Jump to content

Comecar em Javascript

AJBM

Recommended Posts

até podes criar no notepad .. na realidade até seria melhor usares um editor bem simples como o notepad++ ou algo semelhante para não fazer confusão.

como o javascript é uma linguagem client-side, a única coisa que necessitas é um browser, de preferência teres os 5 mais usados

- IE

- firefox

- chrome

- safari

- opera

e testares em todos

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Javascript e uma optima escolha para principiantes.

So precisas dum editor de texto (o Notepad serve perfeitamente) e dum browser (o Internet Explorer serve perfeitamente).

Se te estavas a referir a Java, convem talvez actualizares a tua duvida ;-)

Edited by pmg

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

So precisas dum editor de texto (o Notepad serve perfeitamente) e dum browser (o Internet Explorer serve perfeitamente).

Não digas isso! O IE (trident) tem o pior engine de js dos 5 grandes browsers. Não só é o pior como é muito mau (eficiência) e segue mal o standard (ainda n sei em relação ao IE10 mas esse já me parece melhor)

O site do MDN (mozilla development network) contém o que é considerado (e eu concordo) a melhor documentação grátis online de js que existe.

Edited by brunoais

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Se quiseres "aulas", o CodeAcademy é muito jeitosinho, mas aborda apenas a linguagem em si (isto é, nada de DOM). Depois terás de aprender o que é que está disponível nos browsers para manipulares, e o recurso indicado pelo brunoais será, talvez, o melhor. Finalmente, a seguir a estas duas coisas, indico-te ainda o Javascript: The Good Parts, do Douglas Crockford.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Boas

Eu ja comecei a fazer umas coisas em javascript so que e um bocado confuso, eu vi em alguns sitios a misturar codigo html com javascript isso esta correcto?

Ja agora podem me indicar uma plantaforma para desenvolver aplicacoes em javascript e outras linguagens web eu estou abituado a usar o netbeans, por isso utilizar o bloco de notas esta ser um bocado esquisito.

Eu acho que o meu netbeans nao tenha javascript, java web é a mesma coisa que javascript?

Java é uma coisa, Javascript é outra. Por causa dessas e doutras é que era melhor chamar ao Javascript o seu nome verdadeiro: ECMAScript (especificação ECMA-262, actualmente na edição 5.1).

No Netbeans, vem com o pacote de PHP ou com o de Node.js.

Outra pergunta eu ainda nao percebi muito bem a estrutura do programa em javascript alguem me podia explicar?

O Javascript não força um paradigma como outras linguagens. O paradigma mais nativo, por assim dizer, do JS é baseado em protótipos, mas outros podem ser implementados. Em última análise, depende do que queres fazer.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

um site com um tuturial jeitoso e com exemplos para testares e' o w3schools

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

um site com um tuturial jeitoso e com exemplos para testares e' o w3schools

Isso de jeitoso é discutível mas os exemplos são bastante oportunos para o que estão a ensinar.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.