sabing Posted July 2, 2012 at 10:43 PM Report Share #466937 Posted July 2, 2012 at 10:43 PM Procedure Pesquisa; var Texto:Text; Pesquisa:String; Temporario:String; nome:String; Begin Assign(Texto,'Arquivo.txt'); {$i-} Reset(Texto); {$i+} If IOResult = 0 Then Begin Write('Digite a sua pesquisa: '); // imprime a menssagem e fecha a janela do dos Read(Pesquisa); While (not eof(Texto)) do Begin Readln(Texto,Temporario); If Pesquisa = Temporario Then Begin Writeln(Temporario); End Else Begin End; End; Close(Texto); End Else Begin End; End; Eu estou tentando fazer uma pesquisa dentro de arquivo txt e esta acontecendo um erro muito estranho eu estou compilando no free pascal o free pascal compila normal quando eu vou fazer uma pesquisa no arquivo txt ele imprime na tela 'Digite a sua pesquisa:' e fecha sozinha estrando me ajuda ai pessoal minha ideia esta certa? Link to comment Share on other sites More sharing options...
passarito Posted July 3, 2012 at 07:37 AM Report Share #466962 Posted July 3, 2012 at 07:37 AM Bom dia, Experimenta trocar o read por readln na linha onde lês a variável pesquisa: readln(pesquisa); Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunopicado Posted July 3, 2012 at 08:44 AM Report Share #466968 Posted July 3, 2012 at 08:44 AM (edited) Tens dados no ficheiro 'Arquivo.txt'? Ao meteres o While sem testar primeiro se o ficheiro tem dados, estás a criar um problem que é, caso não tenha, salta logo fora. Precisas de, antes sequer de fazeres a pergunta ao utilizador, testar se o ficheiro tem alguns dados. Para tal podes por exemplo incluir isto no teu IF: If IOResult = 0 Then if FileSize(Texto)>0 then Begin Metes a linha do meio entre o Then e o Begin. Depois do End respectivo podes criar um Else para este novo IF, algo do tipo: end else Writeln('O ficheiro não tem dados. . .'); Outra coisa. Tens de melhorar e muito a tua indentação vertical. O facto de pores uma linha em branco a cada comando, quase, torna o teu código uma confusão que quase é preciso lê-lo todo para perceber o que queres fazer. Deixa uma linha em branco apenas na separação de blocos de código. Por exemplo, entre o readln (o da pergunta ao utilizador) e o while, podes deixar uma linha em branco, mas entre o while e o begin, não deixes nada, o begin faz parte do while. Edited July 3, 2012 at 08:45 AM by nunopicado "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts