Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas a todos,

Estou de momento a desenvolver um projecto VBA Excel que passa por registar os dados de um form numa sheet de forma a poder usar esses dados para posteriormente serem transformados em gráficos que permitam visualizar a eficiência em termos de produção. Acho que é um projecto interessante e que poderá até ser útil para outros users (ou não!).

Este projecto é um exemplo que poderá ser aplicado num ambiente fabril, onde os operadores de máquinas poderão seleccionar, preencher e gravar os dados (o nome, a máquina em que estão a trabalhar, o turno, o produto que estão a produzir, que paragens existiram na produção e o tempo que duraram essas paragens).

Criei também vários forms tipo menu de gestão para adicionar/remover (operadores, máquinas, paragens, produtos, etc).

So far so good, a questão coloca-se agora nos dynamic ranges, até agora estive a fazer com fixed named ranges mas pretendia que fosse dinâmico para todos os efeitos.

Em segundo lugar depois de configurar os dynamic ranges pretendia que as rowsources das combo boxes e list boxes apenas colocassem valores sem serem blanks.

Outra questão seria também arranjar forma de autocompletar labels a partir da escolha de um valor de uma combo box.

Mas voltando à questão inicial dos dynamic ranges que me parece ser primária, sem isto não consigo trabalhar no restante, pretendia alguma ajuda/dicas nesse sentido.

Tenho um ficheiro que poderei enviar ou partilhar pelo Google Drive aos interessados nesta nobre causa de ajudar um rookie nestas andanças!

Thx in advance

André