polska Posted July 10, 2012 at 11:17 PM Report Share #468251 Posted July 10, 2012 at 11:17 PM Boas pessoal, estou a resolver o problema da USACO Mother's Milk, e pensei numa DFS, penso que seja um problema que enquadre muito bem nesta resolução, então implementei o programa, e uma função void dfs, o problema, é que não estou a perceber que condições devo colocar... o problema é o seguinte: Farmer John has three milking buckets of capacity A, B, and C liters. Each of the numbers A, B, and C is an integer from 1 through 20, inclusive. Initially, buckets A and B are empty while bucket C is full of milk. Sometimes, FJ pours milk from one bucket to another until the second bucket is filled or the first bucket is empty. Once begun, a pour must be completed, of course. Being thrifty, no milk may be tossed out. Write a program to help FJ determine what amounts of milk he can leave in bucket C when he begins with three buckets as above, pours milk among the buckets for a while, and then notes that bucket A is empty. PROGRAM NAME: milk3 INPUT FORMAT A single line with the three integers A, B, and C. SAMPLE INPUT (file milk3.in) 8 9 10 OUTPUT FORMAT A single line with a sorted list of all the possible amounts of milk that can be in bucket C when bucket A is empty. SAMPLE OUTPUT (file milk3.out) 1 2 8 9 10 Eu percebo o que pede pede o problema, devo imprimir todos os valores que o balde C por conter quando o balde A esta vazio.. Porém, não estou a entender que condições devo colocar na minha função dfs, eu já coloquei o mapa dos baldes que já verifiquei e um array com os valores possiveis, mas as condições não estou a consseguir.. este e o meu code, quem me puder ajudar: #include <stdio.h> #include <assert.h> bool verificado[21][21][21], can[21]; //inteiros entre 1 e 20, inclusive int a, b, c; /* DFS - Depth first search */ void dfs( int bA, int bB, int bC ) { //verifica se a possibilidade (bA,bB) ja foi testada, se foi não repete o teste if( verificado[bA][bB][bC] ) return; //marca a possibilidade (bA,bB,bC) como testada, para a próxima vez não passar na condição acima verificado[bA][bB][bC] = true; //se bA esta vazia então bC é um dos resultados if( bA == 0 ) can[bC] = true; //condicoes... } int main() { FILE *in, *out; in = fopen( "milk3.in", "r" ); out = fopen( "milk3.out", "w" ); assert( in != NULL && out != NULL ); //recebe a, b, c fscanf( in, "%d %d %d", &a, &b, &c ); dfs( 0, 0, c ); for( int i=0; i<c; i++ ) { if( can[i] ) printf( "%d ", i ); } printf( "\n" ); return 0; } Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 11, 2012 at 11:22 AM Report Share #468320 Posted July 11, 2012 at 11:22 AM (edited) Repara que numa determinada situação (por exemplo: 2 litros no balde A, 3 no B e 5 no C) só podes evoluir para seis situações (não obrigatoriamente distintas): podes passar do balde A para o balde B ou C (0-5-5 ou 0-3-7), do balde B para A ou C (5-0-5 ou 2-0-8), e do balde C para o balde A ou B (7-3-0 ou 2-8-0). Cada passagem é completa, isto é, ou enches o balde destino ou esvazias o balde origem. /* calcular tAB, tAC, tBA, tBC, tCA, tCB: as transferencias de um balde para outro */ dfs(bA-tAB, bB+tAB, bC); /* Balde A para B */ dfs(bA-tAC, bB, bC+tAC); /* Balde A para C */ dfs(bA+tBA, bB-tBA, bC); /* Balde B para A */ dfs(bA, bB-tBC, bC+tBC); /* Balde B para C */ dfs(bA+tCA, bB, bC-tCA); /* Balde C para A */ dfs(bA, bB+tCB, bC-tCB); /* Balde C para B */ Edited July 11, 2012 at 11:53 AM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted July 11, 2012 at 12:11 PM Report Share #468331 Posted July 11, 2012 at 12:11 PM Faltam aí uns mínimos/máximos para garantir que não se ultrapassam as capacidades dos baldes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 11, 2012 at 01:22 PM Author Report Share #468340 Posted July 11, 2012 at 01:22 PM Repara que numa determinada situação (por exemplo: 2 litros no balde A, 3 no B e 5 no C) só podes evoluir para seis situações (não obrigatoriamente distintas): podes passar do balde A para o balde B ou C (0-5-5 ou 0-3-7), do balde B para A ou C (5-0-5 ou 2-0-8), e do balde C para o balde A ou B (7-3-0 ou 2-8-0). Cada passagem é completa, isto é, ou enches o balde destino ou esvazias o balde origem. /* calcular tAB, tAC, tBA, tBC, tCA, tCB: as transferencias de um balde para outro */ dfs(bA-tAB, bB+tAB, bC); /* Balde A para B */ dfs(bA-tAC, bB, bC+tAC); /* Balde A para C */ dfs(bA+tBA, bB-tBA, bC); /* Balde B para A */ dfs(bA, bB-tBC, bC+tBC); /* Balde B para C */ dfs(bA+tCA, bB, bC-tCA); /* Balde C para A */ dfs(bA, bB+tCB, bC-tCB); /* Balde C para B */ hum, assim já começo a pensar nas condições 🙂 Thanks Faltam aí uns mínimos/máximos para garantir que não se ultrapassam as capacidades dos baldes. Como assim? Passar o mínimo de algo e o máximo de algo para a função? Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 11, 2012 at 04:05 PM Report Share #468379 Posted July 11, 2012 at 04:05 PM hum, assim já começo a pensar nas condições 🙂 Nao te preocupes com as condicoes ... vais ver que chega aquela que ja escreveste (if (verificado...) return;) What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 11, 2012 at 05:49 PM Author Report Share #468390 Posted July 11, 2012 at 05:49 PM Nao te preocupes com as condicoes ... vais ver que chega aquela que ja escreveste (if (verificado...) return;) sim, mas estou a falar daquelas que tenho que fazer para usar : dfs(bA-tAB, bB+tAB, bC); /* Balde A para B */ dfs(bA-tAC, bB, bC+tAC); /* Balde A para C */ dfs(bA+tBA, bB-tBA, bC); /* Balde B para A */ dfs(bA, bB-tBC, bC+tBC); /* Balde B para C */ dfs(bA+tCA, bB, bC-tCA); /* Balde C para A */ dfs(bA, bB+tCB, bC-tCB); /* Balde C para B */ Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 11, 2012 at 05:59 PM Report Share #468393 Posted July 11, 2012 at 05:59 PM Por exemplo, a transferencia de A para B é uma de duas hipoteses: 1) ou é tudo o que esta no A 2) ou é o suficiente para encher B destas duas tens de escolher a mais pequena, mesmo que seja zero nao precisas de mais condicoes. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 11, 2012 at 08:45 PM Author Report Share #468399 Posted July 11, 2012 at 08:45 PM (edited) Por exemplo, a transferencia de A para B é uma de duas hipoteses: 1) ou é tudo o que esta no A 2) ou é o suficiente para encher B destas duas tens de escolher a mais pequena, mesmo que seja zero nao precisas de mais condicoes. então vou ter 6 condições, duas para cada balde. por exemplo para o A verifico se esta vazio ou nao e se da para encher o B ou C , para o B e C a mesma coisa, certo? Edited July 11, 2012 at 08:45 PM by polska Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 11, 2012 at 08:57 PM Report Share #468400 Posted July 11, 2012 at 08:57 PM Podes fazer assim, como dizes ... mas repara: se o balde A esta vazio, quando passas 0 litros para o balde B e chamas a funcao recursivamente (com os mesmos valores), a primeira coisa que a funcao faz 'e verificar que o DFS ja passou por essa combinacao e retorna imediatamente. Como dizes, podes fazer uma condicao e nao chamar a funcao recursivamente ... mas, isso, acho eu, so vai complicar o codigo sem ganhar nada significativo em performance /* versao com condicoes */ if (bA) { tAB = min(bA, <MAXB> - bB); /* min devolve o valor mais pequeno; <MAXB> tem a capacidade do balde B */ dfs(bA - tAB, bB + tAB, bC); tAC = min(bA, <MAXC> - bC); /* tAC nao pode ser zero */ dfs(bA - tAC, bB, bC + tAC); } if (bB) { /* ... */ } /* ... */ /* versao sem condicoes (alem da primeira condicao "recursiva") */ tAB = min(bA, <MAXB> - bB); /* min e o que espera; <MAXB> e a capacidade do balde B */ dfs(bA - tAB, bB + tAB, bC); tAC = min(bA, <MAXC> - bC); /* pode ser zero */ dfs(bA - tAC, bB, bC + tAC); /* ... */ What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 11, 2012 at 09:10 PM Author Report Share #468401 Posted July 11, 2012 at 09:10 PM (edited) Podes fazer assim, como dizes ... mas repara: se o balde A esta vazio, quando passas 0 litros para o balde B e chamas a funcao recursivamente (com os mesmos valores), a primeira coisa que a funcao faz 'e verificar que o DFS ja passou por essa combinacao e retorna imediatamente. Como dizes, podes fazer uma condicao e nao chamar a funcao recursivamente ... mas, isso, acho eu, so vai complicar o codigo sem ganhar nada significativo em performance /* versao com condicoes */ if (bA) { tAB = min(bA, <MAXB> - bB); /* min devolve o valor mais pequeno; <MAXB> tem a capacidade do balde B */ dfs(bA - tAB, bB + tAB, bC); tAC = min(bA, <MAXC> - bC); /* tAC nao pode ser zero */ dfs(bA - tAC, bB, bC + tAC); } if (bB) { /* ... */ } /* ... */ /* versao sem condicoes (alem da primeira condicao "recursiva") */ tAB = min(bA, <MAXB> - bB); /* min e o que espera; <MAXB> e a capacidade do balde B */ dfs(bA - tAB, bB + tAB, bC); tAC = min(bA, <MAXC> - bC); /* pode ser zero */ dfs(bA - tAC, bB, bC + tAC); /* ... */ Ouve aqui uma confusão pmg 😄 , fiz-me entender mal, eu tou a pensar em fazer recursivamente claro, não faz muito sentido que seja de outra mamenira, mas repara, eu não vou simplesmente chegar ao meu codigo e colar isto: dfs(bA-tAB, bB+tAB, bC); /* Balde A para B */ dfs(bA-tAC, bB, bC+tAC); /* Balde A para C */ dfs(bA+tBA, bB-tBA, bC); /* Balde B para A */ dfs(bA, bB-tBC, bC+tBC); /* Balde B para C */ dfs(bA+tCA, bB, bC-tCA); /* Balde C para A */ dfs(bA, bB+tCB, bC-tCB); /* Balde C para B */ Tenho de ter uma condição para saber cada chamada recursiva, se isto e isto acontece chamo a função com seguintes parâmetros, se acontecer isto e isto já chamo com outros parâmetros.. Edited July 11, 2012 at 09:11 PM by polska Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 11, 2012 at 09:24 PM Report Share #468405 Posted July 11, 2012 at 09:24 PM ... mas repara, eu não vou simplesmente chegar ao meu codigo e colar isto: dfs(bA-tAB, bB+tAB, bC); /* Balde A para B */ dfs(bA-tAC, bB, bC+tAC); /* Balde A para C */ dfs(bA+tBA, bB-tBA, bC); /* Balde B para A */ dfs(bA, bB-tBC, bC+tBC); /* Balde B para C */ dfs(bA+tCA, bB, bC-tCA); /* Balde C para A */ dfs(bA, bB+tCB, bC-tCB); /* Balde C para B */ Porque? 🙂 Se os tAB, tAC, tBA, tBC, tCA, e tCB forem bem calculados (como exemplificado no meu post anterior) vai funconar 😛 What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 12, 2012 at 08:49 PM Author Report Share #468516 Posted July 12, 2012 at 08:49 PM (edited) Conssegui, obrigado pmg 🙂 /* A para B && A para C */ tAB = min(bA, b - bB); dfs(bA - tAB, bB + tAB, bC); tAC = min(bA, c - bC); dfs(bA - tAC, bB, bC + tAC); /* B para A && B para C */ tBA = min(bB, a - bA); dfs(bA + tBA, bB - tBA, bC); tBC = min(bB, c - bC); dfs(bA, bB-tBC, bC + tBC); /* C para A && C para B */ tCA = min(bC, a-bA); dfs(bA + tCA, bB, bC - tCA); tCB = min(bC, b-bB); dfs(bA, bB + tCB, bC - tCB); Edited July 12, 2012 at 09:35 PM by polska Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 13, 2012 at 01:30 PM Author Report Share #468587 Posted July 13, 2012 at 01:30 PM Já agora, eu implementei uma dfs, ela percorre todos os caminhos e volta atrás quando um já foi verificado. Agora, se eu quisesse implementar uma bfs, como tinha que fazer, é que esta-me a fazer confusão, eu sei que numa bfs primeiro verifica todos os caminhos possíveis de um nó, e depois quando já foram todos verificados, passa para outro, e volta a verificar todos os possiveis.. Mas como implementar? Eu não sei se neste problema era possível, mas só mesmo para servir de exemplo.. Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 13, 2012 at 02:06 PM Report Share #468591 Posted July 13, 2012 at 02:06 PM (edited) A BFS vai pesquisando aos bocadinhos: primeiro todos os bocadinhos de comprimento 1, depois os bocadinhos de comprimento 2, depois os de 3, ... Normalmente implementa-se com recurso a uma estrutura FIFO (uma queue). Basicamente: 1) mete o primeiro nó na queue 2) se a queue estiver vazia: terminar 3) retira um elemento da queue (o primeiro), marca-o visitado 4) mete todos os "filhos" não visitados desse elemento na queue 5) ir para 2 Edited July 13, 2012 at 02:07 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 13, 2012 at 05:38 PM Author Report Share #468618 Posted July 13, 2012 at 05:38 PM A BFS vai pesquisando aos bocadinhos: primeiro todos os bocadinhos de comprimento 1, depois os bocadinhos de comprimento 2, depois os de 3, ... Normalmente implementa-se com recurso a uma estrutura FIFO (uma queue). Basicamente: 1) mete o primeiro nó na queue 2) se a queue estiver vazia: terminar 3) retira um elemento da queue (o primeiro), marca-o visitado 4) mete todos os "filhos" não visitados desse elemento na queue 5) ir para 2 O primeiro nó então seria o, 0 0 c , e guardava na queue . Mas depois como é que eu sabia que ja tinha todos os bocados deste nó? Já agora, as chamadas da função mantinham-se certo? Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 13, 2012 at 05:54 PM Report Share #468620 Posted July 13, 2012 at 05:54 PM (edited) Exemplo para capacidades 8 9 10 queue: (0 0 10) removes o (0 0 10) e marcas visitado; queue: -- metes na queue os "filhos nao visitados de (0 0 10)": (0 0 10) (0 0 10) (0 0 10) (0 0 10) (8 0 2) (0 9 1) queue: (8 0 2) (0 9 1) removes o (8 0 2) e marcas visitado; queue: (0 9 1) metes na queue os "filhos nao visitados de (8 0 2)": (0 8 2) (0 0 10) (8 0 2) (8 0 2) (8 0 2) e (8 2 0) queue: (0 9 1) (0 8 2) (8 2 0) removes o (0 9 1) e marcas visitado; queue: (0 8 2) (8 2 0) metes na queue os "filhos nao visitados de (0 9 1)": (0 9 1) (0 9 1) (8 1 1) (0 0 10) (1 9 0) (0 9 1) queue: (0 8 2) (8 2 0) (8 1 1) (1 9 0) ... Edited July 13, 2012 at 06:01 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
polska Posted July 13, 2012 at 06:59 PM Author Report Share #468631 Posted July 13, 2012 at 06:59 PM eu estou a fazer a class da queue, mas não sei de que tipo deve ser a queue, um array? uma matriz?? Falta-me isso para completar as funções push e pop #include <iostream> #include <algorithm> using namespace std; #define MAX 21 class queu { private: bool visisted[MAX][MAX][MAX]; bool can[MAX]; int queue[MAX][3]; // ? int add; int del; public: queu() { add = -1; del = -1; } void push() { if( add == -1 ) add = del = 0; else { add++; if( add == MAX ) { add--; return; } } } void pop() { int tmp; if( del != -1 ) { for( int i=0; i<=add; i++ ) { if( (i+1) <= add ) { } } } } }; int main() { return 0; } Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted July 13, 2012 at 08:11 PM Report Share #468637 Posted July 13, 2012 at 08:11 PM Uma fila de pessoas é basicamente uma linha. Um array pode ser visto como uma linha de uma matriz, logo uma matriz não é adequada para implementar uma fila. Um array é uma das hipoteses, outra seria uma lista ligada. Neste tipo de pesquisa tens de definir qual é o teu estado da pesquisa. Neste caso, o estado é a quantidade em cada um dos 3 baldes. A fila contém uma sequência de estados, por isso a classe fila não terá coisas como visisted[MAX][MAX][MAX] mas sim algo como struct Estado { int a,b,c; }; struct Queue { Estado fila[MAX]; int inicio, fim; // ... }; PS: porque é que na última versão do forum, ao copiar um bocado de código de um post é copiada a formatação também? :/ "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted July 13, 2012 at 08:35 PM Report Share #468638 Posted July 13, 2012 at 08:35 PM #include <iostream> #include <algorithm> Ah! Estás a usar uma linguagem que já tem uma implementação duma queue na biblioteca standard. A minha sugestão é que uses as facilidades da linguagem que escolheste, em vez de estares a reinventar a roda. Não usares a queue da Standard Library é o mesmo que teres um carro mas andares a pé porque não queres usar a chave. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted July 15, 2012 at 09:04 AM Report Share #468687 Posted July 15, 2012 at 09:04 AM Ah! Estás a usar uma linguagem que já tem uma implementação duma queue na biblioteca standard. A minha sugestão é que uses as facilidades da linguagem que escolheste, em vez de estares a reinventar a roda. Não usares a queue da Standard Library é o mesmo que teres um carro mas andares a pé porque não queres usar a chave. Não concordo totalmente. Andar a pé faz muito bem. Implementa uma queue pelo menos uma vez; a partir daí usa o que a tua linguagem te oferece. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts