fsoares81 Posted July 15, 2012 at 07:25 PM Report Share #468724 Posted July 15, 2012 at 07:25 PM Boa tarde, Estou a tentar a aprender a programar em VBA Excel, com o objectivo de criar uma pequena aplicação que me permita criar registos, e enviar por email num determinado formato. Após várias pesquisas, consegui arranjar código que me permitiu colocar a aplicação a funcionar, no entanto reconheço que ainda não tenho grandes conhecimentos. De qualquer forma queria customizar um pouco mais a aplicação, uma das funcionalidades é copiar um Range de células da folha 1, colar numa nova folha (temporária) que depois é anexada no email para ser enviada. Até aqui tudo bem, no entanto há 3 coisas que necessito melhorar: --> no range que quero copiar da folha 1 existe uma imagem, que não consigo copiar. alguém sabe dizir-me o código ou função para o fazer? -> ao criar o ficheiro temporário que depois é apagado, neste momento só consigo gravar com o nome da folha 1, é possível criar o nome do ficheiro em excel, importanto informação constante no meu formulário? por exemplo Pedido de Assistencia (id).xls? --> Por fim, da mesma forma que configurar o nome do ficheiro, é possível no texto do email, colocar informaçãoes das textbox ou combobox? Envio abaixo o código da parte em que cria o ficheiro e envia por email: Private Sub CmdEnviar_Click() Dim vNovoArquivo As Workbook Dim vPlanAtiva As Worksheet Dim vNovaPlanilha As Integer Dim sbEnviarPlanilha As String Dim txArquivoExiste As String Dim sbExcluirArqTemporario As String Dim vDestino, vTitulo As String Dim vLinCol As Long Dim txArquivoNumero As Long Dim OutApp As Object Dim OutMail As Object Dim SigString As String Dim Signature As String Dim strbody As String '- - - - - - - - - - - - - - - - - - - 'txArquivoExiste = ".xlsb": txArquivoNumero = 50 'txArquivoExiste = ".xlsx": txArquivoNumero = 51 'txArquivoExiste = ".xlsm": txArquivoNumero = 52 '- - - - - - - - - - - - - - - - - - - 'vamos utilizar o formato (56) (xls) txArquivoExiste = ".xls": txArquivoNumero = 56 'Instrução exibe o número de planilhas automaticamente inseridas em novas pastas de trabalho vNovaPlanilha = Application.SheetsInNewWorkbook 'aqui definimos somente a planiha na ordem para nosso arquivo desejado Application.SheetsInNewWorkbook = 1 'vamos definir a planilha que se tonará ativa Set vPlanAtiva = Sheets("Form Ricotel") On Error Resume Next 'Sheets(CStr(vPlanAtiva)).Select 'usamos a instrução set para variavel para expandir para mais tres colunas 'vamos copiar somente os dados filtrados como (setamos) acima Folha1.Range("A1:AD61").Copy 'Aqui vamos definir a folha de planiha do livro que enviaremos anexo em nosso email, 'observem que poderá ser qualquer folha de planilha sbEnviarPlanilha = "Form Ricotel" 'vamos adicionar ou criar um novo arquivos(wkb) no aplicativo excel Set vNovoArquivo = Application.Workbooks.Add 'vamos fazer uma cola especial e colar somente os valores em nossa planilha ativa que será formatada. With ActiveSheet .Range("A4").PasteSpecial Paste:=xlPasteValues .Range("A4").PasteSpecial Paste:=xlPasteFormats .Range("A:AD").ColumnWidth = 3 End With Application.CutCopyMode = False 'vamos definir o nome da folha de planilha para a folha de planilha copiada With ActiveSheet .Name = sbEnviarPlanilha .Range("A1").Select End With 'essa linha de código enibe a mensagem do aplicativo excel Application.DisplayAlerts = False 'vamos salvar nosso arquivo com o nome da folha de planilha que foi copiada no formato 2010 - xlsx (51) vNovoArquivo.SaveAs Filename:=Sheets("Form Ricotel").Range("X4").Text & ThisWorkbook.Path & "\" & "" & sbEnviarPlanilha & txArquivoExiste, FileFormat:=txArquivoNumero sbExcluirArqTemporario = vNovoArquivo.FullName Set OutApp = CreateObject("Outlook.Application") Set OutMail = OutApp.CreateItem(0) strbody = "Bom dia,<br><br>" & _ "Sr. Fernando,<br><br>" & _ "Envio em anexo novo pedido de assistência técnica.<br><br>" & _ "Cumprimentos,<br>" SigString = Environ("appdata") & _ "\Microsoft\Signatures\Filipe Soares.htm" If Dir(SigString) <> "" Then Signature = GetBoiler(SigString) Else Signature = "" End If On Error Resume Next ' Change the mail address and subject in the macro before you run this procedure. With OutMail .To = "filipe-soares@iol.pt" .CC = "" .BCC = "" .Subject = "Novo Pedido de Assistência" .HTMLbody = strbody & "<br><br>" & Signature .Attachments.Add ActiveWorkbook.FullName ' You can add other files by uncommenting the following line. '.Attachments.Add ("C:\test.txt") ' In place of the following statement, you can use ".Display" to ' display the mail. '.Send .Display End With On Error GoTo 0 'Fechando o arquivo novo, observe que usei aqui Close e não Quit(Fecha todo Aplicativo) vNovoArquivo.Close 'Instrução Kill deletará nosso arquivo temporariamente criado para o envio do email. Kill sbExcluirArqTemporario 'Instrução exibe o número de planilhas automaticamente inseridas em novas pastas de trabalho Application.SheetsInNewWorkbook = vNovaPlanilha End Sub Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted July 17, 2012 at 07:49 PM Report Share #469047 Posted July 17, 2012 at 07:49 PM --> no range que quero copiar da folha 1 existe uma imagem, que não consigo copiar. alguém sabe dizir-me o código ou função para o fazer? Como attach do email? --> ao criar o ficheiro temporário que depois é apagado, neste momento só consigo gravar com o nome da folha 1, é possível criar o nome do ficheiro em excel, importanto informação constante no meu formulário? por exemplo Pedido de Assistencia (id).xls? Só tens de definir em sbEnviarPlanilha, ou seja, sbEnviarPlanilha = "Pedido de Assistencia (id)" em vez de sbEnviarPlanilha = "Form Ricotel" --> Por fim, da mesma forma que configurar o nome do ficheiro, é possível no texto do email, colocar informaçãoes das textbox ou combobox? Das textbox ou combobox que tens num userform? Sim claro, na variável strbody podes lá colocar qualquer coisa, tens é de explicar melhor o que queres. Link to comment Share on other sites More sharing options...
fsoares81 Posted July 21, 2012 at 07:53 PM Author Report Share #469569 Posted July 21, 2012 at 07:53 PM Citação Como attach do email? antes de enviar o email, a aplicação copia um Range de células da folha 1 para um folha temporária sendo que de seguida anexa essa folha temporária no email. Na Folha 1, tem um logotipo que não consigo copiar no Range de células, usando: Folha1.Range("A1:AD61").Copy copia tudo menos a imagem. como consigo fazer? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts