Jump to content

codigo incorreto?

david santiago

Recommended Posts

ola pessoal

eu usei este codigo para login :

Public Class Form1

Private Sub Button1_Click_1(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
 If TextBox1.Text = "david" And TextBox2.Text = "1234" Then Form2.Show()
 ElseIf MsgBox("senha ou login incorretos")

End If
End Sub
End Class

tenho 3 duvidas quanto a este codigo :

-o elseif nao esta a desempenhar a sua funçao porque a msgbox aparece quer seja feito o login correta ou incorretamente.

- nao sei como fechar a form1 quando a form2 abrir : If TextBox1.Text = "david" And TextBox2.Text = "1234" Then Form2.Show()

- e nao sei se ao usar o visual basic 2010 estou a programar em vba ou vb.net?

Agradecia a quem me ajudasse 🙂

VBA é o Visual Basic for Aplications (Access, Excel, etc). Ao usares o VIsual Basic 2003 ou superior, estás a programar em VB.NET. Vou mover o tópico para a secção correta.

Quanto ao código, deverias usar o else e não o elseif (o elseif serve para quando queres verificar uma outra condição; no teu caso, a única condição que verificas é se o utilizador e password são iguais aos definidos).

Private Sub Button1_Click_1(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        If TextBox1.Text = "david" And TextBox2.Text = "1234" Then
		   ' isto vai fechar o formulário atual, e em seguida mostrar o form2
		   Me.Close();  
              Form2.Show()
        Else
             MsgBox("senha ou login incorretos")
        End If
End Sub

Atenção, que se nas definições, o formulário atual for o principal, ao fechá-lo não tenho a certeza se o programa continua em execução, mas tenta confirmar isso. Não tenho aqui o VB para confirmar.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Faz mal pois 🙂 O programa deve continuar em execução. Experimenta abrir primeiro o Form2 e só depois fechar o Form1.

Form2.Show()
' isto vai fechar o formulário atual
Me.Close()

Então, tenta subsituir o Me.Close por:

Me.Hide()
Me.ShowInTaskbar = false

Se não funcionar, não podes fechar o form1. Podes é esconder o form atual, sem o fechar. Uma contrapartida de usares isto é que para fechar o programa pelo Form2, tens de forçar a saída da aplicação com um End() . Caso contrário, se o utilizador fechar o form2 pelo botão gráfico (X), o Form1 continua em execução (podes confirmar isto indo ao gestor de tarefas).

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Outra solução que podes usar é Form1.hide() no evento form2_Load e depois usares um botão ou alterar o botao fechar da control box e fechar a aplicação usando Application.Exit()

Ps: Já não me lembrava desta solução mas sem duvida é a melhor .... Threading .... Vou dar um exemplo comentado

Imports System.Threading  ' fazer import por causa do Thread lá embaixo
Public Class Form1
   Private lucas As System.Threading.Thread ' declaras o thread como privado

Private Sub BtnThread_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnThread.Click
    Me.lucas = New Thread(New ThreadStart(AddressOf AboutBox1.ShowDialog)) ' o meu form chama-se aboutbox1
    ' não te esquecas de fazer showdialog ....
    Me.lucas.Start() 'abre a nova página totalmente independente deste form
    Me.Close() ' e fecha este form
   End Sub
End Class
Edited by Lukas S.

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.