Ridelight Posted October 23, 2006 at 06:13 PM Report #59640 Posted October 23, 2006 at 06:13 PM O que é ? O CR Gest é uma aplicação que permite registar e calcular todas as vendas em serviços de restauração. CR Gest pretende ser uma alternativa gratuita ao WinRest. Como irá funcionar? O CR Gest irá suportar a funcionalidade touch screen, como se pretende que uma aplicação deste tipo seja practica rápida e eficiente irá funcionar tambem com o teclado, cada tecla representa um producto. Ao ser primida a tecla A será adicionada Agua a 0.50€ seguidamente a C e adiciona Coca-Cola 1.00€ e da o Total de 1.50 € sem ser necessário clicar em mais nenhuma tecla nem rato. A lista e precos de produtos serão facilmente personalizáveis? Sim, atraves de um menu muito simples onde sera disponibilizada toda a lista o utilizador poderá alterar tudo o que quiser na lista e no final guardar! Irá emitir talão? - funcionalidade em estudo Qual será a licenca ? O software será totalmente gratuito. Poderei personalizar a aplicação com o logotipo do meu estabelecimento? Desde que requesite junto da comunidade poderá personalizar a aplicação ? Será prestado suporte técnico ? Não será assegurado suporte técnico para a aplicação, a instalação e configuração será responsabilidade do utilizador final. Contudo se situado numa área geográfica acessivel a algum dos membros da comunidade que se disponibilize para o serviço este poderá ser prestado, sendo no entanto necessário pagara a deslocação do técnico. Quando estara disponivel a aplicação? Neste momento não existe nenhuma previsão de quando possa estar concluida. Regras do FÓRUM
karva Posted October 23, 2006 at 06:32 PM Report #59643 Posted October 23, 2006 at 06:32 PM forca, parece prometedor 😁 Proud LEIC-A@IST student!
Hipnoted Posted October 23, 2006 at 07:56 PM Report #59678 Posted October 23, 2006 at 07:56 PM Uma apresentação bem esclarecedora... 😁 Promete... "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
Preatorian Posted October 24, 2006 at 10:58 AM Report #59759 Posted October 24, 2006 at 10:58 AM 1) OS e Plataforma: Sugiro windows e VB.NET (ou qualquer coisa .NET) 😄 so disse VB pk e onde trabalho e sei k funciona 2) Base de Dados: Sugiro MS-SQL 2005 Express ( compativel com o anterior) 3) Porque não touchscreen também? e so fazer butões nos forms.... ( a tecnologia touchscreen é independente do programa. o dedo no ecrã funciona como rato) 4) Pena não ser software pago, que assim ajudava no projecto se recebesse X 😄 sendo assim dou so umas dicas por aqui 🙂
Hipnoted Posted October 24, 2006 at 11:01 AM Report #59760 Posted October 24, 2006 at 11:01 AM 4) Pena não ser software pago, que assim ajudava no projecto se recebesse X 😄 sendo assim dou so umas dicas por aqui 🙂 Discordo, ainda bem que é um software não pago. É de louvar... "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
karva Posted October 24, 2006 at 11:13 AM Report #59761 Posted October 24, 2006 at 11:13 AM O que é ? CR Gest pretende ser uma alternativa gratuita ao WinRest mas sem funcionalidade Touch Screen. Esqueceste-te de ler este promenor Proud LEIC-A@IST student!
Ridelight Posted October 24, 2006 at 11:46 AM Author Report #59764 Posted October 24, 2006 at 11:46 AM 1) OS e Plataforma: Sugiro windows e VB.NET (ou qualquer coisa .NET) 😄 so disse VB pk e onde trabalho e sei k funciona Será para Windows e será feito em Visual Basic 6.0 2) Base de Dados: Sugiro MS-SQL 2005 Express ( compativel com o anterior) Base de dados será o Microsoft Acess. 3) Porque não touchscreen também? e so fazer butões nos forms.... ( a tecnologia touchscreen é independente do programa. o dedo no ecrã funciona como rato) Sendo assim se o touchscreen so tem a ver com o hardware terá suporte para touchscreen pois os butões são grandes e com imagens dos produtos. 4) Pena não ser software pago, que assim ajudava no projecto se recebesse X 😄 sendo assim dou so umas dicas por aqui 🙂 O P@P é uma comunidade de apoio a software nacional gratuito, aqui não pensamos no lucro, programamos por gosto não por dinheiro ! Regras do FÓRUM
Ridelight Posted October 24, 2006 at 11:48 AM Author Report #59765 Posted October 24, 2006 at 11:48 AM Talvez em fase mais avancada do projecto possa abrir o código para implementação de novas funcionalidades ou adaptação do motor do CR Gest a outro tipo de áres de comércio de bens e serviços. Regras do FÓRUM
