Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

Já consegui criar um setup de um programa com access com o ficheiro junto ao programa, mas tenho um problema que é,

ao instalar o meu programa num pc sem access dá erro.

Eu tenho o meu programa com uma imagem das tabelas que preciso de uma base de dados que está no servidor na rede.

A questão é existe a possibilidade de juntamente com o instalador colocar algum ficheiro que ponha o programa a rular num pc sem o access.

Cumprimentos

Paulo Rocha

Posted

Ainda tenho problemas, já instalei o AccessDatabaseEngine, e alias o ultimo pc em que instalei até tinha o access instalado.

E não entra. Eu tenhu um TRY / CATCH para abrir a Conecção com a base de dados e salta-me sempre para o catch.

Será que tem a ver com o .net Framework k está no pc em que instalo?

Alias eu estou a programar num pc com o xp. e estou a instalar num pc com windows 7. e quando vou a instalar ele pede-me o .net framework 3.5.

Posted (edited)

Boas CCrespo,

é w7 de 64bits. Tem o access instalado o 2007, tem o .net framework 4.

Já instalei também para garantir o Access data base engine.

No meu pc que é um xp com o access 2007 e com o framework 3.5, funciona bem.

E já instalei também noutro pc com xp também com o access 2007 e com o framework 3.5 e também funcionou bem 🙂

Já testei o que tem no post e não funciona 🙂 Tou lixado 🙂

A mensagem de erro que dá é a seguinte. Não ligue ao inicio Palavra pass errada é uma string que imprimo também.

img.png

xiiiiiiiiiiiii desculpem coloquei uma imagem pensava que dava 🙂

Edited by softklin
Corrigida a imagem
Posted (edited)

Espero não dizer um grande disparate, não utilizo access com .Net, mas penso que o problema é o seguinte:

A Microsoft não disponibiliza uma versão de 64 bits do motor Jet, apenas 32 bits. O resultado é que uma aplicação ao ser executada em 64 bits vai falhar por não conseguir estabelecer a ligação à base de dados.

Experimenta compilar a aplicação em modo x86 (assumo que como estás a compilar num xp será de 32 bits) e não em modo anycpu e experimenta se já consegues executá-la no W7 de 64 bits.

Nota que ao compilares a aplicação as anycpu ela vai ser executada como 32 bits ou 64 bits dependendo do sistema onde está a ser executada, não do sistema onde foi compilada (para + info ve este post: http://sedodream.com/2009/08/21/MSBuildBuilding64BitVersus32Bit.aspx.

Edited by CCrespo
Posted

xiiiiiiiiiiiii desculpem coloquei uma imagem pensava que dava 🙂

Podias editar a tua mensagem e apagar aquele parede de texto!

De qualquer maneira, esta aqui a imagem que querias 'postar'.

img.png

Mete a imagem num servidor de imagens (photobucket por exemplo) e depois podes mete-la no forum.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Obrigado pmg para a proxima já sei.

Espero não dizer um grande disparate, não utilizo access com .Net, mas penso que o problema é o seguinte:

A Microsoft não disponibiliza uma versão de 64 bits do motor Jet, apenas 32 bits. O resultado é que uma aplicação ao ser executada em 64 bits vai falhar por não conseguir estabelecer a ligação à base de dados.

Experimenta compilar a aplicação em modo x86 (assumo que como estás a compilar num xp será de 32 bits) e não em modo anycpu e experimenta se já consegues executá-la no W7 de 64 bits.

Nota que ao compilares a aplicação as anycpu ela vai ser executada como 32 bits ou 64 bits dependendo do sistema onde está a ser executada, não do sistema onde foi compilada (para + info ve este post: http://sedodream.com/2009/08/21/MSBuildBuilding64BitVersus32Bit.aspx.

já exprimentei tudo e não funciona 🙂

E já tenho instalado o C# 2010 express.

Mas não tem a opção para criar um novo projecto, para criar um instalador.

tou cá com um azar 🙂

Alguem me sabe dizer onde posso encontrar? ou se existe algum programa exterior que faça o mesmo?

Posted

Em relação a compilação já compilei o programa para ANY CPU para X86 e para x64 e não funciona.

Há uma coisa que não sei se fui explicito, o programa funciona perfeitamente abre as forms tudo 5*,

o acesso a base de dados é que não está a funcionar e dá uma mensagem de erro que é a imagem que já postei atrás.

Eu já fiz uma pesquisa na net e toda gente diz que é a falta do Accessdatabaseengine, mas eu já instalei e não funciona na mesma.

a outro erro que pode estar a provocar isto será de eu gerar um programa com framework 3.5 e estar a instalar num pc que tem a 4.

Para resolver esse ultimo erro o solução é instalar o Visual studio 2010, que gera o ficheiro em framework 4.

E eu já instalei o visual C# 2010 express. Mas como é express não consigo criar o instalador para o meu programa. Para testar se funciona então o programa criado por mim com o framework 4.

Ainda agora tentei testar outra coisa que foi retirar o ficheiro da base de dados da pasta que o programa vai aceder (C:\) acedendo ao programa, quando ele vai fazer a consulta a base de dados dá exactamente o mesmo erro.

eu utilizo este Provider :

"Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\\project_control_db.accdb" + ";Jet OLEDB:Database Password=password"
Posted (edited)

Se o projecto foi compilado para 3.5, só corre na 3.5, tenha a 4 instalada ou não.

Tens a certeza que o instalador está a substituir o ficheiros?

A Microsoft não disponibiliza uma versão de 64 bits do motor Jet, apenas 32 bits.

Mas é do ACE que estamos a falar, e o ACE tem para 32 e 64.

Edited by Caça

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Posted

Boas pessoal.

Já funciona.

eu estava a cometer um erro, estava a definir o projecto como x86, mas quanto ao projecto para criar o instalador estava em ANY CPU.

Já coloquei em x86 e funciona.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Dá aqui mais um erro que não dá no meu mas penso que é de eu abrir a connection com a base de dados e depois não fecho e abro outra vez.