Jump to content

Strange parsing error - Fazer parsing de HTML?

claudiop

Recommended Posts

Estou com um erro um bocado estranho numa adaptação de código que estou a fazer.

Eu para meter uma quantidade grande de html, dentro de um ficheiro com algum codigo, costumo (acho eu que como toda a gente), em vez de usar um echo/print/anything else, simplesmente fechar o codigo, e reabri-lo depois(mesmo no decorrer de um loop). Só que desta vez a coisa não correu bem ao adicionar um if a cobrir esse bocado de codigo, e ainda por cima diz-me que o erro está numa linha, onde o codigo já acabou, e só existe html.

Se fosse para dar erro por o codigo não ser terminado, o erro seria na primeira linha de html, acho eu.

Aqui está o código que está a dar problema (depois deste, só existe html):

<?php
/* algumas vars, e a chamada dos valores a uma classe*/
$i = 0;
foreach ( $results['posts'] as $post ) {
if($i==2||$i==5){?>
<li>
<h2><a href="#<?php echo $post->id?>"><?php echo htmlspecialchars( $post->title )?></a></h2>
<p class="summary"><?php echo htmlspecialchars( $post->summary )?></p><br/>
<?php echo date('j F', $post->publication)?>
</li>
<?php}else{?>
<li>
<h2>
<a href="#<?php echo $post->id?>"><?php echo htmlspecialchars( $post->title )?></a>
</h2>
<p class="summary"><?php echo htmlspecialchars( $post->summary )?></p><br/>
<?php echo date('j F', $post->publication)?>
</li>
<?php}}?>

O IDE (Aptana), dá erro no primeiro parêntese do "<?php}else{?>" e do "<?php}}?>", mas no browser, o erro faz referencia a um </div> (a ultima palavra do ficheiro).

Isto é legitimo de fazer(fechar codigo antes da instrução do loop, e reabri-lo no proximo passo), ou vou ter de meter isto tudo dentro de um echo(ou algo do genero)? Pelo menos nunca tive problemas...

Edited by brunoais
geshi!

e que tal escrever as tags com espaços ?

<?php }else{ ?>
...
<?php }} ?>

Ok, agora entendo o porquê de o Aptana ter deixado de formatar as coisas a while ago --'

Muito obrigado, nem reparei nisso. Estou a ver se me habituo aos fundos pretos, no editor, e não estou habituado á cor da sintaxe.

Metade daquilo mudou logo de cor, mal corrigi o erro 😛

Cumprimentos

Edited by claudiop

se bem me lembro, o aptana é baseado no eclipse, e se sim :

http://eclipsecolorthemes.org/?view=how-to-use

Eu sei como trocar(tem um botão na taskbar com a esfera de cores), e até porque o tema do aptana 2.x é branco.

Eu é que estou a experimentar o preto por uns dias, porque já ouvi opiniões que é "muito mais bom!", só que enquanto um gajo não se habitua a isto...

Até agora, em vez de cansar menos, até cansa mais os olhos. Se não é pela claridade, é pelo esforço a ver o texto e o highlight da sintaxe.

Enfim, isto já é off-topic.

De qualquer forma, obrigado pela prestabilidade. 😉