Daniivo Posted June 26, 2012 at 07:47 PM Report Share #465753 Posted June 26, 2012 at 07:47 PM (edited) pessoal. eu ando aos pontapes com o sql e base de dados. vejam se alguem me pode ajudar.... eu tenho 2 tabelas Pai e Filho pai: Id_pai nome Numero_da_familia Filho: Id_filho nome Id_pai o objetivo è buscar o "numero da família" que esta na tabela pai quando estou a fazer o insert do filho. eu vou inserir filhos e depois vou associa-los aos pais.... Edited June 26, 2012 at 07:50 PM by Daniivo Link to comment Share on other sites More sharing options...
NunoDinis Posted June 26, 2012 at 07:51 PM Report Share #465756 Posted June 26, 2012 at 07:51 PM para que queres o número da familia ? Explica-me melhor sff, só assim poderei ajudar. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted June 26, 2012 at 08:00 PM Author Report Share #465758 Posted June 26, 2012 at 08:00 PM (edited) o numero da familia vai servir para procurar pela familia, a ideia è meteres o numero e aparecer o pai ou qualquer um dos filhos correspondente a quele numero, a pesquisa sera feita por nome, numero BI, e numero de familia. vou usar o numero porque isto sera como uma factura e terá um numero de fatura associado. Edited June 26, 2012 at 08:01 PM by Daniivo Link to comment Share on other sites More sharing options...
NunoDinis Posted June 26, 2012 at 08:09 PM Report Share #465762 Posted June 26, 2012 at 08:09 PM hum, não foste muito claro no primeiro post, nem disseste que era para um filtro. Sendo assim tens que usar tabelas de N para N, muitos para muitos, para fazeres relações entre as tabelas pai e filho. O campo num_familia ou cod_familia tem que ser à parte. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted June 26, 2012 at 08:30 PM Author Report Share #465773 Posted June 26, 2012 at 08:30 PM hum, não foste muito claro no primeiro post, nem disseste que era para um filtro. Sendo assim tens que usar tabelas de N para N, muitos para muitos, para fazeres relações entre as tabelas pai e filho. O campo num_familia ou cod_familia tem que ser à parte. e da-me um exemplo de um select e de um insert sff Link to comment Share on other sites More sharing options...
NunoDinis Posted June 26, 2012 at 08:35 PM Report Share #465775 Posted June 26, 2012 at 08:35 PM Primeiro dá uma vista de olhos nisto para perceberes as tabelas N para N: http://pt.wikipedia.org/wiki/N_para_N Depois de leres isso dá uma vista de olhos ás tuas tabelas, não estão bem feitas. Antes de te dar o exemplo convém perceberes, assim irás aprender, agora se te der feito é só copy/past e não queres isso, presumo. Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted June 26, 2012 at 08:58 PM Report Share #465780 Posted June 26, 2012 at 08:58 PM visto que quererás inserir um filho, presumo que tens toda a informação a ser inserida, isto inclui o Numero_de_familia pelo que percebi é somente isto (não existe nenhuma relação N-N): // sql para saber o numero de familia // terás de alterar o xxx pelo numero de familia select `id_pai` from `pai` where `Numero_da_familia` = 'xxx' depois de saberes o id_pai através do query anterior é só inserir os filhos com a informação a associar (id_pai) depois é só inserir IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
NunoDinis Posted June 26, 2012 at 09:04 PM Report Share #465783 Posted June 26, 2012 at 09:04 PM (edited) pois, eu não tenho essa perspetiva. Ou então não percebi bem o que Daniivo realmente quer.. Edited June 26, 2012 at 09:05 PM by NunoDinis Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro. ndsotware.org Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted June 27, 2012 at 02:19 AM Author Report Share #465813 Posted June 27, 2012 at 02:19 AM (edited) visto que quererás inserir um filho, presumo que tens toda a informação a ser inserida, isto inclui o Numero_de_familia pelo que percebi é somente isto (não existe nenhuma relação N-N): // sql para saber o numero de familia // terás de alterar o xxx pelo numero de familia select `id_pai` from `pai` where `Numero_da_familia` = 'xxx' depois de saberes o id_pai através do query anterior é só