Jump to content

qsort de estruturas

polska

Recommended Posts

Boas pessoal, estava a tentar ordenar uma estrutura mediante o seu valor size, com o qsort, mas não sei como colocar na função compara...

eu pensei nisto:

struct ex{
int size, inicio, fim;
}noCover[200];

int compara(const void *a, const void *b)
{
   struct ex *c, *d;
   c = noCover[*a].size;
   d = noCover[*b].size;

return(*(int*)c-*(int*)d);
}

Mas dá erro no [*a] e [*b], dizendo " expression must be a pointer to complete a object type ", secalhar estou a fazer uma grande trapalhada, xD, mas enfim.. Alguém me pode ajudar?

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

{
 const struct ex *c, *d;   // temporary variable
 c = a;                    // convert and assign
 d = b;                    // convert and assign
 return c->size - d->size; // compare struct members
}
Edited by pmg

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

{
 c = a;					// convert and assign
 d = b;					// convert and assign
}

c = a; // convert and assign

d = b; // convert and assign

error C2440: '=' : cannot convert from 'const void *' to 'const ex *'

xD

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

c = a; // convert and assign

d = b; // convert and assign

error C2440: '=' : cannot convert from 'const void *' to 'const ex *'

xD

compila com um compilador de C em vez de C++

• Vote 1

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Não tenho :s , uso o ultimate da microsoft e só compila C++ . Posso é tentar no Mingw .

Eu instalei o Eclipse mas não consegui criar um projecto direito, simplesmente aquilo se eu escolhesse por exemplo ambiente de trabalho, o projecto era criado lá, e tudo o que continha o projecto era o que eu tinha mesmo no ambiente, ou seja, eu apagava o projecto, apagava o ambiente de trabalho xD

para tirares o erro faz o seginte:

{
 c = (const struct ex*)a;										// convert and assign
 d = (const struct ex*)b;										// convert and assign
}

Tens que ter atencao que estas a programar em C++ e nao em C, por isso tenta por na seccao correcta.

EDIT: Em C++ nao e' necessario o struct no static cast

Edited by pikax

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

para tirares o erro faz o seginte:

{
 c = (const struct ex*)a;										// convert and assign
 d = (const struct ex*)b;										// convert and assign
}

Tens que ter atencao que estas a programar em C++ e nao em C, por isso tenta por na seccao correcta.

EDIT: Em C++ nao e' necessario o struct no static cast

Estou mesmo a programar em C, o compilador compila, o problema são mesmo casos destes... Vou ter de arranjar um compilador para C, sugeres algum? Eu se calhar tentava o eclipse outra vez, mas sugeres algum?

Retirou o erro e compilou, mas deu erro na função qsort, deu erro ao aceder a uma posição inválida ;/ .

Estou mesmo a programar em C, o compilador compila, o problema são mesmo casos destes... Vou ter de arranjar um compilador para C, sugeres algum? Eu se calhar tentava o eclipse outra vez, mas sugeres algum?

O eclipse e' uma IDE e nao um compilador, para windows uso o MinGW e programo no CodeBlocks, mas isso e' a IDE que gostas mais. O eclipse nao uso, porque tenho que ver se arranjo algum curso para aprender a fazer alguma coisa com ele 😄 Ainda falam que o Visual Studio e' complicado 🙂

EDIT:

Retirou o erro e compilou, mas deu erro na função qsort, deu erro ao aceder a uma posição inválida ;/ .

E' o problema dos static_cast, escondem os erros, ja que estas a usar o VS, usa o debugger para descubrir o problema

EDIT2:

No meu corre direito :/

#include <vector>
#include <stdio.h>
//#include <algorithm>
#include <map>
#include <windows.h>
#include <iostream>
#include <stdlib.h>

struct ex{
int size, inicio, fim;
}noCover[200];

{
 c = (const ex*)a;  // convert and assign
// printf("c = %d\n",c->size);
 d = (const ex*)b;  // convert and assign
 //printf("d = %d\n",d->size);
}

int main()
{

for(int i=199;i>=0;i--)
   {
    noCover[i].size=199-i;
   }

qsort(noCover,200,sizeof(ex),compara);

for(int i=0;i<200;i++)
    printf("%d\n",noCover[i].size);
}

Edited by pikax

O eclipse e' uma IDE e nao um compilador, para windows uso o MinGW e programo no CodeBlocks, mas isso e' a IDE que gostas mais. O eclipse nao uso, porque tenho que ver se arranjo algum curso para aprender a fazer alguma coisa com ele 😄 Ainda falam que o Visual Studio e' complicado 🙂

EDIT:

E' o problema dos static_cast, escondem os erros, ja que estas a usar o VS, usa o debugger para descubrir o problema

EDIT2:

No meu corre direito :/

#include <vector>
#include <stdio.h>
//#include <algorithm>
#include <map>
#include <windows.h>
#include <iostream>
#include <stdlib.h>

struct ex{
int size, inicio, fim;
}noCover[200];

{
 c = (const ex*)a;  // convert and assign
// printf("c = %d\n",c->size);
 d = (const ex*)b;  // convert and assign
 //printf("d = %d\n",d->size);
}

int main()
{

for(int i=199;i>=0;i--)
{
	noCover[i].size=199-i;
}

qsort(noCover,200,sizeof(ex),compara);

for(int i=0;i<200;i++)
	printf("%d\n",noCover[i].size);
}

Tens sempre a edição da PROGRAMAR com um tutorial de programação android no eclipse xDD

Fogo eu acho que vou começar a programar só em context ou notepad++ e executo em linha de comandos xD !

