Jump to content

Mau Início

jasfmonteiro

Recommended Posts

Boas Tardes,

Tive um mau ínicio com a programação em C++. A verdade é que não é bem com a linguagem mas sim com o meu compilador (GCC).

Tenho instaldo o Fedora 16 e quando compilei o seguinte código apareceu uma mensagem de erro.

O código foi o mítico "Hello World":

#include <iostream.h>

int main(){
 cout << "Hello, World!";
 return 0;
}

E quando compilei com o comando.

gcc hello_world.cpp

A mensagem de erro foi:

hello_world.cpp:1:22: fatal error: iostream.h: No such file or directory

compilation terminated.

Alguém pode-me ajudar...

Edited by anolsi
Adicionado o geshi

tens dois erros:

1º - o header que pretendes chamar é o iostream, no entanto em c++ é normal estes headers não terem terminação

#include <iostream>

2º - todas as funcionalidades definidas na STL (como as do iostream) estão implementadas dentro de um namespace (uma especie de separador) com o nome "std"

agora, tens duas soluções

- ou fazes a chamada com o prefixo desse namespace

std::cout << "Hello, world!";

- ou dizes à cabeça que estar a trabalhar dentro desse namespace

#include <iostream>
using namespace std;

ps : tens ainda um 3º erro mas não no código .. estás a chamar o compilador de C e não o de C++. o compilador de C++ é o g++ e não o gcc

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

tens dois erros:

1º - o header que pretendes chamar é o iostream, no entanto em c++ é normal estes headers não terem terminação

#include <iostream>

2º - todas as funcionalidades definidas na STL (como as do iostream) estão implementadas dentro de um namespace (uma especie de separador) com o nome "std"

agora, tens duas soluções

- ou fazes a chamada com o prefixo desse namespace

std::cout << "Hello, world!";

- ou dizes à cabeça que estar a trabalhar dentro desse namespace

#include <iostream>
using namespace std;

ps : tens ainda um 3º erro mas não no código .. estás a chamar o compilador de C e não o de C++. o compilador de C++ é o g++ e não o gcc

Muito Obrigado e só mais uma pergunta isto é só para distribuições em Ambiente Linux ou aplica-se também ao Windows?

Mas o livro porque que me estou a guiar disse que aquilo bastava. =O

MUDA DE LIVRO, então! 🙂

Eu ainda não acabei o livro de C++ que comecei a ler, mas como já conheço minimamente bem C, C++ não é muito diferente... No entanto aconselho-te a lê-lo, http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/ , podes lê-lo online 🙂 .

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.