inserir os filhos com a informação a associar (id_pai) depois é só inserir loool nao é n para n porque 1 pai tem varios filhos e 1 filho tem so um pai ou seja 1 to n. eu vou ver se essa query serve... imagina que eu quero selecionar um filho como faço??? faço 2 selects um para o pai e outro para o filho, nop!! tenho que fazer um join ou algo assim, ajudem-me sff. nunu eu sei o que é uma relação de n para n! Edited June 27, 2012 at 03:36 AM by Daniivo Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted June 27, 2012 at 06:35 AM Report Share #465821 Posted June 27, 2012 at 06:35 AM Estás com problemas porque o esquema da base de dados está mal. Se o número da família corresponde a facturação ... está tudo dito. Não está ali a fazer nada. Qualquer Pai (respectivo ID único) serve como identificador. Não precisas também da tabela Filhos, não faz sentido a partir do momento em que podes ter Avós. Este esquema deve resolver o teu problema. Pessoa Id (Está subentendido que Id corresponde à tabela, se as vires numa perspectiva orientada a objectos) nome Facturacao_Pessoa (Tabela pivot entre Pessoa e Facturacao. Se usares o engine InnoDB, não precisas de mexer nesta tabela directamente) id_pai ( = id em Pessoa) id_facturacao ( = id em Facturacao) Facturacao id --------- Experimenta e diz algo. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted June 27, 2012 at 02:25 PM Author Report Share #465940 Posted June 27, 2012 at 02:25 PM (edited) Estás com problemas porque o esquema da base de dados está mal. Se o número da família corresponde a facturação ... está tudo dito. Não está ali a fazer nada. Qualquer Pai (respectivo ID único) serve como identificador. Não precisas também da tabela Filhos, não faz sentido a partir do momento em que podes ter Avós. Este esquema deve resolver o teu problema. Pessoa Id (Está subentendido que Id corresponde à tabela, se as vires numa perspectiva orientada a objectos) nome Facturacao_Pessoa (Tabela pivot entre Pessoa e Facturacao. Se usares o engine InnoDB, não precisas de mexer nesta tabela directamente) id_pai ( = id em Pessoa) id_facturacao ( = id em Facturacao) Facturacao id --------- Experimenta e diz algo. yoda, nao te esqueças que o numero de familia nao è dispensável è algo que tem que existir nao apenas para identificar mas também para na fatura aparecer, Titular "x", correspondente do numero_de_familia "y", depois os filhos vao ficar relacionados com eles numero por sua vez com o titular/pai. BEM eu vou explicar todo o problema e assim vc ja sabem o que objectivo. a ideia è: Titular de um seguro (quem paga o seguro) tem um numero de seguro,em espanhol chama-se "Numero de Poliza". Asegurados (pessoas que estao asseguradas, ou seja pode ser um titular apenas ou o titular mais y pessoas, ou pode ser apenas x pessoas sem o titular do seguro, ou seja dando exemplo: exemplo 1: uma pessoa segurada titular do seguro; exemplo 2: 2 ou mais pessoas, titular do seguro e os filhos + esposa; exemplo 3: 1 ou mais pessoas, filhos; Tabela de Asseguradoras Tabelas de Seguros yoda ajuda-me sff Edited June 27, 2012 at 02:36 PM by Daniivo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted June 27, 2012 at 03:08 PM Author Report Share #465958 Posted June 27, 2012 at 03:08 PM um select deve ser algo parecido com isto: mysql_query("SELECT poliza FROM titular_seguro, Asegurados WHERE titular_seguro.id_titular_seguro=Asegurados.id_titular_seguro"); mas antes disto eu quero saber com faço o insert que nao tenho ideia.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted June 27, 2012 at 03:28 PM Report Share #465978 Posted June 27, 2012 at 03:28 PM explicar como se escreve um comando (My)SQL é complicado pelas imensas variantes que existem o melhor é ir mesmo à documentação http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/insert.html IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted June 27, 2012 at 04:15 PM Author Report Share #466000 Posted June 27, 2012 at 04:15 PM consegui!!! fdx tenho a cabeça mais pesada, sinto que se criou mais umas ramificações lol Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts