Jump to content

Como fazer update de um numero indefinido de rows

XicoXperto

Recommended Posts

Boas malta,

Hoje venho fazer uma sondagem XD

Isto é o seguinte temos:

- 1 cliente

- x contactos

- y documentos

Ok, a minha ideia para quando fazer um update às tabelas era, apagar tudo o que tinha, e voltar a inserir os dados (sejam eles novos, ou não).

Pois o problema está tanto no numero de elementos (contactos e/ou documentos) e se estão (ou não) alterados.

Como acredito que hajam opções mais eficazes decidi postar para saber quais as formas que a malta usa para estes casos. Não percebo muito de analises, mas acredito que existam formas que consumam menos processamento na base de dados...

(no meu caso estou a trabalhar com MySQL , mas penso que a ideia seja igual para as varias BD's)

Eu sei que nao ajuda ... mas eu faco dessa maneira: apago tudo o que é relevante e crio novamente com as opcoes certas.

Tem a vantagem do codigo ser facilimo de compreender -- principalmente olhando para o comentario 🙂

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

apagar tudo o que tinha, e voltar a inserir os dados (sejam eles novos, ou não).

tens a noção que isso não teoricamente correto por que estás a remover relações que na realidade não são para remover (mesmo que mais a frente as vás adicionar novamente)

e que tal assim

$lista_a_atualizar;
$lista_na_bd;

// preencher o array $lista_a_atualizar com os dados do pedido/request
// o preenchimento deverá seguir a norma
// id do registo => lista de valores
...

// ler os registos na base de dados para a $lista_na_bd;
// o preenchimento deverá seguir a norma
// id do registo => lista de valores
...

// processar os registos a serem criados/atualizados
foreach ($lista_a_atualizar as $id => $valores)
{
 if (array_key_exists($lista_na_bd, $id))
 {
   // actualizar registo
   ...
   // remover da $lista_na_bd
   unset($lista_na_bd[$id]);
 }
 else
 {
   // criar registo
   ...
 }
}

// o que sobra na lista $lista_na_bd são os registos a serem removidos
foreach ($lista_na_bd as $id => $valores)
{
 // remove da base de dados
 ...
}
  • Vote 2
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Isso não iria funcionar (pelo menos no meu caso) porque quando o utilizador pretender editar os dados, são todos carregados de novo para o browser, e após isso o utilizador pode, manter, alterar, remover ou adicionar elementos.

O timestamp seria sempre actualizado, não é? E depois haveria o problema dos novos e dos removidos e ainda teria que adicionar a cada tabela onde isso acontece mais uma coluna.

A ideia do HappyHippyHippo foi bastante interessante, tal que eu estava a usar o outro metodo de apagar tudo e voltar a inserir, e realmente este método funcionou perfeitamente...

Tem mais linhas de código, mas imagino que a performance seja melhor...