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Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

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Acho que o que está nessa página não me ajuda muito. 😞 Eu só quero abrir o saber o waveform e ir sabendo os valores das amplitudes da onda. BTW, estou a utilizar windows.

<Signature goes here>

Posted (edited)

Não consigo abrir ficheiros com essas bibliotecas. No entanto consegui abrir os ficheiros wav da maneira "tradicional" e extrair as ondas. Só que aparece um desenho um pouco estranho:

Untitled.png

Como é que posso juntar os pontos com alegro?

Código original:

#include <allegro5/allegro.h>
#include <allegro5/allegro_primitives.h>
#include <allegro5/allegro_native_dialog.h>
#include <allegro5/allegro_font.h>
#include <allegro5/allegro_ttf.h>
#include <cstdio>
#include <iostream>
#pragma comment( lib, "allegro-5.0.6-monolith-md-debug.lib" )
using namespace std;
struct xwaveform{
DWORD format_length;
short format_tag;
short channels;
DWORD sample_rate;
short avg_bytes_sec;
short block_align;
short bits_per_sample;
BYTE id;
DWORD data_size;
BYTE * sound_buffer;
};
const int width = 800;
const int height = 200;
const int zoom = 1; //zoom de 100x
xwaveform wava;
float points[1000000]; //maximos 1000000frames;
int main() {
al_init();
al_init_primitives_addon();
al_init_font_addon();
al_init_ttf_addon();
ALLEGRO_DISPLAY *display = NULL;
display = al_create_display(width, height);


//Código para carregar a waveform:
FILE *fp;
BYTE id[4]; //four bytes to hold 'RIFF'
DWORD size; //32 bit value to hold file size
fp = fopen("sound.wav","rb");
if (fp)
{

fread(id,sizeof(BYTE),4,fp); //read in first four bytes
cout << id[0] << id[1] << id[2] << id[3] << endl;
if (id[0]=='R' && id[1]=='I' && id[2]=='F' && id[3]=='F')
{ //we had 'RIFF' let's continue
	 fread(&size, sizeof(DWORD), 1, fp); //read in 32bit size value
	 fread(id, sizeof(BYTE), 4, fp); //read in 4 byte string now
	 if (id[0]=='W' && id[1]=='A' && id[2]=='V' && id[3]=='E')
	 { //this is probably a wave file since it contained "WAVE"
		 fread(id, sizeof(BYTE), 4, fp); //read in 4 bytes "fmt ";
		 fread(&wava.format_length, sizeof(DWORD),1,fp);
		 fread(&wava.format_tag, sizeof(short), 1, fp); //check mmreg.h (i think?) for other									 // possible format tags like ADPCM
		 fread(&wava.channels, sizeof(short),1,fp); //1 mono, 2 stereo
		 fread(&wava.sample_rate, sizeof(DWORD), 1, fp); //like 44100, 22050, etc...
		 fread(&wava.avg_bytes_sec, sizeof(short), 1, fp); //probably won't need this
		 fread(&wava.block_align, sizeof(short), 1, fp); //probably won't need this
		 fread(&wava.bits_per_sample, sizeof(short), 1, fp); //8 bit or 16 bit file?
		 fread(&wava.id, sizeof(BYTE), 4, fp); //read in 'data'
		 fread(&wava.data_size, sizeof(DWORD), 1, fp); //how many bytes of sound data we have
wava.sound_buffer = (BYTE *) malloc (sizeof(BYTE) * size); //set aside sound buffer space
fread(wava.sound_buffer, sizeof(BYTE), size, fp); //read in our whole sound data chunk
cout << "Completo com sucesso!" << endl;
}
	 else
		 printf("Error: RIFF file but not a wave file\n");
 }
 else
	 printf("Error: not a RIFF file\n");
}
cout << "fim do carregamento" << endl;
cout << "id: " << id << endl;
cout << "size: " << size << endl;
cout << "format_length: " << wava.format_length << endl;
cout << "format_tag: " << wava.format_tag << endl;
cout << "channels: " << wava.channels << endl;
cout << "sample_rate: " << wava.sample_rate << endl;
cout << "avg_bytes_sec: " << wava.avg_bytes_sec << endl;
cout << "block_align: " << wava.block_align << endl;
cout << "bits_per_sample: " << wava.bits_per_sample << endl;
cout << "wavaid: " << wava.id << endl;
cout << "data_size: " << wava.data_size << endl;

cout << "iniciar draw" << endl;
al_clear_to_color(al_map_rgb(0,0,0));
for (int i=0; i<size*2; i+=2) {
al_draw_pixel(((i/2.0)/((float)size))*width*zoom, (((float)(wava.sound_buffer[(i+1)/2]))/255.0)*height, al_map_rgb(255,255,255));
}
al_flip_display();
cout << "draw completo" << endl;
al_rest(10.0);
al_destroy_display(display);
}
Edited by xtrm0

<Signature goes here>

Posted (edited)

a imagem não se vê 😕

para unir os pontos podes usar o line();

função line(da biblioteca allegro):

line(BITMAP(exemplo:buffer,screen),x inicial,y inicial,x final,y final,makecol(cor vermelha,cor azul,cor verde));

exemplo:

line(tela,0,0,800,600,makecol(150,150,150));

traça a diagonal da janela com cor cinzenta

assim podes unir os pontos!

Edited by seuqram
Posted (edited)
uma corridinha Allegro vs SDL ???

Eu por acaso nunca estudei SDL por causa da instalação da biblioteca, por isso não posso dizer se é melhor ou não.

Só sei, que com allegro, consigo fazer coisas muito boas!

vamos ver quem consegue fazer melhor ??

queres fazer algum jogo para ver se é melhor que os meus em allegro?

sem usar classes, se não perco xD

Edited by seuqram
Posted (edited)

queres fazer algum jogo para ver se é melhor que os meus em allegro?

sem usar classes, se não perco xD

Pode-se usar estruturas? 😛

Edited by pikax

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

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