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Os Missionários e os Canibais


thoga31

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Os Missionários e os Canibais

Este é um desafio pertencente à categoria clássica dos problemas dos rios.

A história

Temos 3 missionários e 3 canibais numa margem do rio. O barco apenas aguenta com 2 pessoas de cada vez. Deve-se ter em atenção que, se os canibais estiverem em maior número, mas não igual, aos missionários, eles tornam-se refeição...

O objectivo, claro, é passar todos os 6 elementos da história sem que os missionários sejam transformados em refeição dos canibais.

Objectivo

Construir um programa/script na vossa linguagem de eleição que resolva este problema.

Restrições

O programa/script deve estar preparado para receber por input um número qualquer de canibais e missionários, ou seja, deve estar preparado para resolver este problema qualquer que seja a condição inicial.

Deve haver um controlo do input, ou seja, o nº de missionários nunca deve ser inferior ao de canibais.

Cada passo de resolução deve ter uma parte "Vão" e outra "Voltam" - ou seja, cada passo corresponde a uma ida e volta do barco margem-a-margem.

E lembrem-se: o barco não anda sozinho - pelo menos uma pessoa, missionário ou canibal, deverá ir a bordo para o barco andar.

Exemplo de input/output

Canibais? 3
Missionários? 4
ERRO: Missionários > Canibais
Missionários? 3

SOLUÇÃO:
01) Vão: 2 canibais + 0 missionários. Voltam: 1 canibais + 0 missionários.
02) Vão: 2 canibais + 0 missionários. Voltam: 1 canibais + 0 missionários.
03) Vão: 0 canibais + 2 missionários. Voltam: 1 canibais + 1 missionários.
04) Vão: 0 canibais + 2 missionários. Voltam: 1 canibais + 0 missionários.
05) Vão: 2 canibais + 0 missionários. Voltam: 1 canibais + 0 missionários.
06) Vão: 2 canibais + 0 missionários. Voltam: <FIM!>

Material de apoio

Jogo online para testar o problema

Edited by thoga31

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ora bem : aqui vai a minha solução em D com um algoritmo de breadth-first search

import tango.io.Console;
import tango.stdc.stdlib;
import Integer = tango.text.convert.Integer;

// Enumeracao que dita para que lado do rio o barco se movimentou na acao
enum Dir {
   Para_Direita,
   Para_Esquerda
}

// um estado/acao da solução
struct Estado {
   Dir  dir;      // Direcao do barco
   byte eCanibal; // Numero de canibais do lado esquerdo da margem
   byte eMission; // Numero de missionarios do lado esquerdo da margem
   byte dCanibal; // Numero de canibais do lado direito da margem
   byte dMission; // Numero de missionarios do lado direito da margem
   byte action;   // Numero identificativo da acao realizada no estado
}

// Lista de funcoes que actualizam um estado quando o barco se movimenta para a mergem direita do rio
//
// para a direita / acao 1 / 2 canibal e 0 missionarios
// para a direita / acao 2 / 1 canibal e 0 missionarios
// para a direita / acao 3 / 1 canibal e 1 missionarios
// para a direita / acao 4 / 0 canibal e 1 missionarios
// para a direita / acao 5 / 0 canibal e 2 missionarios
Estado c2m0_e_d(Estado e) { e.action = 1; e.dir = Dir.Para_Direita; e.eCanibal -= 2; e.dCanibal += 2; return e; }
Estado c1m0_e_d(Estado e) { e.action = 2; e.dir = Dir.Para_Direita; e.eCanibal -= 1; e.dCanibal += 1; return e; }
Estado c1m1_e_d(Estado e) { e.action = 3; e.dir = Dir.Para_Direita; e.eCanibal -= 1; e.dCanibal += 1; e.eMission -= 1; e.dMission += 1; return e; }
Estado c0m1_e_d(Estado e) { e.action = 4; e.dir = Dir.Para_Direita; e.eMission -= 1; e.dMission += 1; return e; }
Estado c0m2_e_d(Estado e) { e.action = 5; e.dir = Dir.Para_Direita; e.eMission -= 2; e.dMission += 2; return e; }

// Lista de funcoes que actualizam um estado quando o barco se movimenta para a mergem esquerda do rio
//
// para a esquerda / acao 1 / 2 canibal e 0 missionarios
// para a esquerda / acao 2 / 1 canibal e 0 missionarios
// para a esquerda / acao 3 / 1 canibal e 1 missionarios
// para a esquerda / acao 4 / 0 canibal e 1 missionarios
// para a esquerda / acao 5 / 0 canibal e 2 missionarios
Estado c2m0_d_e(Estado e) { e.action = 1; e.dir = Dir.Para_Esquerda; e.dCanibal -= 2; e.eCanibal += 2; return e; }
Estado c1m0_d_e(Estado e) { e.action = 2; e.dir = Dir.Para_Esquerda; e.dCanibal -= 1; e.eCanibal += 1; return e; }
Estado c1m1_d_e(Estado e) { e.action = 3; e.dir = Dir.Para_Esquerda; e.dCanibal -= 1; e.eCanibal += 1; e.dMission -= 1; e.eMission += 1; return e; }
Estado c0m1_d_e(Estado e) { e.action = 4; e.dir = Dir.Para_Esquerda; e.dMission -= 1; e.eMission += 1; return e; }
Estado c0m2_d_e(Estado e) { e.action = 5; e.dir = Dir.Para_Esquerda; e.dMission -= 2; e.eMission += 2; return e; }

// Funcao usada para validar a actualizacao do estado
bool validar(Estado[] solucao) {
   // elemento actualizado a ser verificado
   Estado e = solucao[$-1];

   bool ok = (e.eCanibal <= e.eMission || e.eMission == 0) && // verificar racio de canibais/missionarios do lado esquerdo
             (e.dCanibal <= e.dMission || e.dMission == 0) && // verificar racio de canibais/missionarios do lado direito
             (e.eCanibal >= 0) && (e.dCanibal >= 0) && (e.eMission >= 0) && (e.dMission >= 0) && // validar movimentos invalido que levem a numeros negativos
             (e.dCanibal + e.dMission > 0); // invalidar movimentos que levem ao estado inicial

   // verificar na solucao por um estado igual = ciclo
   for (int index = solucao.length - 2; index >= 0 && ok; index--) {
       if ((solucao[index].dCanibal == solucao[$-1].dCanibal) &&
           (solucao[index].eCanibal == solucao[$-1].eCanibal) &&
           (solucao[index].dMission == solucao[$-1].dMission) &&
           (solucao[index].eMission == solucao[$-1].eMission) &&
           (solucao[index].dir      == solucao[$-1].dir))
               ok = false;
   }

   return ok;
}

// funcao para verificar se a solucao chegou ao fim
bool solucao(Estado e) {
   return (e.eCanibal == 0) &&
          (e.eMission == 0);
}

// funcao recursiva de resolucao do problema
bool calcular(Estado[][] matrix, Dir dir, ref Estado[] res, int iteracao) {
   // matrix auxiliar
   Estado[][] aux;

   // limitar o numero de iteracoes, nao queremos que o programa fique para sempre a correr
   if (iteracao >= 50)
       return false;

   // calculo de novos valores para a matrix
   int n_solucoes = matrix.length * 5;
   int n_passos = matrix[0].length + 1;

   // alocacao de memoria para a matrix dinamica auxiliar
   aux.length = n_solucoes;
   for(int index = 0; index < aux.length; index++)
       aux[index].length = n_passos;

   // ciclo de copia da matrix original para a matrix auxiliar com a concatenacao do nova estado
   for(int index = 0; index < matrix.length; index++) {
       if (dir == Dir.Para_Direita) {
           // movimento do barco da direita para a esquerda
           aux[index*5    ][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c2m0_e_d(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 1][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c1m0_e_d(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 2][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c1m1_e_d(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 3][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c0m1_e_d(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 4][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c0m2_e_d(matrix[index][n_passos - 2]);
       } else {
           // movimento do barco da esquerda para a direita
           aux[index*5    ][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c2m0_d_e(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 1][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c1m0_d_e(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 2][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c1m1_d_e(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 3][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c0m1_d_e(matrix[index][n_passos - 2]);
           aux[index*5 + 4][0 .. n_passos] = matrix[index] ~ c0m2_d_e(matrix[index][n_passos - 2]);
       }
   }

   /* "limpar" a matrix original para ser recriada so com as novas solucoes viaveis */
   matrix.length = 0;
   for (int index = 0; index < n_solucoes; index++) {
       // verifica se o estado calculado e solucao
       if (solucao(aux[index][n_passos - 1])) {
           res = aux[index];
           return true;
       }

       // valida o estado calculado
       if (validar(aux[index])) {
           // adiciona a solucao a matrix de solucoes parciais
           matrix.length = matrix.length + 1;
           matrix[$-1] = aux[index];
       }
   }

   // chamada recursiva de pesquisa da solucao
   if (dir == Dir.Para_Direita)
       return calcular(matrix, Dir.Para_Esquerda, res, iteracao++);
   return calcular(matrix, Dir.Para_Direita, res, iteracao + 1);
}

void main() {
   // matrix inicial de pesquisa de solucao
   Estado[][] matrix;
   // array com a solucao encontrada
   Estado[] resultado;

   // inicializacao da matrix de pesqusia
   matrix.length = 1;
   matrix[0].length = 1;

   // perguntar pelo numero de canibais
   int quantidade = 0;
   while (quantidade < 3 || quantidade > 100) {
       try {
           Cout("Qual o número de canibais? (min = 3 | max = 100)")
               .newline();
           if ((quantidade = Integer.toInt(Cin.get())) < 3)
               Cout("O valor inserido não pode ser inferior a 3")
                   .newline();
       } catch (Object o) {
           Cout("O valor inserido não é um número válido").newline();
       }
   }
   matrix[0][0].eCanibal = quantidade;
   matrix[0][0].dCanibal = 0;

   // perguntar pelo numero de missionarios
   quantidade = 0;
   while (quantidade < matrix[0][0].eCanibal || quantidade > 100) {
       try {
           Cout("Qual o número de missionários? (min = ")
               .append(Integer.toString(matrix[0][0].eCanibal))
               .append(" | max = 100)")
               .newline();
           if ((quantidade = Integer.toInt(Cin.get())) < 3)
               Cout("O valor inserido não pode ser inferior a 3")
                   .newline();
       } catch (Object o) {
           Cout("O valor inserido não é um número válido").newline();
       }
   }
   matrix[0][0].eMission = quantidade;
   matrix[0][0].dMission = 0;

   // chamar a funcao recursiva de pesquisa da solucao
   if (calcular(matrix, Dir.Para_Direita, resultado, 0)) {
       Cout("Solução:").newline();

       // ciclo de apresentacao dos passos da solucao
       for(int index = 1; index < resultado.length; index++) {
           if (index % 2 == 1) {
               Cout(Integer.toString(index / 2));
               Cout(") Vão : ");
               switch (resultado[index].action) {
                   case 1: Cout("2 canibais + 0 missionários. "); break;
                   case 2: Cout("1 canibais + 0 missionários. "); break;
                   case 3: Cout("1 canibais + 1 missionários. "); break;
                   case 4: Cout("0 canibais + 1 missionários. "); break;
                   case 5: Cout("0 canibais + 2 missionários. "); break;
               }
           } else {
               Cout("Voltam : ");
               switch (resultado[index].action) {
                   case 1: Cout("2 canibais + 0 missionários. "); break;
                   case 2: Cout("1 canibais + 0 missionários. "); break;
                   case 3: Cout("1 canibais + 1 missionários. "); break;
                   case 4: Cout("0 canibais + 1 missionários. "); break;
                   case 5: Cout("0 canibais + 2 missionários. "); break;
               }
               Cout.newline();
           }
       }
   } else
       Cout("Não foi possível encontrar nenhuma solução").newline();

   Cout().newline();
   system("PAUSE"); // infelizmente fiz isto no Windows 
}

espero com este post ter apresentado uma "nova" linguagem de programação a muita gente 😄

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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