Hijack Posted June 29, 2012 at 03:51 PM Report #466462 Posted June 29, 2012 at 03:51 PM Boa tarde pessoal, estou a desenvolver um projecto e gostaria de esclarecer uma duvida se possivel. o projecto consiste em criar um site para uma escola com uma pagina de pre inscrição de alunos que sevirá como cadastro de utilizadores, caso exista vaga a escola confirma a inscrição do aluno e activa a conta do utilizador. Após confirmação o encarregado de educação passa a ter acesso apenas aos dados do seu educando, tais como progresso escolar entre outras coisas. A minha duvida aqui é mesmo na criação da base de dados, como relacionar as tabelas de maneira a que o encarregado de educação após aceder á sua conta tenha acesso unica e exclusivamente á informação do seu filho. Se houver algum esquema que me possam indicar para que eu me possa orientar ficarei muito agradecido. Alguém me pode dar uma ajuda? Desde já agradeço qualquer ajuda que me possa ser facultada. Apresento os meus respeitosos cumprimentos,
HappyHippyHippo Posted June 29, 2012 at 04:02 PM Report #466468 Posted June 29, 2012 at 04:02 PM o teu primeiro passo será identificar os elementos/objectos que se encontram no enunciado exemplo : aluno, encarregado de educação, inscrição, etc ... depois terás que identificar os elementos de informação para cada um deles exemplo para aluno : nome, idade, morada, etc ... depois começa a ver as relações entre estes objectos exemplo : um aluno tem um encarregado de educação, um encarregado de educação pode o ser para n alunos, etc ... depois de fazeres isso, avisa do que já fizeste IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
MASNathan Posted June 29, 2012 at 04:06 PM Report #466472 Posted June 29, 2012 at 04:06 PM (edited) por exemplo: tb_filhos onde tens o id_pai select * from tb_filhos where id_pai = 'ao que tu gostares mais' Edited June 29, 2012 at 04:07 PM by MASNathan
Hijack Posted June 29, 2012 at 06:15 PM Author Report #466487 Posted June 29, 2012 at 06:15 PM Antes demais obrigado por tudo. Possivelmente a minha explicação não foi a melhor, a questão é que eu sou mesmo um noob em bases de dados, comecei á pouco a estudar php e agora tenho de fazer uma base de dados para uma escola, mas muito sinceramente ainda ando ás arenhas com isto das bases de dados. para que alguns dos dados da ficha de inscrição possam servir para um log in, e após este o utilizador tenha acesso aos dados do ou dos filhos, em prencipio terei de criar quantas tabelas? Uma para os pais outra para os filhos? tendo em conta que o administrador do site possa inserir informação sobre os filhos de determinado enc. educação nomeadamente o desempenho escolar, alguma observação sobre o mesmo? os dados da pre-inscrição são apenas estes: Nome do aluno data de nascimento nome da mae telf ou telem mae nome do pai telf ou telem pai residencia actual email utilizador (encarregado de educação) nota de liquidação de irs (anexo de arquivo) mas depois o administrador ao confirmar a vaga (activação da conta) terá de completar os restantes dados turma, professor, atribuir uma senha de acesso para o encarregado de educação que consta na ficha de pre inscrição, e ao longo do ano lectivo poder introduzir dados tais como percurso escolar, comportamento, visitas de estudo. Após este processo todo, o utilizador (Enc. educação) estará apto a fazer o login e aceder aos dados do filho ou filhos. A pergunta que faço é, como terá de ser a estrutura da base de dados, ou de cada tabela. Pode parecer ridiculo perceber um pouco de php e não perceber nada de base de dados, confesso que é verdade, embora ridicula. Básicamente é isso que pretendo. 😕 O que me aconselham? Existe alguma base de dados parecida com esta por onde me possa guiar? Agradeço a vossa ajuda.
HappyHippyHippo Posted June 29, 2012 at 06:44 PM Report #466490 Posted June 29, 2012 at 06:44 PM as base de dados não existem assim e duvido que alguém te vá criar uma a pedido segues os passos que te disse para estruturares tu uma IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Hijack Posted June 29, 2012 at 09:38 PM Author Report #466516 Posted June 29, 2012 at 09:38 PM (edited) Antes de mais, obrigado pela vossa ajuda. Como não perceberam a minha duvida, passo a expicar resumidamente qual foi a minha intenção. O objectivo do meu post foi para que eu podesse saber por onde começar visto não perceber nada de bases de dados, assim sendo não sei como estruturar uma. Daí ter perguntado se havia um exemplo ou algo parecido ao que pretendo, por onde eu me possa guiar, pois o que quero é aprender como fazer e não que me façam o trabalho, obviamente. Costumo apenas sondar o P@P que tem sido uma grande ajuda para esclarecer algumas duvidas mas agora que entrei na parte do mysql e como não segui desde o principio pensei que talvez aqui conseguisse uma ajuda nesse sentido. Obrigado por tudo, até uma proxima. Edited June 29, 2012 at 09:48 PM by Hijack
joaocasta Posted June 29, 2012 at 09:42 PM Report #466517 Posted June 29, 2012 at 09:42 PM (edited) o teu primeiro passo será identificar os elementos/objectos que se encontram no enunciado exemplo : aluno, encarregado de educação, inscrição, etc ... depois terás que identificar os elementos de informação para cada um deles exemplo para aluno : nome, idade, morada, etc ... depois começa a ver as relações entre estes objectos exemplo : um aluno tem um encarregado de educação, um encarregado de educação pode o ser para n alunos, etc ... depois de fazeres isso, avisa do que já fizeste tal como o HappyHippyHippo tens aqui um exemplo.... agora tens aqui um site http://www.tizag.com/mysqlTutorial/ para aprenderes... Edited June 29, 2012 at 09:44 PM by joaocasta
Hijack Posted June 29, 2012 at 09:54 PM Author Report #466520 Posted June 29, 2012 at 09:54 PM Obrigado pela vossa ajuda 👍
Recommended Posts