IRONLORD Posted July 5, 2012 at 01:04 AM Report Share #467348 Posted July 5, 2012 at 01:04 AM Boa noite, Gostava de implementar duas funcionalidades que vi nalguns web-sites num projecto meu, mas não sei como as criar. Numa página de comentários, aparecer uma mensagem a informar que foi bem submetido o comentário ao clicar no submit, mas sem a necessidade de abrir outra página de confirmação. Além disso, queria essa mensagem no incio da página actual. Eu já tentei com o if(isset($msgSucesso)) echo $msgSucesso, mas não funciona :/ Outra funcionalidade, é algo deste género: www.example.com/index.php?page=Index. Isto era alterado sempre que se mudasse de página. Alguém me pode indicar alguns tutos sobre isto, ou explicar como fazer? Desde já obrigado e continuação de boa noite. Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted July 5, 2012 at 02:14 AM Report Share #467350 Posted July 5, 2012 at 02:14 AM A primeira questão não está directamente relacionada com PHP, mas com JavaScript. Estando na página actual, ao clicares no submit, o JavaScript irá executar uma função (em vez de fazeres efectivamente o submit da form) que comunicará com o servidor e receberá o resultado (por exemplo em JSON) que, consoante a resposta, o JavaScript deverá alterar a página para apresentar a mensagem ao utilizador. A segunda questão implica que o ficheiro index.php tenha o código para responder a diferentes pedidos consoante o valor na variável page que recebe com o request. Não quero com isto dizer que tenhas o código todo no ficheiro, apenas terás que desenvolver uma espécie de routing no index.php que irá chamar código de outros ficheiros, por exemplo. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
laeknishendr Posted July 5, 2012 at 03:25 AM Report Share #467353 Posted July 5, 2012 at 03:25 AM Olá Ironlord, para a primeira questão você terá que utilizar javascript, eu recomendo que use a biblioteca jquery, ela é muito simples de se usar, a função específica do jquery que você deve usar é esta: http://api.jquery.com/jQuery.post/, tem também a função serialize que lhe permite enviar um formulário inteiro sem trabalhar os valores. Para a segunda questão seria mais ou menos isso: <?php if( file_exists( $_GET['page'] . ".php" ) ) { include $_GET['page'] . ".php"; } else { echo "Página não encontrada."; } ?> Link to comment Share on other sites More sharing options...
IRONLORD Posted July 5, 2012 at 01:08 PM Author Report Share #467424 Posted July 5, 2012 at 01:08 PM Ok, muito obrigado : ) Eu na 1ª questão estava a utilizar sessões, o que estava a dar certo, mas estou a ver que não é o método mais fiável. Quanto à segunda opção, essa técnica tem uma nome especifico? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted July 5, 2012 at 01:48 PM Report Share #467439 Posted July 5, 2012 at 01:48 PM (edited) sim, sabes o que é um multiplexer ? Edited July 5, 2012 at 01:48 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
IRONLORD Posted July 5, 2012 at 05:50 PM Author Report Share #467527 Posted July 5, 2012 at 05:50 PM sim, sabes o que é um multiplexer ? Não, mas o wiki já me explicou um pouco sobre isso. Múltiplas entradas num único canal. Percebi a ligação entre isso e o que eu quero, mas não encontrei nada sobre isso virado para o desenvolvimento Web, apenas electrónica. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts