Jump to content

Topas 2009 - exercício D

polska
 Share

Recommended Posts

Já agora, @mogers, e no caso do TOPAS 2009 , exercicio D, cuja tarefa e esta:

Pretende-se analisar uma sequência interacções de Ali Baba com o sistema biométrico da caverna e escrever um programa para determinar o número máximo de vezes seguidas que conseguiu abrir a porta sem dificuldades. O programa analisará um registo de ocorrências em que 1 1 designa abertura sem problemas e 1 0 um insucesso. Depois dum insucesso haverá sempre uma sequência de zero ou mais tentativas falhadas (cada uma representada por 0) que terminará por 1 (sucesso) ou por 2 (desistência). Cada linha de input apresenta uma ocorrência, com excepção da última linha que é sempre -1 -1. O output será uma linha com o valor pedido.

Se eu ler os dados assim:

#include <cstdio>
int main()
{
int tmp(0), conta(0), x, y;
for(; 
{
 scanf("%d %d", &x, &y);

if(x == -1 && y == -1)
  break;
 if(x == 1 && y == 1)
  tmp++;
 else
 {
  if(tmp > conta)
conta = tmp;
  tmp = 0;
 }
}
printf("%d\n", conta);
return 0;
}

Vai dar mal, porque se eu introduzir um 1 apenas, a outra variavel fica na mesma com o valor que já tinha anteriormente e pode entrar nas comparações asseguir, contando soluções a mais...

Então leio como string com o fgets e faço as comparações:

#include <cstdio>
int main()
{
int tmp(0), conta(0), x, y;
char som[10];
for(; 
{
 fgets(som, sizeof(som), stdin);

if(som[0] == '-');
  break;
 if(som[0] == '1' && som[2] == '1')
  tmp++;
 else
 {
  if(tmp > conta)
conta = tmp;
  tmp = 0;
 }
}
printf("%d\n", conta);
return 0;
}

Mas desta maneira, o primeiro input que dou entra sempre na primeira comparação ( if(som[0] == '-') ) e sai logo do for... apresentando 0, como óbvio, :s .

Por exemplo, introduzo 1 1, e ele em vez de falhar na condição não, entra e faz o break..

Edited by polska

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Hmmm ... basicamente 'e contar as linhas seguidas "1 1", certo?

Sugiro-te que, de futuro, nao mistures problemas.

Este topico e do problema do gambozino. Devias ter feito outro topico para o ladrao.

Edited by pmg

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Neste caso não me parece boa ideia usar o scanf a ler 2 elementos, podias simplesmente separar os estados do programa: enquanto abriu com sucesso lês 2 valores, enquanto está a falhar só lês 1 valor.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Hmmm ... basicamente 'e contar as linhas seguidas "1 1", certo?

Sugiro-te que, de futuro, nao mistures problemas.

Este topico e do problema do gambozino. Devias ter feito outro topico para o ladrao.

Penso que sim, a minha solução não foi aceite mas penso que seja só isso, a minha leitura de inputs é que esta mal e por isso falhou...

Eu só coloquei o problema aqui porque a minha questão se tratava de como ler o input, que era o que estava a ser discutido anteriormente..

🙂

Neste caso não me parece boa ideia usar o scanf a ler 2 elementos, podias simplesmente separar os estados do programa: enquanto abriu com sucesso lês 2 valores, enquanto está a falhar só lês 1 valor.

for(; 
{
 scanf("%d %d", &x, &y);

if(x == -1 && y == -1)
 break;

if(x == 1 && y == 0)
 {
 if(tmp > conta)
  conta = tmp;
 tmp = 0;
 while(scanf("%d", &x))
	if(x == 1 || x == 2)
	 break;
 }
 else
  tmp ++;
}

leu o input sem problemas, é isto que me disseste certo? 🙂

Edited by polska

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.