Jump to content

Sistema de pesquisa rápida

tibi

Recommended Posts

Boas!

Desenvolvi um formulário para fazer uma pesquisa rápida com 4 select box. Tem o seguinte aspecto.

Categoria

Marca

Configuração

Ano

Ando com dois problemas agora.

1º problema

Faço uma pesquisa no campo categoria ou seja o que for, e apresenta-me uma listagem com os respectivos resultados. Até aqui tudo bem. Nessa listagem clico em um determinado veiculo e quando clico no botão voltar para trás

javascript:history.back()

aparece-me a seguinte mensagem "Confirmar nova submissão de formulário". isto no Chrome. Mas nos outros browsers acontece me o mesmo. Como voltar novamente à listagem dos resultados que veio da pesquisa?

Já aumentei o tempo da sessão, mas mesmo assim não deu em nada.

alguma sugestão!?

Uma delas era retirar o botão "voltar" 🙂 mas acontece o mesmo ao clicar no retroceder do browser.

2º problema

Vou colocar no início apenas o campo da categoria como enabled. Conforme a categoria, o campo da marca torna -se enabled e só aparecem as marcas respectivas à categoria seleccionada.

Como fazer isto? Php e javascript!?

Através do onChange preciso de fazer uma pesquisa e verificar as marcas que tenham a categoria.

Caso existam é possível escolher uma marca, caso contrário o campo da marca permanece disabled.

O meu problema agora é juntar isto tudo numa função 😕

Alguma ajuda. Obrigado

1º problema

Faço uma pesquisa no campo categoria ou seja o que for, e apresenta-me uma listagem com os respectivos resultados. Até aqui tudo bem. Nessa listagem clico em um determinado veiculo e quando clico no botão voltar para trás

javascript:history.back()

aparece-me a seguinte mensagem "Confirmar nova submissão de formulário". isto no Chrome. Mas nos outros browsers acontece me o mesmo. Como voltar novamente à listagem dos resultados que veio da pesquisa?

Já aumentei o tempo da sessão, mas mesmo assim não deu em nada.

alguma sugestão!?

Uma delas era retirar o botão "voltar" 🙂 mas acontece o mesmo ao clicar no retroceder do browser.

aceita e irás para o resultado da pesquisa, lembra-te que para efetuares uma pesquisa é necessário informar o servidor do que estás a pesquisar, e é isso que o browser está a perguntar : "pesquisar novamente ?"

2º problema

Vou colocar no início apenas o campo da categoria como enabled. Conforme a categoria, o campo da marca torna -se enabled e só aparecem as marcas respectivas à categoria seleccionada.

Como fazer isto? Php e javascript!?

Através do onChange preciso de fazer uma pesquisa e verificar as marcas que tenham a categoria.

Caso existam é possível escolher uma marca, caso contrário o campo da marca permanece disabled.

O meu problema agora é juntar isto tudo numa função 😕

Alguma ajuda. Obrigado

AJAX : http://www.tizag.com/ajaxTutorial/

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Eu aceito, porque sei para onde vou a seguir, mas o cliente e outros utilizadores não tem esse pensamento. Alguns até já pensaram que tinham ficado sem net!

Ao clicar no botão voltar para trás queria mesmo saltar esse passo e ir directamente para a listagem. O que poderei fazer?

Então o ajax será a melhor opção? Não me sinto propriamente na praia, mas vamos lá a ver.

estava a pensar que teria que criar umas funções em javascript onde submeto o formulario e trabalhar com os respectivos campor através do onChange.

Vamos lá a ver como me safo.

Obrigado.

Ao clicar no botão voltar para trás queria mesmo saltar esse passo e ir directamente para a listagem. O que poderei fazer?

Envia os parâmetros de pesquisa por GET, até porque por POST não tens um URL direto para um resultado de pesquisa (algo que o cliente também gosta de ter)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

• 6 months later...

Boas,

Nunca mais mexi no projecto mas entretanto recomecei e já consegui resolver o problema.

Mas agora surgiu me outro 😕

Quando faço o onchange, o select em baixo esta a repetir informação.

Aquando do onchange chamo um php atraves de ajax onde faço uma query com a informação que pretendo e depois

while ($rows = mysql_fetch_array($results))
{
  $arr[] = $rows;
}

quando recebo o $arr[] vem com valores repetidos. Por exemplo

ao selecionar na categoria carro, no select em baixo aparecem me todas as marcas de carro que existem. Se o resultado encontrar 5 carros volvo, aparece me 5 vezes volvo!!!

Como faço para aparecer só uma vez a marca Volvo.

Obrigado