AntonioM Posted July 31, 2012 at 09:38 AM Report #471065 Posted July 31, 2012 at 09:38 AM (edited) Boa Tarde pessoal, Sou novo aqui no forum e ja fiz a minha apresentaçao, mas vou recapitular. Sou estudante no ultimo ano de Eng. Informatica e neste momento estou a desenvolver um projecto para final de curso. O que pretendo saber são coisas bastante basicas para completar o meu relatorio, pois a programaçao, isso ja eu trato hehe sao duvidas que para quem ainda nao começou no mundo do trabalho nao percebe bem do assunto. Aqui ficam as minhas duvidas: Estas duvidas é relativamente a desenvolvimento web... na qual os skills necessarios sao: "html, php, mysql" e claro sem ser programadores, um designer tambem sera necessario. Ao planear a criaçao de uma equipa de desenvolvimento, qual o numero minimo de pessoas para se realizar um projecto web? Qual o posto que cada pessoa irà ocupar? Sendo pessoas que nao se conhecem, qual o melhor metodo para partilhar as actualizaçoes do desenvolvimento que iráo fazendo? Actualmente quais sao os valores pagos a cada membro da equipa? Gostaria que pessoal ja com experiencia no mundo do trabalho respondesse com sinceridade para completar o relatorio com os dados mais actuais possiveis. Abraços e obrigado Edited July 31, 2012 at 09:40 AM by AntonioM
KTachyon Posted July 31, 2012 at 11:45 AM Report #471082 Posted July 31, 2012 at 11:45 AM Estas duvidas é relativamente a desenvolvimento web... na qual os skills necessarios sao: "html, php, mysql" e claro sem ser programadores, um designer tambem sera necessario. Depende do que queres fazer. Podes escolher praticamente qualquer sistema de gestão de bases de dados, desde que existam drivers para a outra linguagem (dinâmica) que escolhas, que pode ser PHP, Java, Python,... Em principio, precisas sempre de perceber como construir HTML, visto que é uma página Web. É possível que possas ter que enfiar Javascript na lista de linguagens que podes vir a ter que utilizar. E, depois tens as frameworks que podes escolher utilizar para cada uma das linguagens escolhidas. Ao planear a criaçao de uma equipa de desenvolvimento, qual o numero minimo de pessoas para se realizar um projecto web? O número mínimo é 1. Não há muito a dizer em relação a isto. Tendo em conta esta resposta, não vejo necessidade de responder às restantes perguntas que colocaste. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
MoshMage Posted July 31, 2012 at 12:56 PM Report #471092 Posted July 31, 2012 at 12:56 PM (edited) Deixa estar que eu respondo, que eu percebi o que o rapaz quer dizer; Ao planear a criação de uma equipa de desenvolvimento, qual o numero mínimo de pessoas para se realizar um projecto web? Se não quiseres fazer design, 2; Qual o posto que cada pessoa irà ocupar? Programador e Designer, no entanto tens que ter alguém responsável pela comunicação com o cliente - portanto um dos dois vai ter que fazer trabalho de Secretária. Existe também a parte económica, alguém vai ter que fazer papel de Tesoureiro. E alguém vai ter que ser o Coordenador de Equipa. Sendo pessoas que não se conhecem, qual o melhor método para partilhar as actualizaçoes do desenvolvimento que irão fazendo? Acho melhor usar um SVN. No entanto, imagina que a tua equipa tem dois programadores cada um pode fazer uma parte exclusiva do programa - evitando assim que haja atropelamentos. Ainda assim, uma SVN é sempre mais seguro. Actualmente quais são os valores pagos a cada membro da equipa? Depende do preço que pedes ao cliente, depende do membro e do seu trabalho, depende das tecnologias usadas e Depende da qualidade do produto. No entanto, os designers costumam receber uma percentagem mais pequena que os programadores. Essa margem baixa se o designer tratar da programação do UI. Edited July 31, 2012 at 12:57 PM by MoshMage If all Else fails, use Else If;
KTachyon Posted July 31, 2012 at 02:01 PM Report #471104 Posted July 31, 2012 at 02:01 PM Acho melhor usar um SVN. No entanto, imagina que a tua equipa tem dois programadores cada um pode fazer uma parte exclusiva do programa - evitando assim que haja atropelamentos. Ainda assim, uma SVN é sempre mais seguro. Quem diz SVN diz CVS, Git, Mercurial, Perforce,... http://en.wikipedia.org/wiki/Revision_control “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
