Jump to content

Projecto WebService c/ detecção de wifi users


d.barnabe

Recommended Posts

Viva!

Estou a tentar desenvolver um webservice para fornecer dados via wifi a um pocket-pc. O meu problema está em conseguir desenvolver a parte de detecção do pocket-pc por parte do router. Estou a usar o ASP.Net para o servidor, mas não tenho ideia de como fazer o resto da programação.

Queria saber que dispositivos está o meu router a detectar, os seus endereços MAC e IP,tou a tentar utilizar o VB.Net para fazer esta aplicação e não consigo. Sei que existem alguns programas que fazem isto, mas não são open-source e nem sei que tipo de linguagem são, gostaria de entrar "dentro" do meu router e ter a capacidade de visualizar o que ele está a monitorizar. O Router é um WRT54G da linksys. Agradecia se alguem me desse uma ajuda, pois apenas há pouco tempo me meti na programação a sério.

Alguma ajuda ficava extremente agradecido,

Barnabé

Link to comment
Share on other sites

Programar a serio. Tá na altura de aprender outra coisa que não VB.

Bem mas para conseguires tirar alguma informação do router este tem que te dar uma ajuda nisso. Tem de ter alguma interface onde possas comunicar, tipo SNMP.

Em ultima instância, se este tem uma interfce web (como todos têm hoje em dia) podes sempre usar HTTP, fazer e apanhar pedidos http e usar algum do tipo regex para apanhar a informação nos resultados do pedido. Por esta via aconselho também a obter um capturador de pacotes tipo Ethereal.

Provavelmente será a unica forma de retirares alguma coisa do teu router, visto que routers caseiros não têm normamlmente interface SNMP

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Link to comment
Share on other sites

shumy, não te posso dizer com toda a certeza, mas penso que qualquer equipamento de rede (IP) fornece trap´s através do protocolo SNMP.

d.barnabe, o que tens de fazer para já é saber qual é a m.i.b. do teu router http://www.mibdepot.com/index.shtml, e depois vais ter de saber quais são as variáveis de m.i.b. que queres aceder.

aqui tens mais uma fonte de informação que te pode ser útil para tentar perceber a questão do snmp:

http://www.cisco.com/en/US/tech/tk648/tk362/technologies_tech_note09186a0080094aa5.shtml

Link to comment
Share on other sites

Viva benny,

o site http://www.mibdepot.com/index.shtml não é assim tão de borla, só tiramos as mibs se dermos uns donativos!!!. Além disso o router wireless que tenho (WRT54GL da Linksys) não tem capacidade de gestão 😛 mandei um mail para a Linksys e eles disseram que não tinha essa capacidade. Mas a intenção de criar a gestão da rede continua, e continua o meu dilema, pois vou a empresa onde trabalho tem outros equipamentos e não encontro nada em vb.net que me explique como fazer a gestão.

Como é que hei-de fazer traps, ou receber de modo a gerir a rede? Alguém me explica? Já tenho o serviço SNMP activo no pc, mas não sei como o chamar a partir de uma linha de código! Pior: as únicas coisas que encontro na rede para trabalhar com o SNMP são em c++ e disso não vejo grande coisa. Os manuais que encontro têm apenas uma leve explicação de como funciona o protocolo.

Outra questão: para uma gestão dos componentes da minha rede tenho que os ter com IPs da mesma classe? Ou podem haver IPs á balda? Isto é uma confusão... as cisco tem umas coisas mas reparei que são p/ Linux!

Se houver alguém que já tenha trabalhado com gestão de rede e criação de programas para essa mesma gestão, agradecia uma ajuda para ver se venço esta inércia...para ver se arranco com isto para a frente, senão lá vai o meu estágio.

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

d.barnabe, ao activares o teu serviço SNMP no pc, não vais gerar traps. As traps SNMP são uma mudança no estado de determinado equipamento/interface, ao activares esse serviço quer dizer que podes fazer o envio dessas traps(mensagens) a notificar que houve uma mudança no estado desse equipamento.

Para trabalhares com o SNMP se calhar é "melhor" tentares procurar uma API de JAVA, C, C++ ou C#.

Não tens de ter os ip´s com a mesma classe, tudo depende de como vais estruturar o teu programa, eu trabalho com um programa que faz essa gestão, mas que é uma solução comercial, por isso só te posso dar alguma ajuda em termos da experiência que eu tenho.

Existe uma maneira talvez de tentares saber qual é as gamas de ip´s que estão atribuídos no router (espero não tar a dizer asneira), tens de ver uma maneira de consultares a ARP Table do teu router. É nela que consta a assignação dos ip´s (atribuídos por ele) aos mac addresses dos equipamentos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.