Qual a diferença exacta de IDE e compilador? O code blocks é um IDE e dá para compilar não é? xD

(IDE's para C? tou lixado 😄 )

Eu vou ver se conssigo correr no mingw

Edited by polska

Tens sempre a edição da PROGRAMAR com um tutorial de programação android no eclipse xDD

Vou ter que ver isso 🙂

Fogo eu acho que vou começar a programar só em context ou notepad++ e executo em linha de comandos xD !

Qual a diferença exacta de IDE e compilador? O code blocks é um IDE e dá para compilar não é? xD

(IDE's para C? tou lixado 😄 )

Eu vou ver se conssigo correr no mingw

IDE= Integrated Development Enviroment

Compilador = Traduz codigo escrito em byte code(e' o que o PC percebe), exemplos sao: GCC, MinGW, VC, etc.

IDE e' programa que tu editas/ fazes os programas, por exemplo o VisualStudio, Eclipse, Notepad++ sao IDE, muitas das vezes a IDE vem com compiladores.

Compilador e' o que faz o programa funcionar num OS.

O notepad tambem seria uma IDE se colorisse o Codigo 😄

• Vote 1

IDE= Integrated Development Enviroment

Compilador = Traduz codigo escrito em byte code(e' o que o PC percebe), exemplos sao: GCC, MinGW, VC, etc.

IDE e' programa que tu editas/ fazes os programas, por exemplo o VisualStudio, Eclipse, Notepad++ sao IDE, muitas das vezes a IDE vem com compiladores.

Compilador e' o que faz o programa funcionar num OS.

Percebido, thanks 😄

O notepad tambem seria uma IDE se colorisse o Codigo 😄

E colore xDD, no notepad++ tens um menu em cima que diz linguagem, é só escolher :b ....

Eu tenho um fascinio pelos editores de texto normal, principalmente pello gdit do ubuntu, mas não sei porquê, mesmo 😄

Edited by polska

E colore xDD, no notepad++ tens um menu em cima que diz linguagem, é só escolher :b ....

Eu tenho um fascinio pelos editores de texto normal, principalmente pello gdit do ubuntu, mas não sei porquê, mesmo 😄

Tava a falar do Notepad do windows 😄

O Notepad++ e' a IDE que gosto mais para programar em PHP, claro se nao tiver acesso ao DreamWeaver 😄

Tava a falar do Notepad do windows 😄

O Notepad++ e' a IDE que gosto mais para programar em PHP, claro se nao tiver acesso ao DreamWeaver 😄

ahahahah, certo xD

Eu só não uso muito editores normais porque gosto mais dos breakpoints do que dos printf's, mas era bom começar a largar o vício 😄

Eu só não uso muito editores normais porque gosto mais dos breakpoints do que dos printf's, mas era bom começar a largar o vício 😄

Os breakpoints sao muito mais praticos do que printf's, por isso nao e' um mau vicio, eu so' nao uso o VS para compilar os codigos que metem aqui no forum porque sou obrigado a criar um projecto no VS 😄 e no codeblocks ainda nao atinei com o Debugger 😄

Até tens razão, mas caso não atines com os breakpoints (eu não atinei no Code Blocks), tás lixado 😄 !

Isso é mesmo seca, é um projecto para tudo no VS xD

Nao e' assim um problema muito grande, ja' que so' uso o C::B para fazer projectos pequenos, gosto mais do VS 🙂

Eu também xD .

Já agora em contexto do off-topic, no mingw, para projectos em C também se executa gcc exemplo.cpp -o -p ?

o argumento -o é para dares um nome ao ficheiro final, no entanto não tens nenhum, e o -p não é obrigatório só serve para criar código extra para analise do executável.

conclusão, basta

gcc -o exec.exe exemplo.c

isto para c

visto estas a criar ficheiros c++ (.cpp) deverás usar o compilar c++ : g++

g++ -o exec.exe exemplo.cpp
  • Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

o argumento -o é para dares um nome ao ficheiro final, no entanto não tens nenhum, e o -p não é obrigatório só serve para criar código extra para analise do executável.

conclusão, basta

gcc -o exec.exe exemplo.c

isto para c

visto estas a criar ficheiros c++ (.cpp) deverás usar o compilar c++ : g++

g++ -o exec.exe exemplo.cpp

obrigado 😉