MoshMage Posted July 31, 2012 at 09:30 PM Report #471151 Posted July 31, 2012 at 09:30 PM Quem diz SVN diz CVS, Git, Mercurial, Perforce,... http://en.wikipedia.org/wiki/Revision_control Pensei que SVN = Revision Control (obrigatoriamente e unicamente xD) - now i feel dumb 😄 If all Else fails, use Else If;
AntonioM Posted July 31, 2012 at 09:40 PM Author Report #471152 Posted July 31, 2012 at 09:40 PM Obrigado a ambos pela resposta. Neste caso web designer esta incluido. Nisto pode-se dizer que sào 2 programadores e 1 web design certo? Relativamente ao coordenador da equipa, o mesmo poderà ser um dos programadores correcto? e o outro pode ficar por exemplo com o cargo de analista juntamente com o cargo principal de programador correcto? Serà que falando neste caso de desenvolvimento web, um deles teria que ser o designer e BD? Outra pergunta. Os salario médios pelo que vejo no porto e lisboa ronda entre os 900 e os 1500 euros correcto? Em zonas mais "remotas" por assim dizer, que percentagem a menos seràa no salario? Obrigado Cumprimentos
KTachyon Posted July 31, 2012 at 10:55 PM Report #471161 Posted July 31, 2012 at 10:55 PM Pensei que SVN = Revision Control (obrigatoriamente e unicamente xD) - now i feel dumb 😄 É um erro relativamente comum. Don't sweat it 😉 Eu utilizei muito SVN, mas ultimamente tenho-me virado mais para o Git. Existe software que cria bridges entre plataformas distintas. É possível, por exemplo, um Git local que depois é sincronizado com um SVN remoto, embora possam haver alguns conflitos de conceitos. Neste caso web designer esta incluido. Nisto pode-se dizer que sào 2 programadores e 1 web design certo? Nem por isso. A resposta do MoshMage é mesmo a contar com o designer, logo 1 programador e 1 designer, mas só se assumires que necessitas realmente do cargo de designer, porque se tiveres alguma vocação para o design, podes fazer ambos. Daí a minha resposta de o mínimo poder ser 1. Relativamente ao coordenador da equipa, o mesmo poderà ser um dos programadores correcto? e o outro pode ficar por exemplo com o cargo de analista juntamente com o cargo principal de programador correcto? Sim. Basicamente, podes ter uma pessoa a ter todas as funções, e podes definir quais as funções consoante "o que pretendas usar". Podes definir um gestor de projecto, um gestor de qualidade, um gestor de risco, developer, tester, arquitecto, gestor de cliente, etc... Os papéis normalmente são dependentes do tamanho do projecto e do número de pessoas envolvidas no desenvolvimento. E não existem papéis concretamente definidos podes ser tu próprio a definir que papéis são necessários, as tarefas correspondentes e a quem os vais atribuir. Serà que falando neste caso de desenvolvimento web, um deles teria que ser o designer e BD? Normalmente, questões de base de dados estão ligadas à arquitectura do sistema. No caso dos papeis que enunciei anteriormente, o esquema ER base poderia ser desenvolvido por um arquitecto. Outra pergunta. Os salario médios pelo que vejo no porto e lisboa ronda entre os 900 e os 1500 euros correcto? Em zonas mais "remotas" por assim dizer, que percentagem a menos seràa no salario? Epah, aqui em Coimbra encontro empresas que desenvolvem software cujos salários iniciais vão de 1200 a 1500 euros iniciais. A TI não necessitam de ter as mesmas restrições geográficas que outras áreas profissionais. Se estiveres a falar de salários em países diferentes já é outra história, mas, dentro de Portugal, ser uma zona mais ou menos remota não necessita de afectar os valores recebidos por pessoal de uma área que não precisa de estar centralizada. 1 Report “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
AntonioM Posted August 2, 2012 at 07:25 PM Author Report #471316 Posted August 2, 2012 at 07:25 PM Obrigado pela resposta 😉 Ja deu para exclarecer bastantes duvidas para o relatorio. Se eu tiver mais alguma duvida aqui o direi. Obrigado
Recommended Posts