TheFabiocool Posted June 27, 2012 at 09:46 AM Report Share #465861 Posted June 27, 2012 at 09:46 AM Boas, Bem, eu precisava aqui de uma ajudinha. Estou a desenvolver uma aplicação em Access 2010, para gerir as ferramentas no armazém. (Tijolos, Silicone, Chaves Inglesas, e afins). A aplicação já está basicamente feita, com alguma programação e tal, mas falta um elemento chave, por exemplo: Se eu tiver 20 Tijolos em stock, posso tirar 40, e eu NÃO QUERO que isso aconteça. Por tanto estou aqui para ver se algum de vocês "Pro's" me podia ajudar com um código, que não deixe as utilizadores, retirar mais do que aquilo que existe, porque logicamente não posso ficar com -1 Chave Inglesa né? 😛 Portanto se alguém me puder ajudar.. 🙂 Até logo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted June 27, 2012 at 11:38 AM Report Share #465909 Posted June 27, 2012 at 11:38 AM (edited) Na sua aplicação, como é que está a tirar os artigos ? De certo que é criando registo numa determinada tabela e ao inserir um novo registo, retirar ao stock a quantidade requerida. Então tem de garantir que não será possivel criar um desses registos com uma quantidade superior à existência em stock. Isso pode ser possivel no momento de introduzir a quantidade, fazendo uma consulta ao stock e comparar a quantidade com a existência. Nota.: Algumas aplicações de stocks permitem registar encomendas, e para encomendas pode indicar uma quantidade maior que o stock. Na altura da entrega da encomenda é que o stock será actualizado. Tudo depende da gestão de documentos. Edited June 27, 2012 at 11:38 AM by FreiNando O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheFabiocool Posted June 27, 2012 at 12:03 PM Author Report Share #465916 Posted June 27, 2012 at 12:03 PM Na sua aplicação, como é que está a tirar os artigos ? De certo que é criando registo numa determinada tabela e ao inserir um novo registo, retirar ao stock a quantidade requerida. Então tem de garantir que não será possivel criar um desses registos com uma quantidade superior à existência em stock. Isso pode ser possivel no momento de introduzir a quantidade, fazendo uma consulta ao stock e comparar a quantidade com a existência. Nota.: Algumas aplicações de stocks permitem registar encomendas, e para encomendas pode indicar uma quantidade maior que o stock. Na altura da entrega da encomenda é que o stock será actualizado. Tudo depende da gestão de documentos. Obrigado pela atenção, Eu tenho dois Formulários, uma para entrada de material e outra para saída, uso um Query para cada um deles, em que no de saída (campo quantidades) uso a expressão: Quantidade: -[Forms]![F_Saida_Stocks]![Quantidade] Em que o sinal de menos (-) vai retirar produtos, à minha tabela, agora, só por acaso, não me podias disser como se faria essa consulta que disses-te não? É que eu não faço a minima... 😕 Mas entretanto vou tentando. Até Logo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted June 27, 2012 at 01:34 PM Report Share #465930 Posted June 27, 2012 at 01:34 PM Eu tenho dois Formulários, uma para entrada de material e outra para saída, uso um Query para cada um deles, em que no de saída (campo quantidades) uso a expressão: Quantidade: -[Forms]![F_Saida_Stocks]![Quantidade] É nesse campo 'quantidades' que é introduzida a quantidade da saída? E de forma é que o stock é actualizado? É um clique num botão? Quais as instruções executadas nesse clique. Ou é no update do registo? Quais as instruções. E em que tabela é actualizada a quantidade de stock? E em que tabela são guardadas as saídas? E as entradas? As querys são apenas uma forma de consultar os dados guardados em tabelas. O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheFabiocool Posted June 27, 2012 at 01:54 PM Author Report Share #465933 Posted June 27, 2012 at 01:54 PM Tipo, eu sou novo nisto, estou a estagiar numa empresa de Construção Civil (Estilo Livre) e aquilo que aprendi na escola acerca do Access nesta pequena questão não me está a ajudar muito... Algumas imagens abaixo. _______________________________________________________ Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted June 27, 2012 at 04:46 PM Report Share #466009 Posted June 27, 2012 at 04:46 PM Embora essa estrutura de bd não seja a mais correcta nem funcional, para o que queres basta colocares um limite para a Quantidade, calculado pela soma de todas as quantidades referentes ao produto indicado em 'Texto1'. Presumindo que as saidas são valor negativo e as entradas valor positivo. Propriedade Regra de validação: <=DSoma("Quantidade";"Stocks";"Produto = '" & [Texto1] & "'") E na propriedade Texto de validação a mensagem que queres que apareça quando um valor superior seja introduzido. 1 Report O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheFabiocool Posted June 28, 2012 at 09:11 AM Author Report Share #466087 Posted June 28, 2012 at 09:11 AM Embora essa estrutura de bd não seja a mais correcta nem funcional, para o que queres basta colocares um limite para a Quantidade, calculado pela soma de todas as quantidades referentes ao produto indicado em 'Texto1'. Presumindo que as saidas são valor negativo e as entradas valor positivo. Propriedade Regra de validação: <=DSoma("Quantidade";"Stocks";"Produto = '" & [Texto1] & "'") E na propriedade Texto de validação a mensagem que queres que apareça quando um valor superior seja introduzido. Obrigado!! Com a tua ajuda consegui resolver o meu problema. Espero ver-te em breve, e outra vez OBRIGADO. Até a próxima. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts