Jump to content

Variavel complicada para apanhar :)

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá a todos.

Então deparei-me com um problema, o qual é o seguinte...

tenho uma pagina onde tenho uma variavel php para apanhar o id que está na url dessa pagina, e funciona, mas depois vem o problema, dentro dessa pagina onde tenho a variavel que apanha o id da url tenho uma div onde inicialmente nao tem nada la dentro mas se eu carregar num botao dessa pagina irá aparecer outra pagina dentro dessa div, é a lógica basica do ajax, agr o problema é, eu faço load dessa pagina nova dentro da div com o ajax, e preciso do valor da variavel que está a fazer get no id da url e nao consigo telo pois nao passa pelo ajax. vou escrever um simples exemplo para ser mais explicito...

pagina inicial.php

$GetID= $_GET['id'];

<html>
<body>
--Aqui botao para fazer load da pagina na div uma
<div id="uma">

</div>
</body>
</html>

pagina para entrar na div uma

vario codigo e agora preciso de conseguir passar a variavel $GetID para esta pagina, nao posso voltar a fazer a opçao do $_GET e nao consigo passar a variavel, nem por javacript nem com hidden inputs,

se alguem tiver uma soluçao, opiniao etc, e possa ajudar será muito bom, obrigado 🙂

Edited by barezi
Posted

pois se usar jquery com aqela funcao do ajax é simples o meu problema é que eu apenas faço uma coisa com o jquery que é se o botao com o id qualquer coisa tiver click ele faz load de uma pagina na div com o id tal. e assim dessa forma nao dá para passar valores nenhuns, só se eu em vez de ter a pagina que quero fazer load estiver em php com um echo escrevendo em json o código html, assim conseguirei passar os valores pelo ajax e fazer load da pagina com a variavel lá, será uma boa solução?pois a pagina que estou a fazer load nao tem nenhum echo pois estou a fazer load entao está escrita em html, mas posso tb fazer dessa forma que disse, nao me estava a ocorrer mas parece-me uma solução, contudo gostava de saber a opiniao pois nao tenho certezas se será uma opção segura e valida.

Obrigado pela ajuda

Posted (edited)

sim tens razão peço desculpa pelo português mas por vezes estou á pressa e sai tudo um bocado confuso, vou ter mais atenção com isso.

Bom voltando ao problema, tenho um novo script....

config.php

<?php

// Includes
require_once 'classes.php';

// Database Connection
$UserFunctions = new User();
$Con = $UserFunctions->DatabaseConnection();

?>

[/Code]

classes.php

[Code]
public function hello() {

...code

}

[/Code]

Jquery file

[Code=javascript]
$(document).ready(function() {

$("#MyDiv").click(function() {

$.ajax({
async: false,
url: 'file.php',
type: 'POST',
dataType: 'json',
data: {

},

success:function(data) {

$("#someDiv").prepend(data);

}

});
});
});

[/Code]

file.php

[Code]
nesta parte eu estou a tentar chamar a função hello que está no ficheiro classes.php sei que a ligação com o ficheiro está correta mas não é possivel chamar a função possivelmente porque estou a usar o jquery com o ajax para fazer a ligação, falta-me mesmo só esta parte para terminar esta parte de ligações onde estou a ter algumas dificuldades, se alguem conseguir ajudar nesta parte será mesmo importante, Obrigado a todos pela ajuda
[/Code]
Edited by barezi
geshi
Posted (edited)

sim em relação a estar tudo no mesmo diretório e estar tudo a conheçer as ligações entre um e outro ficheiro está tudo bem, nao te preocupes com isso das ligações pois tenho 100% certeza que está tudo bem.

o file.php é esta ultima parte que eu digo php5 loaded by ajax jquery file posso dar-te um exemplo assim desse ficheiro:

echo json_encode (
' algum código html com divs etc e no meio dessa div quero chamar a tal função hello');
[/Code]

[/font][/color][color=#282828][font=helvetica, arial, sans-serif]nao te preocupes com se o ficheiro tem as ligações para conhecer essa parte de chamar a função ou isso, pois sei que está bem as ligações pois se eu fizer o código todo igual mas na parte do jquery em vez de usar a função ajax usar load, ou seja vou fazer load do file.php onde lá dentro eu estou a chamar a função e tudo está a correr bem, o problema é que se eu usar o load nao consigo passar a variavel que preciso para o ficheiro php, e se usar o ajax conseguia passar...[/font][/color]

[font=helvetica, arial, sans-serif][color=#282828]eu não tenho a certeza mas penso que nao seja permitido chamar funções de classes em ficheiros com php5 onde os quais são carregados pelo ajax[/color][/font]

Edited by barezi
Posted (edited)

nem vou comentar sobre as tuas ideias de AJAX ... vou deixar o tempo passar e aprenderes para que no futuro te lembres no que disseste.

agora, se o problema é :

$.ajax({
   // ups, nao sei por aqui o ID do request !!!
 },
 }
});

a única coisa que tens de fazer é adicionar um input do tipo hidden na página com um id bem conhecido e com o valor do ID pretendido

exemplo

$_GET['id'] = (int)$_GET['id'];
echo "<input type='hidden' id='requestID' value='{$_GET['id']}' />";

agora, basta simplesmente ler esse input:

$.ajax({
   id: $('#requestID').val()
 },
 }
});
Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted (edited)

realmente de ajax pouco percebo, mas quando me estou a referir ao ajax é sempre utilizando esta parte com jquery pois é por enquanto o que percebo:

$.ajax({
id: $('#requestID').val()
 },
 }
});

voltando agr á tua resposta, essa parte de apanhar o valor e passar para o ficheiro file.php sei como funciona, o problema nao é esse o problema é que eu preciso de chamar a função hello dentro do file.php e nao dá

Edited by barezi
Posted

ja consegui resolver tudo, usando esse método nao dava ele nao reconhecia a funçao que eu estava a chamar de uma class externa, tive que usar o load do jquery e dentro do load passar uma variavel para o ficheiro, e pelo load reconhece a função que estou a chamar da class externa.

Obrigado na mesma pelas ajudas