Jump to content

[Resolvido] Como aceitar arquivos arrastados?

User LoL

Recommended Posts

Tenho um form,com um richtextbox,quando o app esta em execução,eu arrasto um arquivo de texto pra cima do richtextbox,mas aparece a setinha de negação "X" ou seja,nao tem como arrastar o arquivo de texto,pro richtextbox,como eu faço pra o richtextbox aceitar que sejam arrastados arquivos,e ele conseguir ler o arquivo de texto quando for arrastado pra la?

Funciona bem,só esta parte que não,essa seria a parte responsavel por aceitar arquivos arrastados,conforme o link,eu só adicionei esse código,falta mais oque alem disso?

Private Sub RichTextBox1_DragDrop(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.DragEventArgs) Handles RichTextBox1.DragDrop
    RichTextBox1.Text = e.Data.GetData(DataFormats.Text)
   End Sub
   Private Sub RichTextBox1_MouseDown(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles RichTextBox1.MouseDown
    RichTextBox1.DoDragDrop(RichTextBox1.Text, DragDropEffects.Copy)
   End Sub

Volta a ler o artigo, aqui http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:dragdrop#para_ficheiros

Quando arrastas um ficheiro, o conteúdo não é DataFormats.Text, mas DataFormats.FileDrop e compreende o caminho absoluto para o ficheiro.

Isto significa que no handler do DragDrop, tens de ler o texto do ficheiro e só depois dar à RichText.

O artigo tem um exemplo parecido...

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Estudei melhor o código e não vi utilidade nenhuma na segunda parte,a MouseDown,pelo contrário ,essa parte do código estava me atrapalhando,então resolvi personalizar e enxugar esse código,funcionou,ficou assim

Private Sub RichTextBox1_DragDrop(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.DragEventArgs) Handles RichTextBox1.DragDrop
    Dim rich As String() = e.Data.GetData(DataFormats.FileDrop)
    For Each f As String In rich
richtextbox1.text = f

Obrigado Ribeiro