Jump to content

comunicação client / server de um jogo

yschmitzz

Recommended Posts

e ae pessoal

esse topico nao é bem uma duvida, é uma curioidade que eu tenho xD

estava olhando alguns materiais referente a socket, client / server e etc me veio uma duvida, um jogo como mu, tibia, ragnarok, lineage etc

como o servidor sabe oq esta recebendo, por exemplo

um usuario começa a ganhar level, ele vai enviar para o servidor o novo level dele o servidor vai receber e armazernar no banco de dados

mas agora ele nao esta ganhando level, esta comprando itens o client vai enviar para o servidor qual item q ele compro, quanto de dinheiro ele perddeu e isso sera armazenado no banco de dados, numa tabela diferente da anterior, e em colunas diferentes, como o servidor sabe qual informação ele ta recebendo, como ele sabe se deve armazer na tabela de itens, ou na tabela de level? seria um buffer de transferencia para cada situação, como ele sabe qual usuario que ganho o level, qual uuario que perdeu dinheiro, é um buffer tbm pra cada usuario?

vlw galera

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)

PS : é obvio que o link que coloquei não é a solução do problema mas simplesmente um primeiro passo para perceber o que é um protocolo

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

O cliente nunca pode controlar o lvl ou o XP, o servidor tem que ter o controlo sobre tudo no jogo, o cliente e' basicamente uma "concha" que tem graficos, teclado e que recebe/envia informacoes ao servidor.

Se o cliente podesse enviar o lvl que ele esta para o servidor, era muito facil enviar mensagens falsas para o servidor com um lvl falso e teres todos os status ao maximo.

Se nao me engano(ja nao jogo mu aos anos) e' usado TCP/IP nesses jogos que dizeste

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."