Jump to content

PHP: a fractal of bad design


KTachyon

Recommended Posts

Um artigo bastante interessante acerca de PHP:

http://me.veekun.com/blog/2012/04/09/php-a-fractal-of-bad-design/

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

Há aí várias partes que concordo (10% a 20% do conteúdo). Outras coisas acabo por não concordar. PHP tem muitas falhas, sem dúvida! Mesmo assim ele ainda é útil e ainda funciona bem. Queria muito que funcionasse mesmo bem mas as raízes que tem já estragaram demasiado o seu funcionamento a um ponto sem retorno.

Mesmo com as falhas PHP continua a ser algo viável e algo que trabalha bem. Espero que a equipa do php melhore e reestruture o php para a versão 6 para ele não ser tão mau como é agora e ser uma escolha muito mais viável que é agora.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Link to comment
Share on other sites

Acho piada a estes tipos que não gostam de uma linguagem e escrevem um rant de 600 linhas a queixarem-se...

Algumas das coisas que ele diz que estão erradas estão, na realidade, correctas (é o caso das igualdades triplas - em Javascript é exactamente a mesma coisa, como, aliás, em qualquer linguagem de tipagem dinâmica), outras é imbecilidade da parte dele (porque raio é que a linguagem é responsável pelas extensões? qual é o mal de existirem 6 ou 7 extensões para lidar com XML ou 2 ou 3 para MySQL? Preguiça de ler a documentação?) e outras é pura desonestidade intelectual (citar pedaços da documentação do PHP 2, a sério? desde quando null é um output válido de json_decode?).

Basicamente, ele tem dois problemas, um com linguagens multi-paradigma, e outro com a competição:

a) A maneira como o PHP cresceu desordenadamente desde as suas origens procedimentais até às correntes iterações OO faz-lhe confusão (nem lhe passa pela cabeça que os responsáveis não queriam quebrar tudo o que anda para aí em versões antigas - e mesmo assim ainda quebram algumas coisas de vez em quando);

b) O facto do PHP ter uma curva de aprendizagem bastante suave assusta-o, porque o que não falta para aí ao pontapé são garotos a levantar sites da treta com código quase exclusivamente copiado de resultados do Google. But then again, poderíamos falar de CMS e frameworks, que vai dar ao mesmo. E quando um dev se assusta com a competição de script kiddies, isso diz muito sobre o próprio...

  • Vote 1

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.