AJBM Posted July 6, 2012 at 04:39 PM Report #467734 Posted July 6, 2012 at 04:39 PM Boas! Eu tenho que fazer um diagrama de classes para um sistema, que aprove e divulgue as Fichas das Unidades Curriculares.Tenho uma duvida na Classe Papeis na Instituição, que tem como atributo categoria. Só que eu já sei as categorias que existem, em vez de por categoria como atributo, posso por as categorias isto é conselho pedagógico, Coordenador de curso? Fazer tipo uma enumeração? Cumprimentos AJBM
Rui Carlos Posted July 6, 2012 at 06:06 PM Report #467771 Posted July 6, 2012 at 06:06 PM As categorias são fixas? Se sim, é capaz de fazer sentido definir um tipo de dados com um <<enumeration>>. Já agora, a classe Papeis na Instituição tem mais algum atributo? Se não tiver, até diria que Papeis na Instituição podia ser um <<enumeration>>. Rui Carlos Gonçalves
AJBM Posted July 6, 2012 at 06:21 PM Author Report #467775 Posted July 6, 2012 at 06:21 PM As categorias são fixas, e a classe só tem um atributo, e um utilizador pode pertencer a varias categorias. Então posso fazer a classe Papeis na Instituição uma enumeração, mas como se representa isso em uml? Cumprimentos AJBM
Rui Carlos Posted July 6, 2012 at 07:06 PM Report #467788 Posted July 6, 2012 at 07:06 PM Se um utilizador puder pertencer a um número variável de categorias, então já é provável que não dê para remover a classe Papeis na Instituição. Quanto a como fazer, vê se isto ajuda: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd409416.aspx#UsingTypes Basicamente, Categoria passará a ser um tipo de dados como String, Int e afins. Rui Carlos Gonçalves
AJBM Posted July 9, 2012 at 05:23 PM Author Report #468078 Posted July 9, 2012 at 05:23 PM A minha prof alertou me para a possibilidade de haver unidades curriculares iguais, isto é com o mesmo nome ,mas o conteudo programático diferente. Como é que eu faço isto é preciso criar alguma classe?? Eu tenho estas classes: Ficha unidade curricular(FUC), utilizador, papeis na associação, depois duas associativas, entre Utilizador e FUC, Utilizador e Papeis na instituição. Cumprimentos AJBM
Rui Carlos Posted July 9, 2012 at 05:44 PM Report #468082 Posted July 9, 2012 at 05:44 PM Não me parece que isso afecte de forma relevante o diagrama de classes. Eventualmente, poderá ser aconselhável ter um atributo com um ID único para a unidade curricular, e também poderá ser necessário ajustar alguns métodos para este facto. Também convém reveres as cardinalidades, pois é possível que tenhas de ajustar alguma coisa aqui. Rui Carlos Gonçalves
AJBM Posted July 9, 2012 at 06:04 PM Author Report #468088 Posted July 9, 2012 at 06:04 PM (edited) Eu na Ficha de Unidade Curricular tenho como atributos: Nome UC, Nome de Curso, entre outros, tendo o nome curso é necessário por ID? Edited July 9, 2012 at 06:04 PM by AJBM
Rui Carlos Posted July 9, 2012 at 06:57 PM Report #468095 Posted July 9, 2012 at 06:57 PM Não é necessário, mas diria que em aplicações reais, é comum tal acontecer, pois facilita a identificação da unidade curricular. O que é mesmo necessário é que, no global, tenhas esse aspecto em conta. O facto de teres ou não ID único irá afectar o desenho da aplicação. Rui Carlos Gonçalves
Recommended Posts