Jump to content

[jQuery]Esperar pelo Ajax

XicoXperto

Recommended Posts

Boas malta!

A situação com a qual me deparo neste momento é:

Necessito de fazer a cópia de um form para usar o antigo como backup para isso faço:

- crio o novo formulário

- leio o total de elementos necessários (os forms podem ter vários contactos, documentos, etc..)

- faço a criação do total de elementos necessários (aqui é que está o problema)

- copio os valores.

Como disse é na parte de criação dos elementos que tenho o problema, isto porque, dependendo da abordagem que experimentei tive alguns problemas como copiar sempre para o mesmo elemento, tentar copiar para um elemento que ainda não existe, e coisas assim.

Então a ultima ideia que tive foi verificar se o elemento a ser copiado tem disponivel o elemento de destino, no entanto, a abordagem que fiz (parece-me que) enquanto está no while não faz a parte do ajax, então não sai do while.

Alguma ideia?

aqui está a função que estou a usar no momento

function copyElementsToNewForm ( name , container  , button ) {

// get the total of elements to be copied
var total = $( "#" + name + "-backup " + container ).size();
// get the actual available elements
var actual= $( "#" + name + " " + container ).size();
// get the value of the element counting
var actualNumber = $( "#" + name + " #" + name + "-hiddenContacto").val();

// while there aren't enough elements create new ones
while ( total > actual ) {
 // re-read values
 actualNumber = $( "#" + name + " #" + name + "-hiddenContacto").val();
 actual= $( "#" + name + " " + container ).size();

// if the number on hidden value is equal to the real number of elements make a new click
 if ( actualNumber == actual )
  $( "#" + name + ' #' + button ).click();
}
}

Infelizmente já ando a tentar dar a volta a esta função à 3 dias, ficaria muito agradecido se alguém me pude-se dizer o que estou a fazer de errado, ou me orientar numa outra solução.

Qualquer ideia, teste ou opinião é bem vinda!

Obrigado malta

isto é o seguinte, preciso fazer edição de um formulário, e que quando o utilizador "cancelar" as alterações, necessito de ter os dados guardados, para isso pensei sem fazer ".clone()" do formulário, no entanto devido a estar a usar jqTransform, e outros plugins, nunca consegui por a funcionar decentemente.

Então pensei em deixar o antigo hidden (como já fazia na abordagem anterior) e criar um form de raiz.

A ideia é mesmo ter um formulário extra para edição dos dados (preciso de ter backup para o caso do utilizador não querer guardar as alterações).

Está esquesito, mas deu para entender'?

visto usares jqTransform terás a fazer include do jQuery ...

exemplo (Nao testado e muito minimalista para exemplo) :

// ajax_formulario.php
<input name="campo1" />
<input name="campo2" />

// formulario.php
<!DOCTYPE html>
<html>
 <head>
   <script type="text/javascript">
     function loadForm() { $('#form').load('ajax_formulario'); }
     $(document).ready(function () { loadForm(); }
   </script>
 </head>
 <body>
   <form id="form">
   </form>
   <input type="button" onclick="loadForm();" value="reset" />
 </body>
</html>
Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Sim sim, essa é a minha ultima ideia, sempre que for para ser editado, crio um novo formulário e copio para lá os valores que estão no backup.

- crio o novo formulário

- leio o total de elementos necessários (os forms podem ter vários contactos, documentos, etc..)

- faço a criação do total de elementos necessários (aqui é que está o problema)

- copio os valores.

O novo formulário vai ser o que o utilizador vai alterar, mas como tinha dito o problema é que o formulário é pedido por ajax, e depois cada bloco de elementos também é chamado por Ajax (por exemplo todos os elementos relativos a um emprego são 1 bloco).

E o problema é que não sei como fazer para sincronizar a criação por Ajax, e só depois copiar os elementos relativos ao novo bloco.

Como tinha referido a minha utlima ideia foi, antes de copiar o que seja, fazer a criação de todos os blocos de elementos necessários.

Mas quando faço o "while" penso que ele não deixa executar mais nada até sair do "while":

// re-read values
 // if the number on hidden value is equal to the real number of elements make a new click
}

mas que backup qual carapuça !!!

eu estou a dizer para teres um script que te cria o HTML do formulário dependente da informação que tens na tua camada de persistência (Base de dados ou outra), depois quando fazes reset é só chamar o script novamente.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

// re-read values
}

Explicação deste código

variaveis:

- actual -> variavel com o total de blocos existentes no momento (novo form)

- total -> variavel com o total de blocos necessários (total de existentes no form de backup)

- actualNumber -> variavel com o total de pedidos (ajax), este valor é posto num input escondido para saber o numero de "clicks"

a ideia é enquanto o ajax não ficar na pagina, ele fica dentro do while até que o bloco apareça no form

já estou a entender, vou exprimentar

Parece que não consigo passar a minha ideia 😞

Vou tentar explicar o que pretendo para o utilizador, isto é:

- o utilizador abre o formulário principal para criar uma familia

- depois clica para criar uma nova pessoa, e abre um novo formulário especifico para pessoas

- quando clicar em "adicionar" nada é gravado neste momento apenas aparece no formulário familia um pequeno resumo (e 2 botões para poder apagar ou editar o formulário da pessoa que acabou de adicionar)

- sendo assim quando clicar em "editar", volta a abrir o formulário da pessoa que o utilizador tinha "adicionado"

- o utilizador assim pode modificar, adicionar ou até remover os dados que tinha posto anteriormente

- sendo que depois pode "adicionar" (alterar) ou cancelar (não efectuar nenhuma alteração)

O problema é que se o utilizador, por exemplo se enganar a passar os dados e pretender não fazer nenhuma alteração como faço para poder ter os dados salvaguardados?

(todos os dados são adicionados no lado do cliente, e do lado do servidor apenas crio por ajax o formulário vazio)

Consegui explicar?

Em 16/07/2012 às 22:27, HappyHippyHippo disse:

o formulário só existe no browser do lado do cliente, se não é para gravar porque não quer, não necessitas de fazer nada

e esta é a imagem do formulário familia já com 2 pessoas inseridas:

http://imageshack.us/photo/my-images/256/screenshot20120716at930.png

esta é a imagem do formulário para pessoas:

http://imageshack.us/photo/my-images/843/screenshot20120716at929.png

Como se pode ver na parte do formulário familia, as pessoas que estão "inseridas" tem 2 botões, na realidade os formulários respectivos apenas estão "hidden" sendo que neste formulário só aparece um resumo de cada pessoa e 2 botões para gerir, 1 para apagar e outro para editar.

A questão está na parte de edição das pessoas que já foram "adicionadas" à familia.

Espero que isto ajude...