Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal,

Tenho uma aplicação que necessita criar uma pasta com uns ficheiros Excel e decidi cria-la no directório c:\windows\.... , no w xp funciona perfeitamente mas no w7 não, não me deixa ter acesso e não executa o comando mkdir, pelo que já pesquisei necessitava executar o Excel como administrador ou qualquer coisa do género!!!

Alguém me pode ajudar?

Posted

Ora bem, porque essa pasta é oculta e contem uns ficheiros necessários ao funcionamento da aplicação e queria cria-la num endereço o menos acessível e escondida possível do usuário, a aplicação irá extrair informação desses ficheiros sem que o usuário se aperceba disso, também há a questão da aplicação poder trabalhar num pc algures no mundo e achei que a pasta do Windows seria a mais comum em todos os pcs com o Windows instalado.

Quando testei em w7 é que deparei com esta barreira, gostaria de saber quais as alternativas que poderei seguir para além da já sugerida pelo Paulino tendo em conta a logica descrita.

Posted

Penso que irás ter sempre problemas com utilizadores que não têm (e nunca terão) acesso a escrever na pasta "windows". O mesmo acontece com o registry.

Tipicamente os settings da aplicação (penso que é isso que queres guardar) são colocados em C:\Users\<utilizador>\AppData\Local (que é uma pasta escondida) e que podes ir buscar com a função environ().

Posted

Boas,

É isso mesmo, não sabia destas pastas, não necessito da função environ() já tenho uma função que me retorna o nome do utilizador, o que espero é que este endereço seja comum mundialmente a todos os pcs com windows.

Se der certo retorno feedback, obrigado.

Posted

Bom dia,

O problema foi resolvido de forma muito fácil e simples, o que eu necessitava era cada vez que a aplicação fosse instalada num pc algures no mundo teriam de ser gravada uma informação +- os settings da aplicação como o Paulino referiu numa pasta oculta e escondida do pc.

A aplicação necessita de criar essa pasta via vba num endereço comum em qualquer pc, tarefa quase impossível, o Paulino sugeriu e bem o endereço, C:\Users\<utilizador>\AppData\Local mas este endereço difere na primeira pasta nas diferentes versões do windows, foi então que depois de uma curta pesquisa indo de encontro à ideia do Paulino que descobri a forma de ser retornado o endereço em cada pc correctamente sem falhas, de uma forma muito simples e directa com este código:

Application.StartupPath