso fazer para se tiver um input vazio nao mandar os dados para a db? if ($input == '') { echo 'erro'; } else { mysql_query($query); } before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocasta Posted August 10, 2012 at 07:28 AM Author Report Share #471929 Posted August 10, 2012 at 07:28 AM (edited) Acho que não me consegui explicar e o que eu queria dizer era que por exemplo eu insiro 1000€ de receita (fico com saldo de 1000€) e se inserir 500€ de despesa(fico com saldo de 500€) e actualiza-me na base de dados com esses dados. Mas se eu fizer F5, F5, F5, sempre a fazer isto vai-me fazer linhas repetidas, vai-me repetir sempre os 500€ de saldo e se inserir uma despesa qualquer actualiza todos. Como posso mudar isto? Edited August 10, 2012 at 07:53 AM by joaocasta Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 10, 2012 at 08:28 AM Report Share #471930 Posted August 10, 2012 at 08:28 AM podes ter um campo com uma data que foi modificado, se a diferenca de datas for muito pouca nao gravas Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocasta Posted August 10, 2012 at 08:46 AM Author Report Share #471932 Posted August 10, 2012 at 08:46 AM Acho que não me consegui explicar e o que eu queria dizer era que por exemplo eu insiro 1000€ de receita (fico com saldo de 1000€) e se inserir 500€ de despesa(fico com saldo de 500€) e actualiza-me na base de dados com esses dados. Mas se eu fizer F5, F5, F5, sempre a fazer isto vai-me fazer linhas repetidas, vai-me repetir sempre os 500€ de saldo e se inserir uma despesa qualquer actualiza todos. Como posso mudar isto? o que eu disse foi isto, nao tem a ver com o que tu disseste Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 10, 2012 at 09:10 AM Report Share #471933 Posted August 10, 2012 at 09:10 AM o que eu disse foi isto, nao tem a ver com o que tu disseste Se tu o dizes eu acredito. 1 Report Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocasta Posted August 10, 2012 at 09:16 AM Author Report Share #471934 Posted August 10, 2012 at 09:16 AM entao o que poderei fazer? isso das datas nao sei se vale.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
MASNathan Posted August 10, 2012 at 09:38 AM Report Share #471936 Posted August 10, 2012 at 09:38 AM experimenta colocar header("Location: nome_da_pagina_para_redireccionar.php"); depois que os dados são inseridos talvez obtenhas o resultado esperado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts