Jump to content

Viver em Portugal: Será que ainda vale apena?

Lukas S.

Recommended Posts

Bem acabei de ver no Jornal que vão cortar os subsídios para 2013. Eu , como jovem , embora ainda estude tenho que pensar no futuro. E não vejo o meu futuro nesta nação . Acho que está se a tornar um ambiente insuportável e impossível de viver dentro dos possíveis em Portugal....O que vocês acham? Acham que isto vai mudar e ficar tudo melhor num futuro próximo ou a solução é ir para outro país como Inglaterra? Exprimam as vossas opiniões e digam o que acham.

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

É discutível (exactly).

No meu ponto de vista, ainda consegues bom emprego em TI em Portugal. Não necessariamente com a mesma remuneração que outros parceiros da UE, numa relação salário/nível de vida, mas ainda consegues bom emprego. Principalmente se tiveres formação em gestão de projectos de software e arquitectura de negócio (integração das TI no negócio).

Repara que, como jovem, também não podes esperar ir logo para um emprego a esperar receber logo um grande salário. Para isso tens que mostrar que és praticamente insubstituível, e dedicar-te a mais do que aquilo que "aprendes" antes de seres empregado.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Vamos ser cinseros ... Na alemanha um jovem como eu não arranjaria trabalho ? nem que fosse num restaurante e não receberia muito mais do que 800 euros ? e aqui?loool é o rir

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Vamos ser cinseros ... Na alemanha um jovem como eu não arranjaria trabalho ? nem que fosse num restaurante e não receberia muito mais do que 800 euros ? e aqui?loool é o rir

E os precos dos produtos alimentares e mais uma carrada de coisas muito mais caras? claro a qualidade de vida e' melhor, mas 800€ la' nao tem o mesmo valor que 800€ daqui... Eu tenho amigos meus que foram para a corsega trabalhar, esta a ganhar um bom dinheiro, mas diz que as coisas sao muito mais caras!

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Eu de Portugal é que não saio, possa ou não ganhar muito lá fora..

Todas as pessoas que conheço que já foram emigrantes dizem isto:

"A vida de imigrante é a vida mais estúpida que existe.."

EDIT: Atenção, não quero ofender ninguém.

Edited by Caça

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Alguém explica as razões... factos....

Acham que isto vai mudar e ficar tudo melhor num futuro próximo ou a solução é ir para outro país como Inglaterra?

Inglaterra não é a solução. E não tenho tanta certeza quanto à Europa...

Para isso tens que mostrar que és praticamente insubstituível, e dedicar-te a mais do que aquilo que "aprendes" antes de seres empregado.

Algumas empresas têm a política de mandarem embora os insubstituíveis...

Sinceramente (repara como se escreve), parece que ninguém sabe fazer contas. O valor do salário é irrelevante porque é bruto. O que importa é o valor que fica no teu bolso ao fim do mês com as mesmas condições de vida em dois lados. Depois de tirares impostos, renda, alimentação, luz/água/electricidade e transportes em ambos os lados, podes realmente ver se estás a ganhar mais ou não. Convém fazer a ressalva que um baixo salário num emprego onde possas aprender imenso pode ser considerado um investimento. 😉

Eu não desisto do meu país. É tão simples como isso.

E da população?

Como imigrante, tenho de discordar. O teu amigo deu-te um motivo para essa opinião? Porque para mim, a minha vida seria muito mais estúpida se tivesse ficado em Portugal. Não teria a oportunidade de conhecer outras culturas, não teria a oportunidade de apreciar o que temos de bom em Portugal (só quem vive fora de Portugal percebe verdadeiramente isso), não teria o mesmo desafogo económico, não teria tantos amigos, ainda estava a ver tachos a serem distribuídos e a lista continua por aí fora.

• Vote 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Como imigrante, tenho de discordar. O teu amigo deu-te um motivo para essa opinião? Porque para mim, a minha vida seria muito mais estúpida se tivesse ficado em Portugal. Não teria a oportunidade de conhecer outras culturas, não teria a oportunidade de apreciar o que temos de bom em Portugal (só quem vive fora de Portugal percebe verdadeiramente isso), não teria o mesmo desafogo económico, não teria tantos amigos, ainda estava a ver tachos a serem distribuídos e a lista continua por aí fora.

Obrigado pela correcção mas só pra saber uma vez que disses-te que Inglaterra não é solução em que pais te encontras?

Edited by Lukas S.

Fica aqui um exemplo, para que as pessoas não se iledam com salários de 2.000 ou mais euros por mês.

Em Londres, preço de renda 750£ por mês, quase 1000€ (um salário razoável para 1.º emprego (TI) cá em Portugal): http://www.foxtons.co.uk/search?location_ids=290&price_to=1000&prop_type=flats&property_id=814561&search_form=map&search_type=LL&sold=1&submit_type=search

De ressalvar que este "apartamento" minúsculo é do mais barato que o site tem, existindo apartamentos até 1000£ por semana.

O apartamento que escolhi fica no limite da zona 2 com a zona 3 do metro. Se entrarem numa paragem zona 2, o custo do passe mensal é 140€. para a zona 3 já são 200€. Não se esqueçam que para andar de carro em Londres pagam taxa, por isso o carro não é uma alternativa económica.

Ou seja, a correr bem já foram 1100 € só para dormir e ir até ao emprego. Agora àgua, luz, gás, televisão e Internet, etc, alimentação (no supermercado) etc...

Não é só um, são vários.. Porquê? Porque alguns deles se levassem o estilo de vida que levam lá fora aqui em Portugal, não precisavam de sair de Portugal para ganharem dinheiro.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Como imigrante, tenho de discordar.

Não será mais emigrante?

E quanto à vida de emigrante ser melhor ou pior, tudo depende do país, do emprego que se consegue, etc etc etc. Se para uns foi o melhor, para outros mais valia nem terem saído. Já ouviram as notícias de emigrantes portugueses que logo voltam porque afinal o prometido não foi devido?

Quanto à questão inicial... Em Portugal as coisas não vão mudar tão depressa por uma mão-cheia de motivos:

• Os 5 grandes partidos políticos que temos, enfim...
  • A população sabe reclamar mas não sabe votar - se o PS faz porcaria, votam PSD, e este, fazendo porcaria, metem o PS e este, por sua vez, faz porcaria e votam então PSD, e este... ... ...
  • O português típico é de memória curta... Uns políticos, enquanto estão num cargo, fazem porcaria: 20 anos depois, são eleitos para um cargo ainda superior! E depois fazem manifs, pudera... não tivessem memória de libelinha.
  • Os nossos políticos, aqueles que governam, nunca tiveram de gerir uma casa com um X limitado por mês - regra geral tiveram tudo de mão beijada, e muitas vezes nem precisavam de pedir. Ora, se não sabem gerir uma casa, quanto mais um país?

E podia ir por aí fora... por isso pondero 1) fazer ERASMUS (é sempre uma experiência excepcional) e 2) emigrar.

Mas uma coisa aqui ainda não foi dita, e eu terei o gosto de ser o 1º a dizer: emigrando ou não, Portugal será sempre o meu país do coração - não importa onde estejamos, nunca devemos esquecer as nossas origens.

Não façam como certas pessoas que emigram e chegam cá e os filhos não sabem falar português! E os próprios pais já passam a vida a perguntar "Mas cômo é qui se dis en Portugais?"... para mim, estes não são portugueses! -.-

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Fica aqui um exemplo, para que as pessoas não se iledam com salários de 2.000 ou mais euros por mês.

Em Londres, preço de renda 750£ por mês, quase 1000€ (um salário razoável para 1.º emprego (TI) cá em Portugal): http://www.foxtons.co.uk/search?location_ids=290&price_to=1000&prop_type=flats&property_id=814561&search_form=map&search_type=LL&sold=1&submit_type=search

De ressalvar que este "apartamento" minúsculo é do mais barato que o site tem, existindo apartamentos até 1000£ por semana.

O apartamento que escolhi fica no limite da zona 2 com a zona 3 do metro. Se entrarem numa paragem zona 2, o custo do passe mensal é 140€. para a zona 3 já são 200€. Não se esqueçam que para andar de carro em Londres pagam taxa, por isso o carro não é uma alternativa económica.

Ou seja, a correr bem já foram 1100 € só para dormir e ir até ao emprego. Agora àgua, luz, gás, televisão e Internet, etc, alimentação (no supermercado) etc...

Hmmmm acho que foste ver o site errado e não se podem esquecer que Londres é a capital de Inglaterra uma potencia mundial.....Não queiram comparar.... mas já que falamos de preços já comparaste Londres com Lisboa ?

http://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_cities.jsp?country1=United+Kingdom&city1=London&country2=Portugal&city2=Lisbon

mas em compensação o salário é muito maior Salaries And Financing

Monthly Disposable Salary (After Tax) : London - 2,557.17 € Viseu 642.50€

PS: não sei onde o site vai buscar informações mas já se chegou a pagar 105 euros de gás (só gás)

Basic (Electricity, Gas, Water, Garbage) for 85m2 Apartment 197.93 € 82.91 €

Edited by Lukas S.

Isto de trabalhar cá dentro ou lá fora tem muito que se lhe diga. Se por um lado o nível de vida é mais caro lá fora (alojamento, impostos, alimentos, etc), os salários são muito mais altos e muitas ofertas envolvem benefícios (seguro saúde, subsidio para habitação, etc). É preciso fazer muito bem as contas e ter muito cuidado..

Pessoalmente tenho recebido/visto algumas ofertas MUITO tentadoras para trabalhar lá fora e muitos programadores que conheço mudaram ou estão a mudar para lá (Inglaterra, Suíça, Irlanda, etc). Ganha-se bem é verdade, dependendo do nível de conhecimento (não é a servir à mesa que se ganha bem), mas eu gosto do país onde estou e tenho família e amigos que "valem muito dinheiro" e são também factores que me fazem ficar por cá.

Isto não quer dizer que não saiu por nada ... mas enquanto conseguir, fico por cá! 🙂