nytro Posted June 29, 2012 at 01:52 PM Report Share #466430 Posted June 29, 2012 at 01:52 PM Boa tarde, estou com um pequeno problema em T-SQL no qual gostaria que me desse uma ajudinha, é o seguinte: Tenho três tabelas: Obra (ObraID, Descrição) ObraCustos (ObraCustosID, ObraID, Quantidade, Valor) ObraProveitos (ObraProveitosID, ObraID, Valor) O meu objecto é apurar o lucro em cada obra (Total Proveitos - Total Custos), mas no select à algo que faz com que as contas não batam certo: SELECT DISTINCT Obra.ObraID, ROUND(SUM(ObraCustos.Quantidade * ObraCustos.Valor),2) TotalCustos, ROUND(SUM(ObraProveitos.Valor),2) AS TotalProveitos FROM Obra INNER JOIN ObraCustos ON ObraCustos.ObraID = Obra.ObraID INNER JOIN ObraProveitos ON ObraProveitos.ObraID = Obra.ObraID GROUP BY Obra.ObraID Ele está a duplicar as linhas e a somar duplamente. se for fazer os select individualmente dá os valores correctos: SELECT ObraID, ROUND(SUM(Quantidade * Valor),2) AS ValorCustos FROM ObraCustos Group BY ObraID SELECT ObraID, ROUND(SUM(Valor),2) AS ValorProveitos FROM ObraProveitos Group BY ObraID Alguem me poderá dar umas luzes ? Obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rechousa Posted June 29, 2012 at 02:15 PM Report Share #466443 Posted June 29, 2012 at 02:15 PM Olá, Se desdobrares a tua query numa uma query "parecida" sem agrupar: SELECT Obra.ObraID, ObraCustos.Quantidade * ObraCustos.Valor TotalCustos, ObraProveitos.Valor AS TotalProveitos FROM Obra INNER JOIN ObraCustos ON ObraCustos.ObraID = Obra.ObraID INNER JOIN ObraProveitos ON ObraProveitos.ObraID = Obra.ObraID Deverás ter resultados repetidos nos casos em que tenhas mais do que uma linha de proveito ou mais do que uma linha de custo. Aliás, se tiveres uma obra que tenha custos e não tenho proveitos (e ao contrário) a linha nem deve de aparecer. Solução: Podes fazer isso com subquery's. Pedro Martins Sharing is Knowledge! http://www.linkedin.com/in/rechousa Link to comment Share on other sites More sharing options...
nytro Posted June 29, 2012 at 04:00 PM Author Report Share #466467 Posted June 29, 2012 at 04:00 PM Boas, Obrigado pela dica, eu tinha a ideia que também era por aí. Após consultar alguns sites descobri que se pode fazer joins com subqueries, o que resolveu o meu problema. Deixo aqui a solução, possa alguém ter a mesma dúvida. SELECT ObraID, Descricao, TotalProveitos, TotalCustos, ROUND((TotalProveitos - TotalCustos),2) AS Resultado FROM ( SELECT Obra.ObraID, Obra.Descricao, Obra.DataRegisto, ObraCustos2.TotalCustos, ObraProveitos2.TotalProveitos FROM Obra INNER JOIN ( SELECT ObraCustos.ObraID, Round(SUM(Quantidade*Valor),2) AS TotalCustos FROM ObraCustos GROUP BY ObraCustos.ObraID ) AS ObraCustos2 ON ObraCustos2.ObraID = Obra.ObraID INNER JOIN ( SELECT ObraProveitos.ObraID, Round(SUM(Valor),2) AS TotalProveitos FROM ObraProveitos GROUP BY ObraProveitos.ObraID ) AS ObraProveitos2 ON ObraProveitos2.ObraID = Obra.ObraID ) AS X Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts