Paulo_Rocha Posted July 13, 2012 at 07:55 AM Report #468532 Posted July 13, 2012 at 07:55 AM Boas Pessoal, Eu tenho uma base de dados em access e sou inciante, necessito de saber se é possivel, tendo uma tabela Projeto com: cliente projeto desenhador datainicio datafim tempo EstadoEncomenda E outra tabela Encomendas com: Cliente n_projeto projeto dataentrega tempototal tempoproducao estado Na coluna estado podemos ter 2 opções Aberta ou Fechada Eu queria relacionar o EstadoEncomenda com estado, relativamente a cada projecto. Para quando consultar a tabela projeto saber qual o estado daquel projeto. Alguem me pode ajudar? Cumprimentos Paulo Rocha
vbtipo Posted July 13, 2012 at 03:38 PM Report #468609 Posted July 13, 2012 at 03:38 PM Tens a base de dados confusa e reduzida demais para puderes fazer alguma coisa, no minimo deves de ter 3 tabelas: Cliente, desenhador, projecto. 1.ª tabela Cliente Numero Cliente etc 2.ª Desenhador Numero do desenhador etc 3.ª Projecto Numero do projecto Numero do desenhador Numero do cliente Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.
Paulo_Rocha Posted July 13, 2012 at 04:21 PM Author Report #468612 Posted July 13, 2012 at 04:21 PM Vou tornar a coisa mais simples. imagina que tenho uma base de dados com 2 tabelas PROJETOS E ENCOMENDAS. Na tabela ENCOMENDAS tenho: Cliente Projeto Estado "estado a encomenda "Aberta ou Fechada" " Na tabela PROJETOS tenho: Desenhador Cliente Projeto Estado * Ésta coluna Estado Da tabela PROJETOS Eu quero que seja Actualizada Automáticamente. Quero que quando modificado o estado De uma determinada encomenda na tabela ENCOMENDAS relativamente a um dado projeto. Que Na tabela PROJETOS, o estado seja tambem alterado em todas as linhas que está presente esse projeto. Exemplo: Inicialmente quando criado. ENCOMENDAS Cliente Projeto Estado XX YY Aberto ZZ HH Aberto PROJETOS Desenhador Cliente Projeto Estado Paulo XX YY Aberto Filipe ZZ HH Aberto Paulo XX YY Aberto Filipe XX YY Aberto Em seguida quero Fechar a encomenda do projeto YY. E faço isto: ENCOMENDAS Cliente Projeto Estado XX YY Fechado ZZ HH Aberto o que eu queria é que o access automáticamente Altera-se todas as linhas que tem o projeto YY na tabela PROJETOS, para Fechado. PROJETOS Desenhador Cliente Projeto Estado Paulo XX YY Fechado Filipe ZZ HH Aberto Paulo XX YY Fechado Filipe XX YY Fechado É possivel fazer isto? Com Relações? Consultas? Macros?
pmg Posted July 13, 2012 at 05:19 PM Report #468616 Posted July 13, 2012 at 05:19 PM É possivel fazer isto? Deve ser ... mas estarias a deturpar a ideia basica de ter uma base de bados em primeiro lugar. Fazendo o que tu queres, tornas facil ter a base de dados incongruentes (o projecto pode estar ao mesmo tempo aberto e fechado). A solucao ideal e tirares a coluna de estado da tabela dos projectos. Se quiseres ter a informacao completa actualizada, faz uma view (nao sei a nomenclatura do access) What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Recommended Posts