perdido_e_sozinho Posted October 24, 2006 at 11:53 AM Report #59767 Posted October 24, 2006 at 11:53 AM Confesso que também não escolhes os piores do mercado. Mas é pelos primeiros que se deve tirar oo modelo. Qanuto ao projectos só acho que deves ponderar melhor algumas coisas: A Plataforma e Linguagens: Vais ter versão para PDA (para pedido nas mesas)? Se vais controlar caixa/impressoras? Se vais ter versão para windows e/ou linux? Eu sugeriria VB.NET 2005 + MySQL para funcionamento em rede Nome: Acho que lhe falta algo, um pouco mais apelativo e fácil de fixar! Touch Screen vs Teclado: Não me parece muito simples as pessoas fixarem o que corresponde ao quê num teclado normal. Poderias pensar no uso de um teclado programável, que normalmente é vendido em soluções POS para restaurantes e lojas. Além disso desenvolver para touch screen em windows com VB.NET 2005 mão é complicado, é uma questão de interface. Licença: Concordo e não concordo com o facto de este ser freeware. Na realidade o ideal seria manter 2 versões, uma não free de preço simbólico e outra totalmente free, ou em alternativa lbertar o código fonte para a criação de sub projectos. Mas isto é a minha opinião, além disso este projectos parece-me interessante. PS: Não te esqueças da legislação em vigor! edit: tópico corrigido
Ridelight Posted October 24, 2006 at 12:03 PM Author Report #59768 Posted October 24, 2006 at 12:03 PM Vais ter versão para PDA (para pedido nas mesas)? É pá em principio não, ainda não sei como fazer isso ! Isto tambem é free pois é destinado a pequenos estabelecimentos ! Confesso que também não escolhes os piores do mercado. Mas é pelos primeiros que se deve tirar oo modelo. Exacto tentarei basear-me no WinRest mas não tão cinzento a nivel de inteface. Se vais ter versão para windows e/ou linux? Eu sugeriria VB.NET 2005 + MySQL A versão será só para Windows, Vb.Net 2005 e MySql não são coisas para mim ! ? Nome: Acho que lhe falta algo, um pouco mais apelativo e fácil de fixar! Aceito sugestões, CR Gest é Gestão (gest) de Café © e Restaurante ®. Touch Screen vs Teclado: Não me parece muito simples as pessoas fixarem o que corresponde ao quê num teclado normal. Poderias pensar no uso de um teclado programável, que normalmente é vendido em soluções POS para restaurantes e lojas. Além disso desenvolver para touch screen em windows com VB.NET 2005 mão é complicado, é uma questão de interface. O controlo com o teclado vai ser extremamente simples, não iras precisar de decorar teclas pois estarao indicadas no desktop. Licença: Concordo e não concordo com o facto de este ser freeware. Na realidade o ideal seria manter 2 versões, uma não free de preço simbólico e outra totalmente free, ou em alternativa lbertar o código fonte para a criação de sub projectos. E qual seria a diferenca entre a Free e a não Free ? PS: Não te esqueças da legislação em vigor! A que te referes ? Regras do FÓRUM
perdido_e_sozinho Posted October 24, 2006 at 12:19 PM Report #59773 Posted October 24, 2006 at 12:19 PM Com o VB.NET 2005 podes fazer aplicações para PDA. Aconcelho-te a converter-te ao VB.NET porque mais cedo ou mais tarde os programas feitos em VB 6.0 vão ser incompatíveis com o Windows (leia-se Vista) Não é muito diferente fazer uma aplicação VB.NET + Access de VB.NET + MySQL Qunato ao nome não estou muito inspirado. Lembra-te que o público alvo da aplicação não é muito informatizado, pelo que o sistema mais simples de aprender é mais viável de dar sucesso á aplicação. Por exemplo dizendo que a free era o EasyCafe e a paga EasyRestaurant poderia limitar o numero de mesas, e dar assistencia técnica por email. de facto isso implica definir um sistema de licencas, algo que nem sempre é simples de explorar. Existe legislação em vigo que diz que quando se paga mais de 9€ se é obrigado a passar factura.
shumy Posted October 24, 2006 at 12:21 PM Report #59774 Posted October 24, 2006 at 12:21 PM Bem... Eu como experiência propria, já trabalhei com o winrest e até já descodifiquei parte dos conteudos da suposta BD do winrest (até porque aquilo tá tudo em ficheiros de texto). No final de curso embarquei num projecto semelhante e posso dar-te mais valias onde podias apostar para que esse software tenha realmente sucesso ao fazer frente com o winrest. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
perdido_e_sozinho Posted October 24, 2006 at 12:27 PM Report #59775 Posted October 24, 2006 at 12:27 PM Bem... Eu como experiência propria, já trabalhei com o winrest e até já descodifiquei parte dos conteudos da suposta BD do winrest (até porque aquilo tá tudo em ficheiros de texto). No final de curso embarquei num projecto semelhante e posso dar-te mais valias onde podias apostar para que esse software tenha realmente sucesso ao fazer frente com o winrest. O problema de fazer um software concorrente ao Winrest não é a bd, eu tb trabalhei com ele e sei o qaunto é complexo, mas flexível e quantidade de funcionalidades e plataformas com o qual é compatível, assim como todos os acessórios que pode usar (balanças, comandos, identificadores, mostradores, multimonitores, etc..) è peciso pensar no que se diferenciar e coo ser diferente, uamvez que o winrest está em média 2 anos à frente da concorrencia.
shumy Posted October 24, 2006 at 12:34 PM Report #59777 Posted October 24, 2006 at 12:34 PM Bem... Eu como experiência propria, já trabalhei com o winrest e até já descodifiquei parte dos conteudos da suposta BD do winrest (até porque aquilo tá tudo em ficheiros de texto). No final de curso embarquei num projecto semelhante e posso dar-te mais valias onde podias apostar para que esse software tenha realmente sucesso ao fazer frente com o winrest. O problema de fazer um software concorrente ao Winrest não é a bd, eu tb trabalhei com ele e sei o qaunto é complexo, mas flexível e quantidade de funcionalidades e plataformas com o qual é compatível, assim como todos os acessórios que pode usar (balanças, comandos, identificadores, mostradores, multimonitores, etc..) è peciso pensar no que se diferenciar e coo ser diferente, uamvez que o winrest está em média 2 anos à frente da concorrencia. Nem sequer mencionei os problemas de fazer o software. É nesse aspecto que estou ciente no que podes fazer para te pores á frente dele. Trabalhaste com ele, e eu dei suporte a ele inclusive aquelas coisa horrorosas que eles têm ligado as portas COM para licenciar o software. Mais não posso dizer... Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
perdido_e_sozinho Posted October 24, 2006 at 12:37 PM Report #59778 Posted October 24, 2006 at 12:37 PM Trabalhaste com ele, e eu dei suporte a ele inclusive aquelas coisa horrorosas que eles têm ligado as portas COM para licenciar o software. são essas coisas horrorosas que os permitem ter um software tão bom
shumy Posted October 24, 2006 at 12:46 PM Report #59779 Posted October 24, 2006 at 12:46 PM ok pronto... quando estiver alguma coisa feita gostava de ver, se puder. Como parece que não precisas de ajuda fica só uma nota. Aconselhava no uso de Java, este iria dar-te algumas vantagens quase instantânias no que se refere aos problemas que o winrest têm. Assim como ficares á frente em alguns projectos que a proprio grupo PIE tem em mente. Boa sorte Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
perdido_e_sozinho Posted October 24, 2006 at 12:54 PM Report #59781 Posted October 24, 2006 at 12:54 PM ok pronto... quando estiver alguma coisa feita gostava de ver, se puder. Como parece que não precisas de ajuda fica só uma nota. Aconselhava no uso de Java, este iria dar-te algumas vantagens quase instantânias no que se refere aos problemas que o winrest têm. Assim como ficares á frente em alguns projectos que a proprio grupo PIE tem em mente. Boa sorte Atenção o projecto não é meu! Eu apenas deu um opinião, e tenho estado a defende-la.
shumy Posted October 24, 2006 at 01:12 PM Report #59784 Posted October 24, 2006 at 01:12 PM Mas a ideia é boa. Não precisas de a defender contra mim. Apoiado... ridelight se quiseres mais informações contacta. O software embora possa ser livre existe sempre margem para dar suporte. E isso é bastante apreciado nos clientes, principalmente quando este têm informações importante que podem perder. E quando o sistema avaria dias antes do prazo limite de entrega das contas para as financas... até sobem pelas paredes. Pensar numa forma de dar melhor suporte ao produto era um ponto bastante positivo. Nesse aspecto a plataforma java daria um grande alavanca. Ter aplicações em que se pode lançar via web com actualizações instantâneas de software era de lovar para os clientes da restauração. Também não tou aqui a fazer publicidade ao java até porque sou mais um fan de .NET, mas tenho de dar credito ao que se pode fazer com java nestes ambientes. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
skin Posted October 24, 2006 at 01:14 PM Report #59786 Posted October 24, 2006 at 01:14 PM Eu acho uma óptima ideia 🙂 força nisso! Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King
Preatorian Posted October 24, 2006 at 05:27 PM Report #59815 Posted October 24, 2006 at 05:27 PM shumy, o .NET 2005 penso que tb ja tem isso. tanto por deploy, como automaticamente feito por ti por webservices VB6.0 + access = morto VB.net + SQL2005 (para pdas caso seja o caso, embora o custo de um PDA seja demasiado elevado 🙂 mais vale comprar a minha velha TI-83 plus e programar aquilo xD) VB.net + .Net Compact Network + SQL Compact para windows mobile 2005. Aposta mais no touchscreen, e convinha falares com 1 cliente de restauração que nao se importe de acompanhar o teu projecto. Em relação a ser free, sei muito bem que programar tira tempo e isso, e nao te custava nada cobrar 8 euros ( porque qualquer gestor prefere comprar o teu por 8 euros do que o winrest por mais, CASO as funcionalidades sejam as mesmas) e por exemplo passado 1 ou 2 anos, passava a free e libertavas o codigo. Nome: SGR - Sistema de Gestão de Restauração (caso tenha backoffice)
Recommended Posts