AJBM Posted August 5, 2012 at 09:20 PM Report Share #471550 Posted August 5, 2012 at 09:20 PM Boas! Eu nunca progamei em javascript mas, estou intressado em começar eu uso o netbeans, este da para programar ou preciso de instalar outro , e tambem para depois testar o codigo é so preciso o compilador ou é preciso ter algum servidor? Cumprimentos AJBM Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 5, 2012 at 09:25 PM Report Share #471551 Posted August 5, 2012 at 09:25 PM até podes criar no notepad .. na realidade até seria melhor usares um editor bem simples como o notepad++ ou algo semelhante para não fazer confusão. como o javascript é uma linguagem client-side, a única coisa que necessitas é um browser, de preferência teres os 5 mais usados - IE - firefox - chrome - safari - opera e testares em todos IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted August 5, 2012 at 09:25 PM Report Share #471552 Posted August 5, 2012 at 09:25 PM (edited) Javascript e uma optima escolha para principiantes. So precisas dum editor de texto (o Notepad serve perfeitamente) e dum browser (o Internet Explorer serve perfeitamente). Se te estavas a referir a Java, convem talvez actualizares a tua duvida ;-) Edited August 5, 2012 at 09:26 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunoais Posted August 5, 2012 at 10:07 PM Report Share #471553 Posted August 5, 2012 at 10:07 PM (edited) So precisas dum editor de texto (o Notepad serve perfeitamente) e dum browser (o Internet Explorer serve perfeitamente). Não digas isso! O IE (trident) tem o pior engine de js dos 5 grandes browsers. Não só é o pior como é muito mau (eficiência) e segue mal o standard (ainda n sei em relação ao IE10 mas esse já me parece melhor) O site do MDN (mozilla development network) contém o que é considerado (e eu concordo) a melhor documentação grátis online de js que existe. Edited August 5, 2012 at 10:07 PM by brunoais "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted August 5, 2012 at 10:28 PM Report Share #471555 Posted August 5, 2012 at 10:28 PM Se quiseres "aulas", o CodeAcademy é muito jeitosinho, mas aborda apenas a linguagem em si (isto é, nada de DOM). Depois terás de aprender o que é que está disponível nos browsers para manipulares, e o recurso indicado pelo brunoais será, talvez, o melhor. Finalmente, a seguir a estas duas coisas, indico-te ainda o Javascript: The Good Parts, do Douglas Crockford. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AJBM Posted August 6, 2012 at 09:26 AM Author Report Share #471569 Posted August 6, 2012 at 09:26 AM ok obrigado a todos 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
AJBM Posted August 7, 2012 at 09:07 PM Author Report Share #471699 Posted August 7, 2012 at 09:07 PM Boas Eu ja comecei a fazer umas coisas em javascript so que e um bocado confuso, eu vi em alguns sitios a misturar codigo html com javascript isso esta correcto? Ja agora podem me indicar uma plantaforma para desenvolver aplicacoes em javascript e outras linguagens web eu estou abituado a usar o netbeans, por isso utilizar o bloco de notas esta ser um bocado esquisito. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 7, 2012 at 09:09 PM Report Share #471700 Posted August 7, 2012 at 09:09 PM saca o notepad++, é simples, level e tem sintaxe highlight IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted August 7, 2012 at 09:15 PM Report Share #471701 Posted August 7, 2012 at 09:15 PM O NetBeans serve. Se já estás habituado, para quê mudar?... "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AJBM Posted August 8, 2012 at 11:07 AM Author Report Share #471732 Posted August 8, 2012 at 11:07 AM Boas! Eu acho que o meu netbeans nao tenha javascript, java web é a mesma coisa que javascript? Outra pergunta eu ainda nao percebi muito bem a estrutura do programa em javascript alguem me podia explicar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted August 8, 2012 at 11:23 AM Report Share #471734 Posted August 8, 2012 at 11:23 AM Eu acho que o meu netbeans nao tenha javascript, java web é a mesma coisa que javascript? Java é uma coisa, Javascript é outra. Por causa dessas e doutras é que era melhor chamar ao Javascript o seu nome verdadeiro: ECMAScript (especificação ECMA-262, actualmente na edição 5.1). No Netbeans, vem com o pacote de PHP ou com o de Node.js. Outra pergunta eu ainda nao percebi muito bem a estrutura do programa em javascript alguem me podia explicar? O Javascript não força um paradigma como outras linguagens. O paradigma mais nativo, por assim dizer, do JS é baseado em protótipos, mas outros podem ser implementados. Em última análise, depende do que queres fazer. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AJBM Posted August 8, 2012 at 11:30 AM Author Report Share #471735 Posted August 8, 2012 at 11:30 AM Ok , para testar o codigo como faço sabes? o codigo e este <!DOCTYPE html> <html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> <title></title> </head> <body> <script> document.write("Hellow World"); </script> </body> </html> Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted August 8, 2012 at 11:36 AM Report Share #471736 Posted August 8, 2012 at 11:36 AM Guardas isso num ficheiro .html e abres num browser qualquer. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted August 8, 2012 at 11:37 AM Report Share #471737 Posted August 8, 2012 at 11:37 AM Abres a página no browser. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
AJBM Posted August 8, 2012 at 11:45 AM Author Report Share #471738 Posted August 8, 2012 at 11:45 AM ja consegui 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted August 8, 2012 at 11:48 AM Report Share #471740 Posted August 8, 2012 at 11:48 AM um site com um tuturial jeitoso e com exemplos para testares e' o w3schools Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunoais Posted August 8, 2012 at 02:46 PM Report Share #471746 Posted August 8, 2012 at 02:46 PM um site com um tuturial jeitoso e com exemplos para testares e' o w3schools Isso de jeitoso é discutível mas os exemplos são bastante oportunos para o que estão a ensinar. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts