Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas Noites,

Estou a tentar fazer um programa para reserva de um hotel para gerir quartos. Para que o quarto não fique reservado duas vezes nas mesmas datas.

Eu criei um género de combobox na validação de dados com o numero dos quartos e agora o objectivo seria por exemplo: o utilizador inseria as data de entrada 8-07-2012 e saída 10-07-2012 e escolhia o quarto 3. Quando o utilizador escolhia novamente essas datas o quarto 3 não aparecia na combobox.

Existe alguma forma de fazer isto funcionar ?

Posted

Tens que utilizar intersecção de datas para verificares que não há reservas sobrepostas. Podes fazer isto com várias comparações. Basicamente, tens uma intersecção se uma das datas da nova reserva estiver entre as datas de reserva anteriores.

Agora, cheira-me que o Excel não é exactamente a forma mais adequada de implementar uma coisa destas...

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Gostava de saber uma função do género between por exemplo se tenho as datas na célula A1 e A2 se tiver a função between seria mais simples mas não encontro nada :S

Posted

Nem sei se existe, mas se não encontras é possível que não exista em que tenhas que fazer da maneira "não simples".

Mas, como eu disse, se estivesses a implementar a plataforma em tecnologias apropriadas, não terias esse problema.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Resolvi fazer isto de outra forma. Vou fazer cada folha por cada quarto, mas vou precisar de ajuda pois gostava de obter o seguite:.

Folha Quarto 1 Folha Quarto 2

id Nome Check in Check out id Nome Check in Check out

1 Manuel 09-07-2012 10-07-2012 2 João 10-07-2012 11-07-2012

E quero um Total ou seja:

Folha Total de Quartos

id Nome Quarto Check in Check out

1 Manuel 1 09-07-2012 10-07-2012

2 João 2 10-07-2012 11-07-2012

Penso que a melhor forma seja com a função procv só que terei de ter um id automático em todo as folhas.

Alguém pode dar uma ajudinha?