Jump to content

Incluir registo em duas tabelas

rubenmsoares

Recommended Posts

Olá pessoal.

Precisava da vossa ajuda para resolver o meu erro. Estou a criar uma aplicação em asp.net com ligação a base dados access.

Tenho um formulario que é preenchido pelo utilizador.

Formulário de "cliente".

Este formulário que é carregado na base dados tem de estar associado a um utilizador e para isso eu criei outra tabela com o nome "sfidclientes" onde vai conter o "nif" do cliente e o respectivo "sfid" do utilizador

O problema é que ao executar, os campos inseridos são registados na tabela "cliente" mas não são acrescentados na tabela "sfidclientes", inclusive indica um erro de "Erro a criar Cliente.Tipo de dados incorrecto na expressão de critérios. "

Eu tenho este código.

Try
Dim cod_cliente As String
Button1.Enabled = False
Button2.Enabled = True

Dim connectionstring = System.Configuration.ConfigurationManager.AppSetti ngs("accessConn")
Dim connection As New Data.OleDb.OleDbConnection(connectionstring)
Dim myInsertQuery As String = "insert into cliente([PKIDnif],[Nome],[Morada],[Localidade],[Codigo_Postal],[Pessoa_Contato],[Telefone]) values('" & TextBox1.Text & "','" & TextBox2.Text & "','" & TextBox3.Text & "','" & TextBox4.Text & "','" & TextBox5.Text & "','" & TextBox6.Text & "','" & TextBox7.Text & "')"

Dim mycommand As New Data.OleDb.OleDbCommand(myInsertQuery)
mycommand.Connection = connection

connection.Open()

Dim rs As Data.OleDb.OleDbDataReader = mycommand.ExecuteReader
connection.Close()

Dim qry3 As String = "select [PKIDnif] from cliente where [PKIDnif] ='" & TextBox1.Text & "'"
Dim mycommand3 As New Data.OleDb.OleDbCommand(qry3)

Dim myconnection3 As New Data.OleDb.OleDbConnection(connectionstring)
mycommand3.Connection = myconnection3

myconnection3.Open()

Dim rs3 As Data.OleDb.OleDbDataReader = mycommand3.ExecuteReader
If rs3.Read() Then

cod_cliente = rs3("PKIDnif")

End If
myconnection3.Close()

Dim qry2 As String = "insert into sfidclientes (FKIDnif,sfid) values('" & cod_cliente & "', 1, " ')"
Dim mycommand2 As New Data.OleDb.OleDbCommand(qry2)

Dim myconnection2 As New Data.OleDb.OleDbConnection(connectionstring)
mycommand2.Connection = myconnection2

myconnection2.Open()

Dim rs2 As Data.OleDb.OleDbDataReader = mycommand2.ExecuteReader

myconnection2.Close()

Label19.Text = "Cliente criado com sucesso."
TextBox1.Text = ""
TextBox2.Text = ""
TextBox3.Text = ""
TextBox4.Text = ""
TextBox5.Text = ""
TextBox6.Text = ""
TextBox7.Text = ""
TextBox8.Text = ""

TextBox1.Enabled = False
TextBox2.Enabled = False
TextBox3.Enabled = False
TextBox4.Enabled = False
TextBox5.Enabled = False
TextBox6.Enabled = False
TextBox7.Enabled = False
TextBox8.Enabled = False

Button1.Enabled = True
Button2.Enabled = False

Catch ex As Exception

Label19.Text = "Erro a criar Cliente." & ex.Message
End Try

Podem ajudar-me?

Olá,

A tua expressão está mal escrita. Não deverá ser isto?

Dim qry2 As String = "insert into sfidclientes (FKIDnif,sfid) values('" & cod_cliente & "', 1)"

PS1: Formata o código;

PS2: Tens problemas graves com SQL Injection. O que estás a fazer (concatenar uma query valores de textboxes. por exemplo) é muito grave e muito propício a erros e ataques. Utiliza parâmetros em vez disso. Além de evitarem injecções de SQL, o teu código fica mais limpinho e mais fácil de ler.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Olá,

A tua expressão está mal escrita. Não deverá ser isto?

Dim qry2 As String = "insert into sfidclientes (FKIDnif,sfid) values('" & cod_cliente & "', 1)"

PS1: Formata o código;

PS2: Tens problemas graves com SQL Injection. O que estás a fazer (concatenar uma query valores de textboxes. por exemplo) é muito grave e muito propício a erros e ataques. Utiliza parâmetros em vez disso. Além de evitarem injecções de SQL, o teu código fica mais limpinho e mais fácil de ler.

Olá CRLF,

Antes demais obrigado pela resposta.

Colocando o código como indicas-te ele continua a dar o erro de "Erro a criar Cliente.Tipo de dados incorrecto na expressão de critérios."

Eu acredito que não esteja a fazer as coisas da melhor maneira. Infelizmente aprendi num curso de pouca duração algumas noções de asp.net e acredito que tenhão ensinado da forma mais simples mas ao mesmo tempo mais complicada.

O problema é que preciso de desenvolver uma aplicaçação de Gestão de clientes em web e não sei de outra forma, mais grave ainda, não consegui entender o teu concelho, "Utiliza parâmetros em vez disso. Além de evitarem injecções de SQL, o teu código fica mais limpinho e mais fácil de ler." 😞

Não me queres indicar uns links de matéria para estudar ou com trabalhos feitos de exemplos? Pois tenho muita vontade e necessidade de aprender.

Obrigado

Olá CRLF,

Olá! O meu nick é... Rechousa 😛

Antes demais obrigado pela resposta.

De nada, é para isso que estamos aqui.

Colocando o código como indicas-te ele continua a dar o erro de "Erro a criar Cliente.Tipo de dados incorrecto na expressão de critérios."

O campo sfid é do tipo string? Então precisa das plicas....

Dim qry2 As String = "insert into sfidclientes (FKIDnif,sfid) values('" & cod_cliente & "', '1')"

Eu acredito que não esteja a fazer as coisas da melhor maneira. Infelizmente aprendi num curso de pouca duração algumas noções de asp.net e acredito que tenhão ensinado da forma mais simples mas ao mesmo tempo mais complicada.

O problema é que preciso de desenvolver uma aplicaçação de Gestão de clientes em web e não sei de outra forma, mais grave ainda, não consegui entender o teu concelho, "Utiliza parâmetros em vez disso. Além de evitarem injecções de SQL, o teu código fica mais limpinho e mais fácil de ler." 😞

Não me queres indicar uns links de matéria para estudar ou com trabalhos feitos de exemplos? Pois tenho muita vontade e necessidade de aprender.

Links úteis:

1) Tens o blog do Jorge Paulino, nosso moderador e administrador e domina VB.Net. O blog é em Português, pelo vai acompanhando e aprendendo com ele.

2) Em Inglês envio-te um exemplo, mas se pesquisares SQL Injection e VB.Net encontrarás montes de referências.

Edited by Rechousa

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa