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[Resolvido] PNG images SDL


polska

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Estava a rever os tuts de SDL do foo e após fazer o programa de abrir imagens de diferentes formatos(PNG) , ele não funcionou..

Eu revi o código e ele esta todo direitinho, tanto as funções como o main, o que se passa é quando chega a parte de chamar a função load_image , ele chama mas não conssegue abrir as imagens, e a Surface fica com NULL e o programa termina...

COD:

#include "SDL.h"
#include "SDL_image.h"
#include <string>

const int SCREEN_WIDTH = 640;
const int SCREEN_HIGHT = 480;
const int SCREEN_BPP = 32;

SDL_Surface *screen=NULL;
SDL_Surface *bruno=NULL;
SDL_Surface *background=NULL;


SDL_Surface *Load_Image( std::string filename )
{
SDL_Surface *loadedImage=NULL;
SDL_Surface *optimizedImage=NULL;
loadedImage=IMG_Load( filename.c_str() );

if(loadedImage != NULL)
{
 optimizedImage=SDL_DisplayFormat( loadedImage );
 SDL_FreeSurface( loadedImage );
}
return optimizedImage;
}


void apply_surface( int x, int y, SDL_Surface *source, SDL_Surface *destination )
{
SDL_Rect offset;
offset.x=x;
offset.y=y;
SDL_BlitSurface( source, NULL, screen, &offset );
}


bool Init()
{
if( SDL_Init( SDL_INIT_EVERYTHING ) == -1 )
 return false;
screen=SDL_SetVideoMode( SCREEN_WIDTH, SCREEN_HIGHT, SCREEN_BPP, SDL_SWSURFACE );
if( screen == NULL )
 return false;
SDL_WM_SetCaption( "Optimized images Test", NULL );
return true;
}


void clean()
{
SDL_FreeSurface( background );
SDL_FreeSurface( bruno );
SDL_Quit();
}


int main( int argc, char* args[] )
{

if( Init() == false )
 return 1;

background=Load_Image( "background.png" );
bruno=Load_Image( "bruno.png" );

if( background == NULL || bruno == NULL )
 return 1;

apply_surface( 0, 0, background, screen );
apply_surface( 320, 0, background, screen );
apply_surface( 0, 240, background, screen );
apply_surface( 320, 240, background, screen );

apply_surface( (SCREEN_WIDTH-280)/2, (SCREEN_HIGHT-200)/2, bruno, screen );

if( SDL_Flip( screen ) == -1 )
 return 1;

SDL_Delay( 10000 );

clean();

return 0;
}

Alguém me consegue ajudar?

Ps: As imagens estão no directório do programa, como deviam estar.

Edited by polska

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

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o SDL recorre a duas bibliotecas para abrir e ler os ficheiros PNG : zlib e libpng

estas duas bibliotecas devem estar acessíveis à aplicação no momento de execução

Ah pois foi, eu retirei os DLL da pasta, só deixei aqueles que incluimos no linker... Mas se não funciona.. xD

Já esta a funcionar o prog, obrigado ;D

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

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