Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, estou a fazer a minha pap e estou com um pequenino problema, os meus conhecimentos em php são um bocado básicos, e a única coisa que ainda sei fazer é a parte do upload dos videos, guardando o titulo na database, como a data e isso, agora o problema e fazer aparecer o nome do video como link numa side bar, e depois ao carregar no link o video seja apresentado no website :| se alguem me poder dar uma ajuda rápida agradeço mesmo!

Posted

estas a pensar em usar HTML5?

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted

Antes de mais boa tarde! Tens o player para mostrares o vídeo? Quanto à tua outra dúvida, a única coisa que precisas é de fazer um SELECT à tua base de dados para mostrares o nome do vídeo com um link... vou dar um exemplo:

$sql = mysql_query ("SELECT nome_video FROM tbl_video");
$row=mysql_fetch_array($sql);

claro que vais ter de substituir o nome_video e a tbl_video pelos dados correctos que tens.

agora para teres o link vais ter de ter algo assim:

<a href="nomedapage.php?id='.$row['id'].'">Aqui fica o que quiseres</a>

e este é o link, onde está nomedapage, vais ter de ter o nome da pagina onde vai aparecer o player.. se tiveres mais dúvidas diz.

Posted

estou a entender, mas tipo eu estou a usar jquery para fazer os conteúdos aparecer, será que terei de explorar outra forma?

estas a pensar em usar HTML5?

não pq não tenho quaisquer bases nessa linguagem s:

Posted

não pq não tenho quaisquer bases nessa linguagem s:

HTML5 e' um pouco diferente de HTML4 mas nao custa nada dar uma vista de olhos no 5, os videos sao muito mais faceis em html5 porque podes usar o html5 para mostrar os videos

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted

Podes ter várias outras questões que tens que resolver antes de pensares efectivamente na forma como vais apresentar os videos na página. A principal é a questão dos codecs dos videos que vais disponibilizar.

Basicamente, em HTML5 existem três codecs principais que te permitem compatibilizar com os principais browsers: H.264, WebM e Ogg Theora. De entre o WebM e o Theora, podes excluir um, visto que os browsers que têm suporte nativo para um têm suporte para o outro (se não estou em erro... tudo indica que sim). Mas nem todos têm suporte para H.264, nem todos têm suporte para WebM e Theora.

Ou seja, se quiseres suportar tudo com HTML5, tens que tens que ter sempre o video disponível em dois codecs.

Claro que depois existem ainda os browsers que não suportam HTML5, e que normalmente necessitam de alternativas como o Adobe Flash.

A prática mais comum é teres um player Flash, como o JWPlayer ou o FlowPlayer que permitem disponibilizar o video em Flash, com fallback para HTML5 (ou vice-versa).

De qualquer forma, se optares por um player Flash simples irás descobrir que eles dispõem de suporte a um conjunto limitado de codecs, pelo que tens que resolver este problema de qualquer forma.

O problema comum é que, quem pretende fazer este tipo de sites, tem fontes de videos que não disponibilizam o mesmo codec, o que implica que seja necessário garantires que o video inserido é compatível e/ou software que seja capaz de o converter para o codec desejado. Aqui existem coisas como o FFMpeg server, que podes integrar na plataforma. Mas isso pode ser uma coisa mais complexa para quem não tem bases suficientes, pelo que é provável que optes por fazer apenas a validação do tipo de video inserido na plataforma.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare