yschmitzz Posted August 1, 2012 at 04:08 PM Report #471226 Posted August 1, 2012 at 04:08 PM Sei que essa pergunta é bem relativa, afinal, cada um tem seu tempo, é como começar a malha e perguntar quanto tempo vai demorar pra ficar forte, mas apesar de dizerem que depende de cada um, da dedicação de cada um. existe uma resposta. da pra você dizer uma média pra ele. tem gente que acha que vai começar a malha e em 3 meses vai ver diferença. a gente já fala que não é bem assim. tem gente que é 1 ano de treino outros em um ano nao parece ter mudado mada 😛 , em fim esse papo todo não falei minha dúvida. tive curiosidade com Java. com C# mas não houve um aprendizado de verdade por não estudar realmente a linguagem, o que ouve foi baixas a IDE e ir fazendo alguns programas simples e quando vinha a dúvida, dava uma pesquisada, e assim fui "aprendendo", acaba que o código fica com um monte de gambiarra que no final nem eu me entendo. eu quero realmente me dedicar a C++, com livros. material mais didático. estou afim de gastar um dinheiro para aprender. me dedicar. e posteriormente aprender o C # e o Java. mas queria saber com vocês se o aprendizado de C++ é muito demorado. se em alguns meses (3, 4. . . ) consigo aprender a linguagem, alguns frameworks como o Qt, MFC, .NET etc, claro, não dominar 100% mas talvez até desenvolver alguns sistemas comerciais, nada muito robusto claro, mas direito, sem ser uma Programaçao Orientada a Gabiarras valeu pessoal
pikax Posted August 1, 2012 at 04:33 PM Report #471230 Posted August 1, 2012 at 04:33 PM Se tiveres bases fortes consegues aprender bem em cerca de 3~6 meses(ja' a fazer coisas bastantes interesantes). Em termos de livros, um que eu realmente gostei foi o livro do Bjarne Stroustrup : "C++ The programming Language", explica como e' que a STL foi desenvolvida e alguns pontos avançados da linguagem, o mal do livro e' que no inicio se nao tiveres habituado a ler livros tecnicos, fica muito dificil compreender a linguagem utilizada, nada que passado umas +50 paginas a ler o livro nao fiques mais 'a vontade. Mas depende muito do que queres fazer, o livro que indiquei e' muito bom para perceberes o "interior"(core) da linguagem, nao sera' mais indicado para quem nao tem conhecimento de C++. Eu demorei quase 1 ano para acabar de ler o livro(porque apareceram mais livros que me interesavam mais) mas consegues ler o livro em menos tempo, o livro tem cerca de 1000 pg. O livro fala muito pouco em termos de desenvolvimento de software de grande escala, foca-se mais em explicar a STL e o que a linguagem suporta, no final do livro deves ter umas boas bases em C++ mas nao te chega para muita coisa, o desenvolvimento em QT, C++ com .NET e MFC são diferentes do programa em consola. Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
KTachyon Posted August 1, 2012 at 04:36 PM Report #471231 Posted August 1, 2012 at 04:36 PM Epah, linguagem linguagem, se o paradigma for o mesmo, não demora quase nada. Agora se quiseres aprender a utilizar uma framework complexa, já acredito que possa demorar o seu tempo. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
mjamado Posted August 1, 2012 at 04:45 PM Report #471232 Posted August 1, 2012 at 04:45 PM Gosto especialmente da tua linguagem, digamos, "colorida"... 😄 Para C++, e tendo já algumas bases de programação, um dos melhores que já vi é o C++ Weekend Crash Course. Já é velhote, mas como introdução rápida é óptimo. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
yschmitzz Posted August 1, 2012 at 05:23 PM Author Report #471236 Posted August 1, 2012 at 05:23 PM Acredito que é melhor aprender primeiro em console para entender o funcionamento, o poder da linguagem, para então começar a utilizar a interface grafica. Um conhecido meu disse uma vez que C++ é uma linguagem para desenvolver mais em console. mas acredito que não seja bem por aí. até porque esse conhecido é técnico em eletrônica, ele programa microcontroladores então para ele não importa a parte gráfica, mas para desenvolvimento de sistemas comerciais para desktop acredito que seja mais importante um sistema com uma interface gráfica interessante para o usuário, espero não está errado. Como não tenho um inglês muito bom, vou optar por livros traduzidos, me indicaram o C++ como programar, depois sim ir para Qt, .Net atc tenho vontade de aprender linguagem de programação desde 2009 mas com medo de entrar de cabeça em uma linguagem e me arrepender dela, ou não conseguir aprender, acabou que não aprendi nada, se tivesse estudando desde 2009 já saberia muita coisa 😞
seuqram Posted August 1, 2012 at 09:47 PM Report #471243 Posted August 1, 2012 at 09:47 PM pois podias ter ganhado mais 3 anos de estudo... mas eu recomendo que vais para o c e depois para c++! é o mesmo do que passar logo pro 2º ano sem aprender o alfabeto. para começares em c começa por ler este livro: "c completo e total"
polska Posted August 1, 2012 at 10:27 PM Report #471250 Posted August 1, 2012 at 10:27 PM pois podias ter ganhado mais 3 anos de estudo... mas eu recomendo que vais para o c e depois para c++! é o mesmo do que passar logo pro 2º ano sem aprender o alfabeto. para começares em c começa por ler este livro: "c completo e total" Discordo, podes começar com o C++ perfeitamente, não será como passar para o 2º ano.. Agora, sim, também recomendo o C primeiro. Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
seuqram Posted August 2, 2012 at 12:42 AM Report #471256 Posted August 2, 2012 at 12:42 AM Discordo, podes começar com o C++ perfeitamente, não será como passar para o 2º ano.. Agora, sim, também recomendo o C primeiro. pois, mas tem-se muito mais facilidade em aprender c++ se soubermos c! passar logo para c++ sem saber nenhuma outra linguagem não é muito indicado...
polska Posted August 2, 2012 at 12:45 AM Report #471257 Posted August 2, 2012 at 12:45 AM pois, mas tem-se muito mais facilidade em aprender c++ se soubermos c! passar logo para c++ sem saber nenhuma outra linguagem não é muito indicado... Mas repara que a sintax é a mesma, por um lado esta a aprender logo algo mais completo..! Mas sim, também penso que seja mais facil, não discordo ;D Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.
pikax Posted August 2, 2012 at 08:59 AM Report #471264 Posted August 2, 2012 at 08:59 AM O problema de aprender C++ sem bases de C e' o paradigma OOP, de resto C++ e' bastante parecido com C, alem que pode-se usar as bibliotecas de C. C so' obriga ao user que estruture o codigo e que aprenda boas normas de programacao Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
HappyHippyHippo Posted August 2, 2012 at 10:25 AM Report #471270 Posted August 2, 2012 at 10:25 AM na minha opinião o C é uma boa linguagem de inicialização, claro que se pode complicar, mas isso depende sempre da abordagem. se a intensão é começar por uma linguagem OOP, seria melhor pegar em Java. Apesar de gostar mais do C++, reconheço que o Java está melhor estruturado e como é uma linguagem strong typed sempre ajuda a ensinar a ser pedante a criar código IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts