falco Posted July 21, 2012 at 09:34 AM Report #469478 Posted July 21, 2012 at 09:34 AM Antes de mais, devo dizer que isto, não é um anuncio de emprego. Em Portugal, há uma enorme falta de programadores de Perl, que se acentua ainda mais para programadores com experiência. Por isso se gostam de Software Livre, se gostam de uma linguagem de programação divertida, que tem uma comunidade muito forte a nível mundial, se gostam trabalhar com sistemas *nix e em algumas das maiores empresas de Portugal (as empresas utilizadoras de Perl). Então aprendam e pratiquem Perl!
Guest Posted July 21, 2012 at 06:45 PM Report #469548 Posted July 21, 2012 at 06:45 PM (edited) Falco só por curiosidade para o que as empresas estão a usar perl em portugal? Podes dar uns exemplos de empresas e para que que usam perl, confesso que estou muito curioso 🙂 Edited July 21, 2012 at 07:25 PM by Guest
thoga31 Posted July 21, 2012 at 08:57 PM Report #469582 Posted July 21, 2012 at 08:57 PM (edited) Um exemplo do poder do Perl, que é imenso, está presente no filme The Social Network, onde o Mark utiliza 3 vezes um script em Perl para contornar os problemas de obtenção de imagens em pesquisas e etc, automatizando os processos. Claro que isto não é mais do que um mísero exemplo, uma gota num oceano imenso. Atenção, eu não programo Perl e não sei nada de Perl. Mas é uma LP que está definitivamente na minha lista de objectivos futuros. De momento, estou mais virado para a programação funcional. @falco: faz falta apelos destes. O pessoal tem de acordar e ver as potencialidades do Open Source e destas LPs que superam em muito muitas daquelas que são consideradas as melhores e, por conseguinte, as mais utilizadas. 🙂 Edited July 21, 2012 at 08:57 PM by thoga31 Knowledge is free!
Guest Posted July 21, 2012 at 09:10 PM Report #469585 Posted July 21, 2012 at 09:10 PM Não, percebeste mal eu nao estava a pedir para o falco me mostrar o poder do perl, que eu proprio consigo entender isso 😉 . O que eu estava a perguntar era para me disser em que tipos de trabalhos o perl é usado nas grandes empresas portuguesas.
falco Posted July 21, 2012 at 09:18 PM Author Report #469587 Posted July 21, 2012 at 09:18 PM Sim posso! Não sei todas, porque não é comum falar-se publicamente de ferramentas que são desenvolvidas e utilizadas internamente nas empresas, vou falar daquelas que sei, porque, ou já trabalhei lá, ou conheço quem o faça e me informou. Também vou mencionar utilizadores finais e não empresas de outsourcing e/consultoria (excepto se também desenvolverem internamento com Perl): AR Telecom Grupo Zon Multimédia Grupo Sonae.com Grupo Portugal Telecom Alcatel Lucent Portugal Logo (seguradora) Log OSCON Caixa Geral de Depósitos EuroTux Vodafone Portugal Atenção, eu não programo Perl e não sei nada de Perl. Mas é uma LP que está definitivamente na minha lista de objectivos futuros. De momento, estou mais virado para a programação funcional. Podes fazer programação funcional com Perl! Há mesmo um livro dedicado à programação funcional com Perl o Higher Order Perl. Que podes obter gratuitamente em: http://hop.perl.plover.com/ O Perl é agnóstico em relação a paradigmas. A sua filosofia é: "there's more than one way to do it. Tipo de trabalhos? Um pouco de tudo. Desde scripts para ajudar na administração de sistemas e redes, a aplicações de aprovisionamento, a aplicações de monitorização, sites com gestão de conteúdos bastante avançada, ETL, etc... O Perl é uma linguagem muito flexível e por isso pode e é utilizado para um pouco de tudo.
thoga31 Posted July 21, 2012 at 09:25 PM Report #469589 Posted July 21, 2012 at 09:25 PM (edited) Podes fazer programação funcional com Perl! Há mesmo um livro dedicado à programação funcional com Perl o Higher Order Perl. Que podes obter gratuitamente em: http://hop.perl.plover.com/ O Perl é agnóstico em relação a paradigmas. A sua filosofia é: "there's more than one way to do it. Obrigado pelo livro, já tenho nos favoritos. De facto não conhecia essa filosofia do Perl, mas é uma filosofia muito boa 😄 Quando digo que estou mais virado para a programação funcional, refiro-me a linguagens como Haskell. Dei uma ligeira entrada neste mundo com Python pois é uma mudança mais progressiva e não repentina, mas agora que já conheço a sua sintaxe pretendo começar a dar uma vista de olhos em Haskell. Todavia, assim de repente, Perl parece-me uma grande candidata a próxima LP, junto com, possivelmente, R (além de Open Source, dar-me-ia muito jeito na minha área). btw, não sei se tens tempo, mas podias escrever uns artigos porreiros sobre Perl, e até mesmo utilidades em GNU/Linux como programas não interactivos, assim direccionado para beginners. Tens bons conhecimentos e tens bom uso da palavra. A Revista tem falta de autores assim. 😉 Edited July 21, 2012 at 09:27 PM by thoga31 Knowledge is free!
falco Posted July 21, 2012 at 09:41 PM Author Report #469592 Posted July 21, 2012 at 09:41 PM Já escrevi um artigo para a revista sobre programação funcional em Perl (que podia estar melhor). A intenção era continuar, mas não consegui... Cheguei a escrever mais artigos, mas tinha-os numa pen USB que se danificou (e desgraçadamente não tinha backup). No entanto não tenho tempo para para isso. Pelo menos por agora, porque para além da vida profissional, ainda pratico um desporto que me toma muito tempo e estou envolvido em actividades associativas. E como é óbvio também preciso de tempo para descansar... By the way, se te interessas por R, provavelmente também vais achar a Perl Data Language interessante. Trata-se de um pacote de extenções ao Perl (feitas em Perl e C). http://pdl.perl.org/
thoga31 Posted July 21, 2012 at 10:12 PM Report #469597 Posted July 21, 2012 at 10:12 PM Claro, todos nós temos a nossa vida pessoal. Eu lá vou arranjando uns tempinhos para escrever uns artigos, mas agora que estou de férias, vou aproveitar para escrever mais umas coisas. Mas espero que ainda venhas a arranjar um tempinho para mais um ou outro artigo. 😉 Mais um link para os favoritos... olha que me estás a puxar um bichinho para o Perl... 😄 Knowledge is free!
falco Posted July 22, 2012 at 12:33 PM Author Report #469642 Posted July 22, 2012 at 12:33 PM Se ficaste interessado por Perl Data Language (PDL), então este vídeo também deverá interessar-te: https://www.youtube.com/embed/rf1yfZ2yUFo?feature=oembed
Recommended Posts