Jump to content

[Resolvido] Programação em Camadas

Flatdnl

Recommended Posts

Bom Dia Galera,

Estou estudando sobre Programação em camadas, criei um novo projeto com as seguintes camadas:

• Dados
  • Negócios
  • Interface

Porém tenho algumas duvidas com ralação a essas camadas:

1. Na camada de dados, eu devo separar as classes que tratam de um mesmo "Módulo"?
    • Ex: tenho uma tela de Plano de Corte. (2 tabelas: PC e PC_ITENS) eu devo criar 2 classes diferentes na camada de dados ou posso criar apenas uma classe para gerenciar o CRUD nas duas tabelas?

[*]Na camada de Negócios, entra somente as regras referente a camada Dados?

• Ex: validação dos controles da interface (Campos vazios, dados divergentes, etc) fica na camada Negócios ou no próprio code da intercafe?

[*]Devo ter uma referencia em cada camada?

• Ex: se eu tenho um form frmPlanoCorte, devo criar uma classe na dados e outra na negócios (visando uma "organização" do projeto) ou estou falando besteira?

Desde ja agradeço.

Att.

Edited by Flatdnl

• 2 weeks later...

Na camada de dados, eu devo separar as classes que tratam de um mesmo "Módulo"?

• Ex: tenho uma tela de Plano de Corte. (2 tabelas: PC e PC_ITENS) eu devo criar 2 classes diferentes na camada de dados ou posso criar apenas uma classe para gerenciar o CRUD nas duas tabelas?

Podes utilizar os 2 métodos, isso depende muito se vais utilizar ou não a repository pattern, se vais utilizar um ORM (como o EntityFramwork), etc.

Eu, como uso o EntityFramework tenho sempre uma classe (POCO) por tabela da BD.

Na camada de Negócios, entra somente as regras referente a camada Dados?

• Ex: validação dos controles da interface (Campos vazios, dados divergentes, etc) fica na camada Negócios ou no próprio code da intercafe?

Depende da tecnologia/metodologia que utilizes, winforms / WPF(MVVM), etc.

Idealmente deverás validar os dados implementando a interface IDataErrorInfo.

Há validações que serão feitas na camada de dados e outras que serão feitas na camada de negócio. Quanto há questão dos campos vazios poderás até fazê-lo no código da UI.

Devo ter uma referencia em cada camada?

• Ex: se eu tenho um form frmPlanoCorte, devo criar uma classe na dados e outra na negócios (visando uma "organização" do projeto) ou estou falando besteira?

Não, a camada de negócio utilizará as classes definidas na camada de dados mais outras classes que aches necessário para tratar da lógica de negócio.

• 1 month later...