Jump to content
XicoXperto

[jQuery]Esperar pelo Ajax

Recommended Posts

XicoXperto

Boas malta!

A situação com a qual me deparo neste momento é:

Necessito de fazer a cópia de um form para usar o antigo como backup para isso faço:

- crio o novo formulário

- leio o total de elementos necessários (os forms podem ter vários contactos, documentos, etc..)

- faço a criação do total de elementos necessários (aqui é que está o problema)

- copio os valores.

Como disse é na parte de criação dos elementos que tenho o problema, isto porque, dependendo da abordagem que experimentei tive alguns problemas como copiar sempre para o mesmo elemento, tentar copiar para um elemento que ainda não existe, e coisas assim.

Então a ultima ideia que tive foi verificar se o elemento a ser copiado tem disponivel o elemento de destino, no entanto, a abordagem que fiz (parece-me que) enquanto está no while não faz a parte do ajax, então não sai do while.

Alguma ideia?

aqui está a função que estou a usar no momento

function copyElementsToNewForm ( name , container  , button ) {

// get the total of elements to be copied
var total = $( "#" + name + "-backup " + container ).size();
// get the actual available elements
var actual= $( "#" + name + " " + container ).size();
// get the value of the element counting
var actualNumber = $( "#" + name + " #" + name + "-hiddenContacto").val();

// while there aren't enough elements create new ones
while ( total > actual ) {
 // re-read values
 actualNumber = $( "#" + name + " #" + name + "-hiddenContacto").val();
 actual= $( "#" + name + " " + container ).size();

// if the number on hidden value is equal to the real number of elements make a new click
 if ( actualNumber == actual )
  $( "#" + name + ' #' + button ).click();
}
}

Infelizmente já ando a tentar dar a volta a esta função à 3 dias, ficaria muito agradecido se alguém me pude-se dizer o que estou a fazer de errado, ou me orientar numa outra solução.

Qualquer ideia, teste ou opinião é bem vinda!

Obrigado malta

HappyHippyHippo

podes explicar melhor esta parte

Necessito de fazer a cópia de um form para usar o antigo como backup para isso faço

isso parece ser uma solução demasiado rebuscada para ser viável

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

XicoXperto

isto é o seguinte, preciso fazer edição de um formulário, e que quando o utilizador "cancelar" as alterações, necessito de ter os dados guardados, para isso pensei sem fazer ".clone()" do formulário, no entanto devido a estar a usar jqTransform, e outros plugins, nunca consegui por a funcionar decentemente.

Então pensei em deixar o antigo hidden (como já fazia na abordagem anterior) e criar um form de raiz.

A ideia é mesmo ter um formulário extra para edição dos dados (preciso de ter backup para o caso do utilizador não querer guardar as alterações).

Está esquesito, mas deu para entender'?

HappyHippyHippo

porque não adicionas uma classe tipo "form_item_added" a todos os elementos adicionados e depois é só remover todos os elementos com essa classe ?

XicoXperto

No proprio form?

Se for no próprio form como faço no caso de escreverem por cima dos dados antigos, ou eliminarem elementos?

HappyHippyHippo

solução ainda mais simples :

load do formulário por ajax, sempre que carregares no botão reset/cancel, é só fazer novo pedido ...

XicoXperto

solução ainda mais simples :

load do formulário por ajax, sempre que carregares no botão reset/cancel, é só fazer novo pedido ...

Não entendi

HappyHippyHippo

visto usares jqTransform terás a fazer include do jQuery ...

exemplo (Nao testado e muito minimalista para exemplo) :

// ajax_formulario.php
<input name="campo1" />
<input name="campo2" />

// formulario.php
<!DOCTYPE html>
<html>
 <head>
   <script type="text/javascript">
     function loadForm() { $('#form').load('ajax_formulario'); }
     $(document).ready(function () { loadForm(); }
   </script>
 </head>
 <body>
   <form id="form">
   </form>
   <input type="button" onclick="loadForm();" value="reset" />
 </body>
</html>

Edited by HappyHippyHippo

XicoXperto

Sim sim, essa é a minha ultima ideia, sempre que for para ser editado, crio um novo formulário e copio para lá os valores que estão no backup.

- crio o novo formulário

- leio o total de elementos necessários (os forms podem ter vários contactos, documentos, etc..)

- faço a criação do total de elementos necessários (aqui é que está o problema)

- copio os valores.

O novo formulário vai ser o que o utilizador vai alterar, mas como tinha dito o problema é que o formulário é pedido por ajax, e depois cada bloco de elementos também é chamado por Ajax (por exemplo todos os elementos relativos a um emprego são 1 bloco).

E o problema é que não sei como fazer para sincronizar a criação por Ajax, e só depois copiar os elementos relativos ao novo bloco.

Como tinha referido a minha utlima ideia foi, antes de copiar o que seja, fazer a criação de todos os blocos de elementos necessários.

Mas quando faço o "while" penso que ele não deixa executar mais nada até sair do "while":

// re-read values
 // if the number on hidden value is equal to the real number of elements make a new click
}

HappyHippyHippo

mas que backup qual carapuça !!!

eu estou a dizer para teres um script que te cria o HTML do formulário dependente da informação que tens na tua camada de persistência (Base de dados ou outra), depois quando fazes reset é só chamar o script novamente.

XicoXperto

// re-read values
}

Explicação deste código

variaveis:

- actual -> variavel com o total de blocos existentes no momento (novo form)

- total -> variavel com o total de blocos necessários (total de existentes no form de backup)

- actualNumber -> variavel com o total de pedidos (ajax), este valor é posto num input escondido para saber o numero de "clicks"

a ideia é enquanto o ajax não ficar na pagina, ele fica dentro do while até que o bloco apareça no form

já estou a entender, vou exprimentar

HappyHippyHippo

ainda bem que percebeste porque sinceramente eu não percebi patavina que andas prai a dizer ...

XicoXperto

Parece que não consigo passar a minha ideia :(

Vou tentar explicar o que pretendo para o utilizador, isto é:

- o utilizador abre o formulário principal para criar uma familia

- depois clica para criar uma nova pessoa, e abre um novo formulário especifico para pessoas

- quando clicar em "adicionar" nada é gravado neste momento apenas aparece no formulário familia um pequeno resumo (e 2 botões para poder apagar ou editar o formulário da pessoa que acabou de adicionar)

- sendo assim quando clicar em "editar", volta a abrir o formulário da pessoa que o utilizador tinha "adicionado"

- o utilizador assim pode modificar, adicionar ou até remover os dados que tinha posto anteriormente

- sendo que depois pode "adicionar" (alterar) ou cancelar (não efectuar nenhuma alteração)

O problema é que se o utilizador, por exemplo se enganar a passar os dados e pretender não fazer nenhuma alteração como faço para poder ter os dados salvaguardados?

(todos os dados são adicionados no lado do cliente, e do lado do servidor apenas crio por ajax o formulário vazio)

Consegui explicar?

HappyHippyHippo

não fazes nada ... tu próprio o disseste :

(todos os dados são adicionados no lado do cliente, e do lado do servidor apenas crio por ajax o formulário vazio)

XicoXperto

não fazes nada ... tu próprio o disseste :

Ainda não entendi onde queres chegar, mas pronto.

HappyHippyHippo

o formulário só existe no browser do lado do cliente, se não é para gravar porque não quer, não necessitas de fazer nada

XicoXperto

o formulário só existe no browser do lado do cliente, se não é para gravar porque não quer, não necessitas de fazer nada

e esta é a imagem do formulário familia já com 2 pessoas inseridas:

screenshot20120716at930.th.png

esta é a imagem do formulário para pessoas:

screenshot20120716at929.th.png

Como se pode ver na parte do formulário familia, as pessoas que estão "inseridas" tem 2 botões, na realidade os formulários respectivos apenas estão "hidden" sendo que neste formulário só aparece um resumo de cada pessoa e 2 botões para gerir, 1 para apagar e outro para editar.

A questão está na parte de edição das pessoas que já foram "adicionadas" à familia.

Espero que isto ajude...

XicoXperto

Neste momento estou a tentar uma abordagem diferente.

quando acabar digo se fui bem sucedido

HappyHippyHippo
$.post(url, function() { /* ações a executar depois da resposta de sucesso do AJAX */ });

XicoXperto

Eu já tenho as funções que vão executar o $.post() feitas, e não pretendia altera-las ( a não ser que seja estritamente necessário ), o que precisava, era da uma maneira de saber se essas funções já tinham acabado.

Peço desculpa por todas estas voltas, mas realmente não tenho outra ideia...

Tentei por a função $.when() , porque parece-me ser exactamente o que eu preciso, mas ainda não fui bem sucedido.

HappyHippyHippo

já te deram outras ideias, e bem mais simples ... tu é que as ignoraste ... até porque não foi o único dizer que andas a dar voltas sem sentido.

se ainda mão foste bem sucedido com o $.when continua a ler a documentação lá tens um bom exemplo de como funciona

XicoXperto

Pronto, vou deixar aqui como consegui efectuar a espera do Ajax para os proximos que tenham duvidas.

Então é o seguinte, como tinha referido antes a função a usar é:

jQuery.when( deferreds )

Mas para poder usar esta função de forma eficiente, é necessário entender o que são e como funcionam os objectos Deferred ( e num caso mais especifico os objectos Promise )

E andei a ler bastante, não foi facil para mim entender, até que encontrei uma explicação bem detalhada em:

http://net.tutsplus.com/tutorials/javascript-ajax/wrangle-async-tasks-with-jquery-promises/

Isto explica bem e tem exemplos práticos para todo o tipo de abordagem, também tem desde a aplicação simples, para uma aplicação mais complexa.

Pronto, posto isto o que eu tive que fazer para por a funcionar foi:

- as funções que usava com "$.post()" (também funciona com "$.ajax()") tive que devolver (return) do $.post()

exemplo:

function addFormPerson ( wrapperID , newPersonID  ) {
var formID = 'person' + newPersonID;
return $.post(
  'php/form.person.action.php' ,
  { action : 'newForm' , id : newPersonID } ,
  function ( output ) {
 //  todas os metodos especificos para o meu caso
 });
} // addFormPerson ( id )

- e a função que recebe terá de ser algo do genero:

$.when( addFormPerson ( "id" , 1  ) ).done( funcaoASerExecutadaApos() );

- no meu caso, precisei que uma função fosse executada várias vezes, mas só poderia ser executada uma nova vez após a anterior ter acabado, então cheguei a:

function selfCallerWithWaitOnReady ( func , total ) {

// test if its over or not
 if ( total == 0 ) return true;
 // execute first and wait to execute next

$.when.apply( func( total ) ).done ( function () {
	selfCallerWithWaitOnReady ( func , total-1 );
 });
} // selfCallerWithWaitOnReady ( func , total )

para chamar a função a cima, fiz:

var func = (function ( x ) {
 addContact ( "id" , 0 , 4-x );
 });
$.when(
addFormPerson ( "div.popupForm", 0 ) ).done(
	 selfCallerWithWaitOnReady ( func , 4 )
);
// há que reparar que na variavel entro com "4-x" e quando chamo a função entro com "4"
// para que na função addContact a numeração seja 0, 1, 2 ,3

Quero agradecer ao HappyHippyHippo pela a ajuda, por algum motivo não consegui entender quais foram as ideias proporcionadas, tirando a do script que era carregado já com os dados, q para o que pretendia não dava, em relação às outras ideias, não entendi.

Obrigado.